Acessos: meu site recebe poucas visitas

Uma das principais causas para um site não receber um bom número de visitantes é a falta de SEO. Falando de maneira bem simples, SEO ajuda ou dificulta o processo de indexação do Google, que é o que faz você aparecer nos resultados das pesquisas, ser encontrado e receber acessos. 

Podemos afirmar que uma das maneira mais saudáveis de atrair visitantes para o seu site é trabalhando bem em seu SEO e sendo bem encontrado pelos mecanismos de busca.

Otimizações SEO nada mais são do que ajustes que fazem com que o Google encontre o seu site mais facilmente e entenda sobre o que sua empresa faz de forma consistente.

A tradução para SEO (Search Enginee Optimization) é Otimização de Sites para Ferramentas de Busca e hoje você vai aprender o que precisa mudar para ter um SEO melhor em seu site.

O que prejudica o SEO do seu site:

  1. Um domínio recente: os motores de busca como o Google consideram que sites com domínios mais antigos são mais confiáveis/relevantes. Por isso, se você tem um site muito recente, otimize o máximo possível e com o tempo sua posição no Google melhora.
  2. Palavras-chave mal escolhidas: as páginas de destino e títulos do seu site precisam conter palavras-chave extremamente relevantes, que façam com que o Google entenda que a sua empresa trabalha com o que oferece. Também é importante nomear os produtos e itens do seu site com termos que os usuários procuram. Você pode fazer buscas relacionadas ao seu segmento para descobrir quais termos são mais usados.
  3. Falta do arquivo sitemap: o arquivo sitemap deve ser inserido em seu site pelo desenvolvedor responsável ou então por você mesmo, caso tenha os conhecimentos necessários para isso. O sitemap é um arquivo que mostra para o Google como seu site é estruturado, e assim fica mais fácil para realizar varreduras.
  4. Conteúdo copiado: dar CTRL C + CTRL V em conteúdo relacionados ao seu segmento de atuação não adianta e ainda pode te causar problemas. A produção de conteúdo único é um dos fatores mais importantes que o Google considera para classificar bem ou mal um site.
  5. Falta de conteúdo: não ter conteúdos publicados em uma área de blog ou notícias do seu site é prejudicial para seu posicionamento orgânico. Se o Google reconhece que você fala sobre o segmento de atuação da sua empresa e distribui informação relevante para os usuários, você aparece melhor e para pessoas mais interessantes para você.

Ajustes que você pode realizar agora mesmo

  • Verificar as palavras-chave

Dê uma olhada em seu site e identifique se as palavras-chave utilizadas em páginas de produtos ou serviços são as mais relevantes para o seu setor.

  • Verificar sitemap

Consulte o desenvolvedor do seu site para garantir que seu sitemap foi inserido no site, ou que será providenciado o mais rápido possível.

  • Eliminar conteúdos duplicados

Se você já copiou e colou conteúdos de outro site para o seu, encontre-o e remova. Reescreva o tópico com as suas palavras, fazendo desse um texto único e mais relevante para o Google.

  • Produzir conteúdo

Se você não produz conteúdo e não faz ideia como começar, vamos te dar algumas dicas iniciais, apesar de que você vai receber uma série de conteúdos exclusivos por e-mail falando só de conteúdo. Se o seu site ainda não tem uma área de blog, solicite a implementação dessa categoria em seu site e se programe para postar pelo menos uma vez por mês.

Pense em quais conteúdos são interessantes para sua audiência e busque inspirações sobre o que escrever em blogs do seu segmento.

Essa é uma boa forma de começar a ser encontrado na busca orgânica: quando você escreve sobre assuntos relacionados aos interesses e pesquisas do seu público, se torna mais importante para o usuário e também para os motores de busca.

Se você quer ter mais acessos, ajude os mecanismos de busca a encontrarem seu site mais facilmente trabalhando em seu SEO. 

Autor

freshlab
Compartilhe
Confira também

Tópicos

CONFIRA NOSSO PODCAST

Fresh Talks
John Lemon
WE GROW TOGETHER!
WE GROW TOGETHER!
LET'S GROW!
Preencha seus dados e aguarde o contato de um especialista