O que é Marketing de Relacionamento?
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Publicado 30 de outubro de 2015 • 18:58Hrs

Deseja mais oportunidades de negócios para sua empresa? Pensar em marketing de relacionamento pode ser a solução.

Explicaremos: vender para um cliente na era digital não é mais suficiente. Já faz algum tempo que os clientes esperam o serviço, usabilidade e experiência perfeitos. Por causa disso, as empresas começaram a prestar atenção, criando o termo Experiência do Usuário, focado em oferecer as melhores soluções em tecnologia e facilitando a interação dos usuários com os sistemas. Essa mentalidade de ''o nosso cliente em primeiro lugar'' foi expandida para o marketing de relacionamento, preocupada com a experiência geral de compra.

O conceito de ''Customer First'' presta atenção às necessidades e pontos problemáticos dos clientes e leads, mantendo-os em mente ao desenvolver um produto ou criar um argumento de vendas. O Customer First também tem uma aplicabilidade de campanha: o marketing de relacionamento.

Mas, o que é marketing de relacionamento? 

Marketing de relacionamento é sobre... relacionamentos, é claro.

Aqui, a ideia não se resume apenas em conquistar nos clientes, mas sermos capazes de os entender e extrair melhor quais soluções eles buscam em nossos serviços ou produtos, atingindo esses objetivos e fidelizando-os a partir de sua total satisfação. E, vai além disso, concentrando-se em construir e nutrir relacionamentos de longo prazo para aumentar sua lealdade e torná-los seguidores fiéis de sua empresa.

Ou seja, estamos falando em gerar mais oportunidades de negócios mas, também, de melhorar a receita de sua empresa a partir da obtenção do maior número de clientes leais. No entanto, o marketing de relacionamento vai além dessas pequenas metas, visando seus esforços de atração em:

  1. Perspectivas com adequação, aquelas capazes de obter resultados para a sua empresa em relação ao que seus clientes esperam;
  2. Identificação de oportunidades que tornam uma compra com você um benefício completo;
  3. Criação de conexões e fornecimento de uma boa comunicação durante todo o funil;
  4. Manter os clientes felizes e envolvidos, mesmo após o término do ciclo de vendas.

Muitos negócios dependem de um modelo B2B para sua sobrevivência, onde referência, reputação e relacionamento são importantes para o reconhecimento da marca. E, tudo isso gira em torno de um ciclo nada complexo de vendas, onde basicamente, quem mantém contato direto com o tomador de decisão (o cliente final) sempre obterá boas vendas.

Assim, uma grande porcentagem da receita da empresa vem de clientes já existentes. Em vista disso, mantê-los felizes é a melhor opção para fazê-los permanecer na sua empresa e criar novas oportunidades de crescimento. E, uma das melhores coisas do marketing de relacionamento é que ele pode ajudar em diferentes estágios da jornada do cliente. Então, desde a aquisição até a retenção, é possível reduzir custos, aumentar o ROI, conversões e crescer suas métricas de engajamento.

Afinal, o marketing de relacionamento é a capacidade de uma marca em criar uma conexão emocional com seu consumidor!

Certamente, essa criação de vínculos emocionais com os clientes ou o uso de gatilhos mentais durante uma campanha são ferramentas importantes que tudo tem a ver com a experiência do cliente durante o marketing de relacionamento. Por meio dela, é possível conseguir um cliente em potencial e ele estará no caminho para uma compra certa.

Quais as vantagens do marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento possui vantagens? A resposta é: claro que sim.

Ademais, marketing de relacionamento cria poderosamente valor, comercializa para os clientes as suas conquistas e incentiva o envolvimento do cliente. Abaixo, vamos detalhar quais são essas vantagens das estratégias de marketing de relacionamento em detalhes:

Cria valor

Com o marketing de relacionamento, o nosso objetivo principal é criar clientes valiosos com base em experiências. E essa estratégia funciona!

Comercializar para clientes atuais e promover engajamento 

Afinal, por que você deve priorizar a experiência de seus clientes existentes?

Independentemente de sua empresa oferecer um serviço único de compra ou assinatura, uma grande parcela dos consumidores irá evitar contato com seus fornecedores por mais de dois anos após ter uma experiência negativa.

Em outras palavras, é vital atingir o coração de seus clientes e criar uma impressão duradoura com a experiência do cliente. Dos clientes engajadas, citamos as vantagens de manter um marketing de relacionamento como:

  • 5x mais probabilidade de recomprar e criar um forte valor de vida útil do cliente (CLV);
  • 5x mais chances de perdoar quaisquer tipos de experiências negativas;
  • 4x mais probabilidade de indicar amigos e familiares à uma empresa;
  • 7x mais chances de serem abertos para novas ofertas.

O marketing de relacionamento ajuda seus clientes a obter sucesso, cria uma excelente oportunidade para receber feedback ou críticas e oferece uma vantagem competitiva. Compreender os diferentes níveis de marketing de relacionamento pode ajudá-lo a identificar onde sua empresa existe atualmente e o que você precisa fazer para elevá-la ao próximo nível.

Maior alinhamento organizacional em torno do cliente 

As organizações que enfatizam o marketing de relacionamento têm um alinhamento organizacional mais forte em torno de uma experiência excepcional do cliente.

Analogamente, as equipes trabalham juntas para criar clientes satisfeitos e felizes a longo prazo.

Marketing de relacionamento é o caminho para o sucesso

Introduzimos você rapidamente ao assunto, tornando apenas o início da sua jornada para dominar e entender o que é marketing de relacionamento.

Então, se você deseja ser uma empresa em crescimento, precisa ter um time pronto para se comunicar com seus leads e clientes, entendendo onde e quando estão esses usuários. Certamente, se seu serviço for tão bom, ele se tornará uma referência de mercado e o conteúdo também será útil, ambos ajudarão a alcançar mais pessoas. E, é assim que essa estratégia ajuda a conquistar novos clientes, mantendo os já existentes.

Agora que você já sabe o que é marketing de relacionamento e alguns dos seus principais benefícios, é hora de transformar desejos em realidade.

Afinal, o time da Fresh Lab está ao seu lado para isso!

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