Planejamento de Marketing com Influenciadores
Publicado 3 de março de 2022 • 12:09Hrs
Planejamento

Um planejamento de marketing com influenciadores, quando bem sucedido, é uma ótima estratégia na hora de aumentar a exposição da sua marca, criando autoridade suficiente para te conectar com novos públicos. Além de direcionar o tráfego de usuários das mais variadas redes sociais, ele é ideal para levar novos clientes em potencial à conhecerem seus produtos e serviços. 

Existem muitos benefícios em construir um planejamento de marketing com influenciadores, mas pode ser uma estratégia confusa e complicada de configurar, iniciar e gerenciar. É um projeto demorado. E os obstáculos para começar levam muitas marcas a parar antes de realmente começarem. Ainda bem que você pode contar com o time da Fresh Lab para superar esses obstáculos. Iremos executar uma campanha de marketing eficaz de influenciadores, através dos nossos conhecimentos e práticas já aplicadas em situações de sucesso, presentes em nosso portfólio.

Introdução

No marketing temos um ditado bem conhecido:

As pessoas não compram bens e serviços. Elas compram relacionamentos, histórias e magia.

Tudo sobre marketing costumava ser mágico, desde o conceito e estratégia até a criação e implementação. Era uma vez difícil encontrar um fornecedor que pudesse produzir e implementar publicidade de alta qualidade. Agora, nunca foi tão barato, simples e facilmente disponível. 

Em outras palavras, nossa ‘’mágica’’ está diminuindo. Com a demanda por atenção em ascensão e opções de produtos impressionantes no mercado, os consumidores estão começando a perder de vista quem podem confiar. Aliás, para filtrar os ruídos, muitos recorrem desde à bloqueadores de anúncios até jejum de redes sociais (sim, isso é comum e acontece com frequência). Cada vez mais, os consumidores têm tomado medidas extremas para evitar publicidade e torna-se difícil para as marcas acompanharem esse cenário digital. Então, para onde você deveria apostar? 

A jogada inteligente é trabalhar com um planejamento de marketing com influenciadores!

Se você está procurando uma maneira rígida de atrair a atenção do seu público-alvo ideal, não procure mais que alguém com voz suficiente e com histórico de ter sido ouvido anteriormente. Em suma, você precisa de um influenciador ao seu lado. Quando você olha para as estatísticas, é tão compreensível entender o porque o marketing de influenciadores é uma tática tão popular para impulsionar as vendas: 

  • Quando se trata de millennials, apenas 1% deles confia em anúncios;
  • No entanto, 33% deles confiam nas análises de blogs para suas compras;
  • Cerca de 40% das pessoas relatam compras online após ver o produto ser utilizado por um influenciador no Youtube, Instagram ou Twitter;
  • 71% dos influenciadores acreditam que são uma voz honesta e autêntica para manter seu público envolvido com uma marca.

E no final das contas, investir em um influenciador gera retornos positivos simétricos: o seu influenciador compartilha com a sua audiência, aumentando suas vendas e o reconhecimento da sua marca. E você cresce financeiramente para cada vez mais aprimorar seus produtos ou serviços. Ou seja, é fácil ver porque o marketing de influenciadores é a ‘’febre do momento’’, mas para onde você está indo? E, mais importante, qual a sua necessidade de trabalhar com influenciadores  nesse momento?

Qual a importância do planejamento de marketing com Influenciadores?

Seu objetivo central em uma estratégia de marketing com influenciadores gira em torno da sua marca transmitir sua mensagem o mais claramente possível através da voz desse embaixador. O influenciador, com suas opiniões, audiência e singularidade, irá contribuir ao máximo para tornar esse processo fluído, sem nenhum engasgo e aumentar os seus números com rapidez. Ter um planejamento de marketing com influenciadores nada mais é do que discutir o seu conteúdo com alguém que possui uma audiência em potencial para gerar novas vendas. 

Isso é importante para inspirar os seguidores a adquirir seus produtos e serviços – estabelecendo uma estratégia de compra firme. O UGC (User Generated Content ou Conteúdo Gerado pelo Usuário)  é extremamente relevante pois melhora o reconhecimento da marca e aumenta os números de tráfego nas diferentes plataformas. 

Muito disso começa com os influenciadores e o quão bem é a nossa comunicação com eles. Um dos resultados mais relevantes de nossa pesquisa de influenciadores conclui que a maioria deles considera muito valiosas colaborações com marcas quando se trata de criar uma mensagem. Portanto, é importante fornecer diretrizes claras sobre o tipo de comunicação que você deseja alcançar.

Mas o que é um influenciador digital?

No planejamento de marketing com influenciadores identificamos pessoas que tem uma forte influência no setor ou no público alvo de uma marca. A partir disso, formamos uma parceria com esse indivíduo, no qual ele concorda em expor seu público as mensagens ou o conteúdo da marca.

Influenciadores geralmente tem um público grande e engajado, portanto, as marcas se beneficiam quando um influenciador compartilha ou menciona seu conteúdo ou mensagem. Essa exposição permite que a sua marca atenda às necessidades do público alvo de maneira positiva, natural e significativamente. Quando se fala sobre influenciadores, sempre imaginamos em celebridades de alto escalão. Mas, infelizmente, nem todas as empresas de pequeno e médio porte tem dinheiro para contratar o Brad Pitt, por exemplo, para exibir seus novos produtos, certo? 

Nessa definição, a estratégia inserida em um planejamento com influenciadores é encontrar aqueles que cabem em seu bolso e se adaptam às suas necessidades de serviços no momento. Estudamos nicho de mercado, especialistas de setor e influenciadores de marcas concorrentes para promover campanhas bem-sucedidas à você. 

O marketing de influenciadores é sobre ganhar exposição, mas nem sempre é sobre trabalhar com pessoas que tem o maior público. Trata-se de trabalhar com pessoas que tem o público-alvo certo para que você possa fazer conexões com as pessoas com maior probabilidade de se conectar ainda mais à sua marca. Nesse momento você de estar se perguntando: mas como vocês encontram o influenciador certo para transformar minha campanha bem-sucedida? 

Criação da estratégia de Marketing com influenciadores

Apostar em influenciadores é alavancar o alcance já existente de um usuário que construiu um grande número de seguidores e uma forte reputação de marca em um nicho específico para apoiar sua marca, endossar seu produto ou criar conteúdo, com a intenção de aumentar o conhecimento da marca e impulsionar as vendas. Segundo os teóricos do marketing: 

Influenciar é conectar, e é em torno disso que o marketing gira hoje – nos fazendo sentir conectados ao produto e às pessoas que usam / promovem esse produto.

Embora o marketing de influenciadores do Instagram seja uma estratégia bem conhecida, existem muitas outras redes que estão crescendo para influenciadores. A Fresh Lab já tem trabalhado com plataformas como Snapchat, Youtube e TikTok, entendendo como essas possuem seu próprio conjunto de influenciadores, cada um com diferentes demografias à serem atendidas. A partir disso, foi possível criar um planejamento de marketing com influenciadores para estruturar ainda mais a sua estratégia digital: 

1. Quais são os seus objetivos?

Como em qualquer planejamento de marketing, nós iremos exemplificar seus objetivos. Quais são as suas intenções e o que você gostaria que realizássemos em sua campanha? Definir essas metas nos estágios iniciais ajudará você a moldar uma estratégia consistente ao longo de sua campanha, além de fornecer uma ideia sobre as métricas que serão rastreadas para medir seus sucesso no final da campanha. 

Alguns objetivos para considerarmos durante seu planejamento de marketing com influenciadores incluem:

  • Reconhecimento da marca: fazer com que mais pessoas te conheçam, reconheçam e gostem da sua marca;
  • Construção da identidade da marca: levar as pessoas a ver a personalidade e os valores da sua marca; 
  • Público-alvo: levar mais pessoas a seguirem seus canais e perfis, além de se inscreverem em seu canal do Youtube, assinarem suas newsletters ou lerem seus artigos dentro de blogs;
  • Engajamento: obter mais compartilhamentos, comentários e curtidas para o seu conteúdo;
  • Geração de Leads: aumentar o número de alcance de pessoas em potencial com os serviços que você está disposto a oferecer;
  • Vendas: obter mais pessoas para comprar seus produtos / serviços;
  • Finalização de clientes: levar as pessoas a ficarem interessadas e conectadas à sua marca; 
  • Link Building: obter mais links direcionando ao seu site;

2. Formato da campanha

Afinal, descrevemos tantos objetivos para uma campanha que será um desafio definir apenas um para uma empresa como a sua, independentemente do segmento. Mas, após esclarecermos juntos quais são os seus objetivos à serem alcançados, o restante da estratégia flui mais rapidamente. 

Um dos fatores mais importantes a serem considerados é o orçamento da sua campanha. Em primeiro lugar, você já se perguntou quanto deseja investir  para obter retorno em longo prazo? Em uma campanha de marketing com influenciadores, existem custos que incluem diversas despesas, como pesquisa, amostras de produtos, promoções especiais para o público e o custo do próprio planejamento estratégico. Além disso, nós ajudamos a resolver algumas perguntas como:

  • Quais as previsões de crescimento diante o seu orçamento? 
  • Sua campanha irá repassar muitas mensagens ou apenas uma? 
  • É preciso de um influenciador de grande nome ou muitos de menor escala trabalhando ao mesmo tempo?
  • Em quanto tempo iremos preparar esse conteúdo ou precisaremos agir agora?

No mundo da estratégia de marketing de influenciadores, muitas marcas simplesmente optam por enviar uma amostra do produto ao influenciador e aguardar o aparecimento do post relacionado. Em curto prazo, essa prática leva à resultados decepcionantes, como mensagens inadequadas, por exemplo. No entanto, em algumas ocasiões, isso gera um acerto instantâneo, especialmente quando o tempo e a espontaneidade são aproveitados.

3. A escolha do influenciador 

Foi dada a largada: depois de conhecer seus objetivos, é hora de começar a pensar no tipo de influenciador que o ajudará a cumprir sua missão. 

Existem três tipos principais de influenciadores, geralmente envolvendo três tipos de relacionamento, para se pensar durante o planejamento: influenciador para inspirar, contratar ou uma mistura de ambos. Sendo assim, é possível inspirar um influenciador a compartilhar seu conteúdo ou suas mensagens por conta própria. Ou, podemos pagá-los para promover sua marca. Todavia, ainda podemos criar uma situação que use um pouco de ambos os aspectos.

Aliás, existem alguns outros tipos de influencers para sua campanha que é possível considerar na hora de construir sua primeira estratégia com esses usuários: 

  • Influencer de oferta: é o usuário que irá oferecer produtos e serviços gratuitos em troca de uma menção da sua marca ou compartilhamentos de seu conteúdo; 
  • O convidado: cria e contribui com com o conteúdo do seu blog, por exemplo;
  • O patrocinado: pagamos esse influenciador para que sua marca seja apresentada em seu blog, redes sociais e canais de influência; 
  • Co-criadores: parceria com um influenciador para criação de conteúdo que é destaque em seu site, no site dele ou em um site de terceiros;
  • Menções: conseguir através da nossa estratégia de marketing nas redes sociais uma personalidade ou terceira marca para mencionar sua marca, compartilhar seu conteúdo ou publicar sobre você;
  • Concursos e brindes: realizar concurso ou pedir a um influenciador para compartilhar seu evento com seus seguidores ou leitores, envolvendo brindes e prêmios;
  • Influenciador aquisitivo: permitir que um influenciador assuma o controle de nossas redes sociais por um determinado tempo.
  • Afiliados: uma pequena porcentagem de nossas vendas vão ao seu influenciador em troca dos usuários que geraram tráfego a partir de seu conteúdo.
  • Códigos de desconto: oferecer um código de desconto exclusivo para seu produto ou serviços para o seu influenciador promover ou oferecer ao público;
  • Embaixadores: formam relacionamentos com fãs leais da marca, os quais costumam mencionar ou promover nossa marca, produtos e serviços em troca de ofertas exclusivas, produtos gratuitos ou que são destacados por sua marca.

Mas não pense que estaremos presos apenas ao marketing de influência 100% definido ou apenas para atender à determinados critérios. Todos os exemplos acima são flexíveis e como tal, estão abertos para ideias mais generalistas. Contudo, ao criarmos seus planos, usaremos uma ou mais dessas personas para criar uma estratégia de marketing personalizada que funcione para você e seu público. 

4. Falando em público

Agora que já temos uma ideia sobre seus objetivos, os formatos de campanha e os tipos de influenciadores existentes, precisamos nos conectar e entender com qual tipo de audiência estamos lidando. 

Muitos profissionais de marketing consideram importante antes mesmo de pesquisar sobre os influenciadores, trabalhar o nosso público de base para implementar as estratégias desse público em cima disso. Mas, estamos aqui para mostrar como mesmo indo na direção contrária dessa percepção, ainda assim, é possível realizar uma campanha de qualidade e crescimento. Durante o seu briefing, é o seu dever como empresa possuir detalhes específicos sobre com quem você deseja se conectar por meio de uma campanha. Imagine só: 

Uma persona de comprador, incluindo sua segmentação demográfica e psicográfica. Colocando de modo prático, temos o exemplo: jean, 32 anos, morador da cidade de São Paulo, casado, com interesses em livros de ficção e está em busca de exemplares raros na região do centro da cidade. Jean é o público da sua loja de discos? Da sua camiseteria vintage? Ou da sua loja de acessórios antigos?’’

A resposta e: sim. Mas ainda precisamos saber: Jean seria influenciado por alguém que não tem os mesmos interesses que ele? E a resposta é contrária certamente! Por isso é essencial conhecer seu público. Será mais fácil para a nossa equipe identificar as principais pessoas que seguem seu influenciador e quais são os seus hábitos de uso. 

Com seu público-alvo definido, objetivos alinhados e influenciadores escolhidos, é o momento de fazer essa conexão com o mercado-alvo. 

Qual o futuro do marketing com influenciadores?

Nosso artigo é apenas um esboço do que realmente é um planejamento de marketing com influenciadores. O cenário digital está mudando rapidamente, e, aqueles que não estão acompanhando, estão desperdiçando seus orçamentos em anúncios, perdendo clientes e diminuindo sua participação de mercado. Felizmente, ter um time como a Fresh Lab ao seu lado é uma excelente oportunidade de ficar por dentro de táticas estudadas e que realmente funcionam! 

O melhor do marketing com influenciadores é ter a possibilidade de montar três coelhos  com uma cajadada só – criar um ótimo conteúdo, ganhar credibilidade e ganhar exposição através da rede de contatos desse influenciador, ou seja, seus seguidores. 

Contribuímos fortemente para que o seu influenciador tenha uma reputação sólida e uma influência genuína, não apenas estudando seus seguidores e conteúdos. Mas vendo a resposta de sua comunidade, suas recomendações e, principalmente, o seu status quo. Para trabalhar em um planejamento de marketing com influenciadores, temos em mente de ‘’menos é mais’’, trabalhando no cultivo de um relacionamento sólido com seus influenciadores  e deixando-lhes espaço para colocarem o seu gênio em prática. Nosso principal objetivo é os deixar brilhar junto à sua marca, permitindo que você abre seu público através de uma voz autêntica que provocará não apenas emoção e, sim, ações! 

O marketing com influenciadores será sua alternativa eficaz de aumentar a exposição da marca, direcionar o tráfego para o seu site, aumentar seu público e, finalmente, gerar mais vendas de produtos e serviços. Mas você só pode alcançar esses resultados se tiver uma estratégia de marketing de influenciador forte, organizada e orientada a dados.

Converse com a nossa equipe e receba uma proposta personalizada em 24h.

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