O que é o marketing baseado em dados?
, ,
Publicado 5 de maio de 2022 • 13:35Hrs
O que é o marketing baseado em dados?

O que pode ser medido pode ser melhorado. Ou seja, olhando para uma campanha, é possível ver o que pode ser melhorado para render mais resultado, usando cada vez menos verba para alcançar um objetivo específico. Isso pode até parecer um sonho distante, mas muito pelo contrário, isso é marketing baseado em dados!

 

A entrada do marketing na era do digital fez com que a publicidade se aproximasse muito da tecnologia. Possibilitando muito mais interatividade com o público, o acompanhamento da jornada do consumidor, entre outros fatores. Mas, para que isso aconteça, é preciso passar por três etapas. Confira abaixo cada uma delas:

 

Etapas do  marketing baseado em dados


  • Classificação: do topo de funil ao fundo de funil

 

Analisar os dados por etapa do funil é essencial para saber o que veio de campanha, material rico, e postagem de blog de topo de funil. É uma forma simples de separar as conversões, analisando cada uma delas para um marketing baseado em dados mais eficaz.

 

Por exemplo, se uma conversão veio do topo do funil, isso é analisado de uma forma, pois ela custa X valor. Já a conversão fundo de funil, é entendida de outra forma, pois ela já está bem mais próxima do meu time comercial sendo oportunidade e, claro, custando outro valor.


  • Canal de aquisição

 

Depois de classificar seus dados por graduação de funil, é hora de olhar os canais de sua empresa, canal por canal: sua visitação orgânica, sua visitação paga, sua visitação por rede social. 

Cada um desses canais de aquisição mostram o que vale a pena investir e o que não vale. O que precisa ser melhorado e contar com um investimento maior. Mas, assim fica mais fácil se olhar pelo canal e pelo funil durante seu marketing baseado em dados.


  • Campanha

 

Um fator fundamental na análise de dados é a campanha. Isso porque, é preciso olhar o custo por período, o custo por aquisição, custo por clique e conversão, sempre acompanhando a performance. 

 

Se um custo por conversão tiver crescido muito em um período, isso pode indicar uma otimização mal feita, a entrada de um concorrente ou alguma palavra-chave que precise de mais investimento. Tudo isso, você descobre durante a realização das operações ligadas ao marketing baseado em dados.

 

Importante aqui é não comparar uma campanha topo de funil com uma outra de fundo de funil. Precisa ser comparada campanhas dentro do mesmo escopo e para que as análises sejam equivalentes, e não distintas no seu alvo e objetivo.

 

Depois desses 3 passos feitos, é hora de conversar com o time comercial:


  • Análise e mensuração

 

Conversando com o time comercial, a gente se atenta aos números das campanhas, sempre checando se entraram mesmo os números de conversões que a campanha está apontando.

 

Mais do que isso: qual foi o custo de aquisição por cliente? Quanto foi o ROI? LTV? Sem esses questionamentos, seu marketing baseado em dados não sai do lugar. 

 

Por fim, para facilitar as análises de todas as ferramentas, o ideal é integrar todos esses dados em uma só ferramenta automatizada que tenha os principais funis, canais e formas de aquisição em uma única tela. Assim como todos os dados que você precisa para analisar. 

 

Precisando de um marketing baseado em dados bem executado?

 

Aqui, na FreshLab, nós trabalhamos com dashboards automatizados para todos os clientes. Com uma visão total da performance em cada canal, as otimizações são feitas com foco nos canais de contato mais influentes. 

 

Assim os investimentos em mídia são atribuídos conforme a jornada de compra e aquisição do cliente, garantindo uma performance maior e mais assertiva. Quer contar com um  marketing baseado em dados bem planejado e, principalmente, bem executado? Solicite um orçamento sem compromisso e saiba mais!  

 

Vamos conversar?

Como avaliar a performance do site?
Guest Post - Como conseguir parcerias que dão resultado?
Tudo o que você precisa saber sobre Business Intelligence
Ferramentas de Marketing Digital - Como analisar a concorrência?
Tendências de Marketing Digital e como elas afetam sua empresa
Como otimizar o site da empresa?
Exemplos de Landing Pages que convertem
Como otimizar campanhas do Google Ads?
1 2 3 45

Qual é o seu cenário atual?

Empresa Pequena

Preciso de ajuda para começar

Estou iniciando o meu negócio e preciso um plano adequado de marketing digital para fazer o meu negócio girar.
Como podemos ajudar
Empresa Média

Já faço, mas preciso melhorar

Já faço algumas ações de marketing digital, mas preciso melhorar a qualidade e performance das minhas ações.
Como podemos ajudar
Empresa Grande

Já tenho uma equipe interna

Já tenho uma equipe interna de marketing digital, mas a equipe está sobrecarregada e sinto que estamos estagnados.
Como podemos ajudar
Banner Case Emart Car
crossmenuchevron-downarrow-right
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram