Como criar uma estratégia de marketing omnichannel? A gente te conta!

Última atualização em: 21/10/2024

Você, dono de uma empresa, com certeza quando precisou comprar algum produto ou item, não só navegou no site da empresa em questão, mas também verificou mais informações nas redes sociais e opinião das outras pessoas, certo?

Mesmo que isso pareça o básico para muitas pessoas, o marketing omnichannel precisa ser pensado como próximo passo dentro do seu negócio. Pensando nisso, a FreshLab, especialista em marketing digital, te ajuda a entender melhor todos os detalhes. 

O que é marketing omnichannel?

Quando falamos sobre marketing omnichannel, essa é uma estratégia desenhada para alinhar a comunicação, e o atendimento ao cliente em todos os canais de interação – tanto online quanto offline. 

Nesse caso, isso garante com que o cliente tenha uma experiência fluida ao transitar entre diferentes pontos de contato, como redes sociais, e-mail, telefone, WhatsApp e lojas físicas. 

A ideia é que, independentemente do canal escolhido, a experiência seja consistente e relevante, condizendo com a expectativa esperada do possível comprador.

Como criar sua estratégia omnichannel?

Veja as nossas dicas e comece hoje mesmo a ter uma estratégia omnichannel eficiente.

Conheça seu público-alvo e a jornada do cliente

O primeiro passo é mapear a jornada do cliente, entendendo como ele se comunica com a sua marca. 

Ferramentas como Google Analytics e CRM são fundamentais para identificar quais canais mais utilizam e em que momentos da jornada preferem ter contato ou concluir a compra, por exemplo.

Dicas Fresh!

  • Crie personas para ter um panorama claro das necessidades e preferências do seu público;
  • Identifique pontos de contato principais, como e-mails de boas-vindas, mensagens em redes sociais e interações via chat ou loja física.

Integração entre canais

Um dos maiores desafios é garantir que todos os canais funcionem de forma integrada, afinal, é esse o intuito inicial do omnichannel. 

Com ele, o cliente pode iniciar uma compra pelo site, esclarecer dúvidas via WhatsApp e concluir o processo na loja física sem perder a lógica da experiência.

Dicas Fresh!

  • Utilize um CRM integrado para centralizar informações e manter o histórico de interações disponível em todos os pontos de contato;
  • As áreas de marketing, vendas e atendimento precisam estar alinhadas para compartilhar informações e garantir uma comunicação uniforme.

Invista em tecnologia e automação

Ter ferramentas de automação é outra questão essencial para manter uma operação omnichannel eficiente. 

Nesse caso, são os sistemas como chatbots, automação de e-mails e plataformas de automação de marketing que criam fluxos automáticos, personalizando a comunicação com o cliente em tempo real.

Dicas Fresh!

  • Utilize plataformas que sincronizem e-mails, redes sociais e mensagens automáticas (como WhatsApp e SMS);
  • Invista em ferramentas de gestão de atendimento que gerem respostas rápidas a pedidos e dúvidas em múltiplos canais.

Benefícios e impactos do marketing omnichannel na operação

Melhora na experiência do cliente (UX)

A unificação dos canais melhora significativamente a satisfação do lead ou de quem já é seu cliente ao gerar uma experiência mais ágil e consistente. 

Essa uniformidade no atendimento, independente de qual seja o canal, é muito procurada por quem gosta de comprar online – em apps, no computador ou via WhatsApp.

Aumento da eficiência operacional

Com dados centralizados e integrados, os colaboradores atendem com mais rapidez, sem que o cliente tenha que repetir suas demandas em cada novo canal. 

Isso não só reduz o tempo e o esforço da equipe, como otimiza a operação e melhora a assistência prestada ao comprador.

Maior fidelização e aumento de vendas

Essa ação aumenta a fidelização e a confiança do seu lead. Então, investir em campanhas personalizadas e fluídas, aumenta a retenção de consumidores e, consequentemente, as taxas de conversão. 

Segundo dados da Zendesk, empresas que implementam estratégias omnichannel bem-sucedidas vem seu engajamento crescer em até 89%.

Melhores práticas para implementar marketing omnichannel

Seja adaptável ao Mobile

Seus canais e conteúdos precisam ser responsivos e oferecer uma experiência contínua em dispositivos móveis, afinal, a maioria das pessoas realiza compras por meio deles. 

Alinhe a comunicação visual e o tom de voz

É essencial manter a identidade visual e a linguagem consistente em todos os canais. É isso que fortalece a percepção da marca e cria uma experiência familiar para o cliente, independente do ponto de contato.

Ofereça atendimento integrado

Certifique-se de que os canais de atendimento estejam sincronizados, permitindo que o contato seja iniciado em um canal e concluído em outro, sem perder o histórico da conversa.

Faça ajustes continuamente

Use ferramentas analíticas para monitorar o desempenho de cada canal e a experiência do seu usuário. 

Modifique a estratégia com base nesses dados para garantir que sua operação omnichannel, sempre evoluindo com as necessidades do mercado.

Personalize a jornada

Por fim, utilize os dados coletados para oferecer campanhas personalizadas, como recomendações de produtos baseadas em compras anteriores, ou, e-mails com ofertas exclusivas para clientes específicos.

Com todas essas dicas acima, sua empresa já pode começar a pensar com cuidado na estratégia omnichannel que será adotada.

Está pronto para transformar sua operação com o marketing omnichannel? O melhor caminho com certeza é falar com a equipe Fresh.

Estamos prontos para interligar todos os pontos que citamos acima, com toda a experiência e conhecimento da nossa equipe. Entre em contato e saiba como.

Autor

Marcela Mazetto
Jornalista e pós-graduada em marketing digital, atua como analista de SEO e redatora desde 2016.
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