Produção de Conteúdo para Instagram
Publicado 3 de março de 2022 • 00:54Hrs
Instagram

Se você sente que o conteúdo para Instagram da sua marca não está bem construído, saiba: você não está sozinho! 

Na superfície, o Instagram é um lugar para fotos de comidas, paisagens e selfies. Já, na realidade, o Instagram é uma mina de ouro absoluta para empresas de todas as formas e tamanhos, como a sua. Desde suas lojas, a construção de comunidades e envio de mensagens, há uma razão pela qual o Instagram está crescendo agora, tanto entre empresas, quanto com consumidores. Dito isto, a ‘’simplicidade’’ do Instagram realmente chega à enganar. Muitas marcas lutam para crescer ou adotar o Instagram como parte de sua estratégia de marketing digital. E acredite, nós sabemos exatamente o porquê! 

Agora, nos escute: você não pode se dar ao luxo de ‘’exagerar’ no Insta. É preciso de uma estratégia clara e objetiva no Instagram se quiser aumentar sua presença digital e atrair mais clientes. E é isso que reunimos neste artigo. Abaixo, detalhamos um guia para você entender como funciona o processo de estratégia de Produção de Conteúdo para Instagram, mostrando algumas práticas essenciais para melhorar seu crescimento nessa rede social.

Porque sua empresa precisa de conteúdo para Instagram de qualidade?

Primeiramente, sabemos como o Instagram evoluiu. 

A partir de uma plataforma inicial de mídias sociais que permitia aos usuários postar fotografias e legendas curtas em um local, a ferramenta agora inclui discussões, vídeos, histórias, GIFS e muitos outros recursos. Fica claro, assim, que o Instagram se tornou um importante ‘’impulsionador do tráfego de pequenas empresas’’. 

É uma questão simples, realmente. À medida que o volume de usuários de uma plataforma de mídia social aumenta, aumenta também o interesse em usá-la como uma ferramenta de marketing. E você pode apostar que sua concorrência está fazendo exatamente isso. E, talvez, você também esteja. 

Mas, manter boas fotos no seu feed é apenas parte do processo de criação de imagem da marca na ferramenta. Sua empresa deve ter uma estratégia e marketing de conteúdo adaptada especificamente ao Instagram, sendo assim, notada, seguida e, finalmente, presenciar a criação de novos leads concretos em seu Instagram.

1. Definimos metas e objetivos que casem com a proposta da plataforma

Soa meio óbvio, mas você precisa saber exatamente por que deseja estar no Instagram. Seu interesse é gerar leads? Construir uma comunidade de seguidores? Ser reconhecido como marca? 

Definir metas de mídias sociais não é tarefa fácil. Mas, é importante entender que seus objetivos determinarão tudo, desde sua estratégia de conteúdo até quanto tempo é gasto na plataforma. Também não há um objetivo ‘’certo’’ ou único com o qual você se comprometa. Dito isso, seu ROI do Instagram realmente se resume aos seus objetivos.

Por exemplo: imagina uma brilhante marca de varejo, custa estratégia do marketing do Instagram foca em vendas. Todo o feed desta marca, basicamente, centra-se em exibir seus produtos e incentivar os seguidores e conferi-los também.

As empresas locais cometem erros de marketing simples, mas fáceis de serem resolvidos. Um deles é concentrar suas publicações em manter seus clientes informados sobre as últimas promoções, esquecendo de construir relacionamentos com estes. É importante que, além de suas publicações frequente, exista interação nos comentários – gerada, principalmente, por um conteúdo de qualidade que mostre, além de suas ofertas e serviços, apreço pelo diálogo com o cliente! 

2. Otimização do perfil para conquistar engajamento 

Aqui estão algumas boas notícias: em termos de configuração do seu perfil, o Instagram é relativamente direto. No entanto, existem alguns pequenos detalhes a serem observados ao montar seu perfil. 

Antes de se preocupar com a Produção de Conteúdo para Instagram, é preciso compreender que existem inúmeras opções das quais se pode seguir, valendo-se para novos perfis ou marcas que buscam ajustar seu marketing no Instagram.

3. Identidade criativa para a sua marca

Embora sejam fáceis de ignorar pela grande maioria, a identidade de uma marca é parte integrante de uma boa estratégia de marketing no Instagram. Especialmente, quando falamos sobre o uso de hashtags e conteúdos. 

O processo de criação desses conteúdos não precisa ser algo assustador. A Fresh Lab torna esse estágio muito mais preciso e efetivo, criando variações específicas para a sua marca. Assim, nosso objetivo é incentivar seus seguidores a marcar sua marca em publicações no seu feed pessoal e permitir que você faça o mesmo em seu perfil comercial. Dessa forma, sua identidade criativa se concretiza como influente, gerando novas histórias e, consequentemente, novos clientes. 

4. Biografias atraentes são também peça-chave

Apesar de ter apenas 150 caracteres, sua biografia é algo indispensável para o Instagram da sua marca. Sua biografia é a primeira impressão da sua marca com clientes e seguidores em potencial, representando uma oportunidade para destacar o que é a sua marca e incentivar seus seguidores à interagir. 

Ah, e é o único lugar em que você pode canalizar o tráfego do Instagram para suas promoções ou site.

Dica Fresh Lab

Aliás, como parte da sua estratégia de produção de conteúdo para Instagram, a Fresh Lab verifica alguns itens importantes que sinalizam uma boa biografia: 

#1 .Hashtags relacionadas ao seu negócio; 
#2. Frases atraentes (as famosas CTA’s) 
#3. Links de monitoramento de tráfego

Dessa forma, temos muita liberdade criativa para trabalhar a sua marca no Instagram. Assim, buscamos referências no Brasil e no mundo para entregar o melhor que há em conteúdo de marketing digital atualmente.

Conteúdos para o Instagram que seus fãs vão amar

Já definimos para você o quão é importante se concentrar na Produção de Conteúdo para Instagram. Nada sobre marketing digital é óbvio o suficiente, com tantas alterações de algoritmos e mudanças de dados constantes. Mas, para nós, é importante ressaltar diariamente as vantagens de ter uma equipe capacitada do seu lado. 

Agora, que tal entrarmos no âmago da questão e falar sobre suas novas estratégias de marketing na plataforma. Ou seja, que tal falarmos um pouco mais sobre a Produção de Conteúdo para Instagram?  Ora, cada vez mais, o conceito de liberdade criativa vem à tona. E, com ela, vemos um panorama de possibilidades em termos do que postar. Só que a pergunta principal fica: por onde esse trabalho começa? 

Bem, aqui destacamos algumas dicas específicas de marketing do Instagram, separadas pelos tipos de conteúdos considerados ‘’arrebatadores’’ e com base em práticas já feitas pela nossa equipe na hora de conquistar boas métricas para você e sua marca. Embora esses não sejam os únicos tipos de conteúdo possíveis para se publicar, considere essas dicas como pedras angulares das suas atividades de marketing no Instagram.  

Conteúdos chamativos fazem sucesso

Primeiramente, deixa a gente te fazer uma perguntinha: há quanto tempo você está dentro do Instagram? Não simplesmente como marca, mas como um usuário da plataforma. Lembra-se quando o Instagram era uma rede social focada em posts muito além de selfies, mas fotos enigmáticas, desenhos coloridos, fotos de pratos ou animais?

Foi exatamente estes tipos de conteúdos que colocaram o Instagram no mapa entre as redes sociais mais badaladas entre todas as outras redes sociais – foi a construção de uma marca forte no que se propõe. 

Por isso, criatividade é o que há dentro dessa rede social, seja através de elementos impressionantes ou um esquema de cores brilhantes. Esses são os tipos de postagens que caem no ‘’gosto popular’’ e atraem além de comentários, uma boa visibilidade para a marca. 

 O rosto da sua marca

Pode parecer clichê, mas a mídia social é…bem, social! Isso significa centralizar sua estratégia de conteúdo em torno das pessoas. Especificamente, destacando pessoas que dão suporte e visibilidade ao seu negócio. 

Por exemplo, conteúdo gerado por seus usuários e fotos de clientes são essenciais para estarem no Instagram. Compartilhar stories também permite exibir seus clientes satisfeitos e colocar seus produtos em um ambiente mais ‘’real’’. Oh…e não se esqueça de demonstrar seu amor e carinho com à sua equipe também. Entrar nos bastidores e celebrar seus colegas é uma maneira simples e eficaz de humanizar sua marca, diminuindo as distâncias que existem entre o seu público e você.

Vídeos também tem seu valor! 

O conteúdo de vídeo está entre os mais populares e compartilhados nas mídias sociais, incluindo o Instagram.

Calma, não precisa ser um cinegrafista profissional para ter esse tipo de conteúdo vinculado ao nome da sua marca. Muitas outras organizações, assim como a sua, compartilham conteúdos pequenos em vez de grandes promoções. E, sim, você pode criar vídeos que são vendidos com pouco mais que um smartphone. 

Você disse…memes?

Perfeitos para criar aquele clima de humor ou gerar inspiração, nem tudo no Instagram precisa vir do seu rolo da câmera. De fato, memes são uma maneira de quebrar a monotonia do seu feed e envolver seus seguidores em um nível pessoal.

Stories!!!

Antes de mais nada, é preciso que muitas pessoas entendam: o feed já não possui a mesma emergência de antes. Muitas pessoas apenas ‘’scrollam’’ eternamente, sem prestar atenção na mensagem ou sequer, na marca que a representa.  Entendendo isso, as marcas já estão integrando o stories em suas estratégias de marketing do Instagram como nunca antes. 

Por quê? Para iniciantes, o Stories permite que você ‘’queime a largada’’ nos feeds dos seus seguidores, colocando sua conta na frente da fila do story. O conteúdo sensível ao tempo explora o senso de FOMO de seus clientes (medo de perder). Ótimos para promoções, atualizações da empresa ou apenas conteúdo lúdico, Stories são algo que exige um esforço para ser pensado, diariamente, semanalmente ou mensalmente.

E por fim, ferramentas!

Não importa que tipo de conteúdo você escolhe criar, é crucial acompanhar o desempenho do seu conteúdo ao longo do tempo, permitindo visualizar quais postagens realmente estão obtendo resultados com envolvimentos significativos. 

Existem centenas de ferramentas disponíveis no mercado que mudam o jogo em comparação com as análises nativas do Instagram, focando nas tendências de engajamento e no desempenho do conteúdo para ajudá-lo a refinar melhor sua estratégia de conteúdo ao longo do tempo.

Ufa… acabou?

Sua estratégia de Produção de Conteúdo para Instagram acabou…de começar. Aqui, produzir bons conteúdos e entregar resultados é a nossa principal meta. Somos uma equipe apaixonada pelo o quê faz. E se fazemos, fazemos por você. Prestamos atenção a cada detalhezinho para que, no final, possamos fazer uma limonada junto dos doces limões que colhemos no caminho. 

E nada tão refrescante quanto o gostinho de ver o seu negócio prosperar, certo? Por isso, a Fresh Lab te estende a mão e oferece o que há de melhor em marketing digital em Curitiba. Converse com os nossos especialistas, receba um atendimento personalizado em até 24 horas e prepare-se para gerar mais lucros para o seu negócio!

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