Ações promocionais no Instagram
Publicado 3 de março de 2022 • 01:19Hrs
Instagram

É hora de repensarmos juntos como realizar as próximas ações promocionais no Instagram da sua marca, certo? Mas, por que agora? 

Com a rápida evolução e crescimento da plataforma, o que você fez no passado ou viu fazerem, já não funciona mais da mesma forma e o envolvimento com a sua audiência não será o mesmo. Com base nas estatísticas recentes do Instagram, as marcas têm cada vez mais disputado com unhas e dentes, os olhos dos clientes através de visuais mais ousados, coloridos e atraentes aos olhos. 

Assim sendo, como resultado, vale a pena para você e sua organização praticarem práticas junto à um time de marketing digital para começar a pensar nas ações promocionais do seu instagram e como elas irão atingir o seu público-alvo. Desde otimizar suas postagens e o perfil até criar estratégias para abordagem à promoção de conteúdo, estaremos ao seu lado desde o início do seu planejamento, para juntos, termos combinações perfeitas para o seu ‘’Gram’’. 

Ações Promocionais no Instagram

Desde que o Instagram lançou seus perfis comerciais, era possível observar recursos dedicados para as empresas, como botões de contato e call to action disponíveis. Mas, o mais importante, a plataforma começou a permitir aos anunciantes de construir ações promocionais para promover seus produtos ou serviços. 

Muito menos comprometedoras e invasivas do que campanhas, as ações promocionais proporcionaram a oportunidade de trabalhar a sua marca visualmente sem dispor de muitos recursos financeiros da sua organização. 

O que são ações promocionais? 

Nos últimos anos, o Instagram lançou um pacote de recursos para ajudar as empresa a utilizar o enorme alcance em sua plataforma para transformar suas redes sociais. Esse processo todo incluiu uma infinidade de novos recursos de anúncios promocionais, análises e melhorias na qualidade do usuário ao rolar o feed. 

Esse passo foi infinitamente útil para as empresas ao levarmos em conta o quão o Instagram se difere de outras plataformas – com um grupo de usuários mais atentos, é  uma das redes sociais com maior probabilidade de geração de conversões em comparação com as outras redes sociais. Ao adicionar de perfis de negócios em sua plataforma, as empresas têm a possibilidade operar uma página, conectada a seu perfil no Facebook, contando com ferramentas que vão além das oferecidas em seu perfil pessoal. É possível voltar para uma conta pessoal, claro, se for do seu desejo. 

Sendo assim, se você conhece os anúncios no Instagram, provavelmente já ouviu falar ao menos sobre ações promocionais no Instagram. Mas, você sabe diferenciar esses dois? Diferente dos anúncios, as ações promocionais no Instagram são postagens regulares e não publicitárias com o intuito de conquistar um alcance elevado. A tag ‘’’Patrocinado’’ é acionada, mas o Instagram trata essa publicação de forma diferente para o seu algoritmo. 

Anúncios e promoções existem para aumentar o engajamento e a visibilidade. Mas uma ação é a melhor solução para converter, pois oferece muito mais preferências de segmentação. Ela pega uma postagem de alto desempenho e aumenta um nível – elevando consequentemente engajamento, através de curtidas, visualizações, compartilhamentos e muito mais. 

Onde as utilizar?

Use-as para transformar uma postagem anterior em uma patrocinada para ampliar seu alcance. Assim, se o seu objetivo é alta visibilidade, ações promocionais como esta serão a sua resposta. Lembre-se de que os algoritmos de uma rede social como essa funcionam a partir de fatores virais. Portanto, quanto mais rápido suas postagens decolarem, melhor será a classificação dela no feed dos usuários. 

Falando um pouco sobre dados, você sabia que 95 milhões de fotos e vídeos são postados no Instagram por dia. Por isso, aqui na Fresh Lab nós sabemos lidar com essa competição insana por visibilidade como ninguém!

Como elas ajudam a minha empresa a crescer?

Bem, com certeza a sua empresa já teve que provar a sua presença nas redes sociais de alguma forma. Basicamente, a prova social é o conceito de maior envolvimento por meio de análises, depoimentos, compartilhamentos e outras métricas de popularidade que contribuem para sua credibilidade como empresa. Isso parece óbvio, mas é o que mais define uma empresa nas redes sociais! 

Usuários têm criado cada vez mais expectativa em busca de validação online, esperando cada vez mais, por novidades presentes em seus feeds. E isso não é uma coisa ruim – pelo contrário, encontramos oportunidades de nos destacar dessa forma! No mundo acelerado e de alta informação em que vivemos hoje, qual a probabilidade de que um conteúdo de qualidade seja repassado a todos, sem ao menos existir uma execução técnica para o reproduzir corretamente? 

A equipe da Fresh Lab a responsável direta para criar postagens poderosas para, por meio do engajamento, criar um perfil ‘’bola de neve’’, onde mais pessoas estarão dispostas a gostar, comentar e converter se virem outras pessoas fazendo o mesmo. Mas, então, como as ações promocionais irão melhorar a minha prova social?

Ações promocionais no Instagram realmente funcionam?

O maior uso de ações promocionais no Instagram ocorre quando uma marca quer ser mais reconhecida na rede. Ao impulsionar uma postagem, iniciamos uma ‘’bola de neve’’, onde obtemos através das postagens a atenção que desejamos. E, quanto mais rápido a bola de neve girar, mais rápido aumentamos o número de seguidores e tornamos o nosso objetivo eficaz. 

O algoritmo do Instagram, assim como de outras redes sociais, opera com um fator de aceleração ÷ viralidade. Ou seja, quanto mais rápido suas postagens começarem, mais altos serão os algoritmos de classificação. E não há jeito de culpá-los por isso: existem mais de 800 postagens feitas por SEGUNDO  no Instagram, em torno de 1 bilhão de usuários ativos mensais. Marcas estão encontrando problemas para obter visibilidade, mesmo que suas postagens tenham sido feitas por repetidas vezes no feed. 

O Instagram é uma das plataformas que mais crescem entre as outras redes sociais existentes. E, desde que lançou a assistência para contas comerciais, é de se esperar que sua empresa tenha seu próprio perfil. Para te deixar por dentro dos dados: você sabia que o Instagram constatou que 60% dos seus usuários dizem aprender sobre novos produtos ou serviços dentro de sua plataforma? 

O que é ainda mais surpreendente é que 75% dizem tomar alguma atitude após encontrar uma postagem patrocinada em seus feeds – incluindo ações como visitas no site do anunciante, compras do produto ou até mesmo compartilhamentos em suas postagens próprias. Nesse momento você já deve estar se questionando: ok, mas como elas se diferenciam de anúncios comuns?

A Fresh Lab te explica isso!

Como as Ações Promocionais no Instagram funcionam de maneira diferente dos anúncios? 

O Instagram ajuda as empresas a obter um pouco mais de benefícios em suas postagens por meio do recurso de ações promocionais. Assim como os anúncios do Google ou do Facebook, será possível acelerar seu alcance por meio de um sistema de pagamento para lances. 

A plataforma opera sua estrutura de anúncios / ações promocionais com base no custo por mil impressões (CPM). Isso significa que você paga o valor do lance especificado em sua postagem para cada 1.000 pessoas que o veem. Em outras plataformas como o Google Ads, opera-se com um custo por clique (CPC), no qual você recebe visibilidade gratuita e paga apenas por cliques bem-sucedidos. 

Como o Instagram valoriza a visibilidade, trabalharemos para otimizar suas postagens com fins de alcançar seus objetivos sem desperdiçar muito dinheiro! No entanto, há uma diferença entre os anúncios feitos por meio do gerenciador de anúncios do Facebook e as ações promocionais feitas por meio do aplicativo do Instagram. E essa é uma dúvida que a Fresh Lab precisa esclarecer para você antes de qualquer movimentação. 

Apenas para relembrar você, as ações promocionais do Instagram são postagens normais e não publicitárias que são convertidas em uma postagem patrocinada com alcance elevado. Elas aparecem no mesmo local com a mesma tag ‘’Patrocinado’’, mas o Instagram as trata de maneira diferente em seu algoritmo. 

Isso ocorre porque há uma nuance em cada um de seus propósitos. Enquanto o seu objetivo é exclusivamente aumentar a visibilidade ou envolvimento, o anúncio irá dar muito mais preferência para a forma como foi segmentado, e sua personalização tem como objetivo principal, converter. Ações promocionais servem para levar uma postagem com bom desempenho para o próximo nível em termo de visualizações de perfil, curtidas, comentários e compartilhamentos. 

Se visibilidade, alcance e engajamento são seus objetivos, a melhor opção pensada pelo time da Fresh Lab são as ações promocionais otimizadas!

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