Produção de Conteúdo para Facebook
Publicado 3 de março de 2022 • 00:56Hrs
Facebook

Conta aqui para a gente: você passa horas procurando inspiração de conteúdo para Facebook? Mesmo encontrando, ainda não sabe por onde começar? 

Pois saiba que o conteúdo publicado em suas mídias sociais tem o poder de transformar sua marca em um nome conhecido e transformar seus seguidores em fãs. Aliás, esse tipo de rede de impacto nasce de sólidas estratégias de produção de conteúdo, por exemplo, no Facebook. 

Uma das maneiras de te destacar é identificar objetivos específicos, criar postagens valiosas que se alinham com esses objetivos e distribuir seus conteúdos corretamente. Depois, a equipe da Fresh Lab irá medir resultados e ajustar sua estratégia ao longo do tempo. 

Mas já serve de alerta: não existe uma estratégia única dentro do Facebook que garanta o sucesso de sua campanha. Aqui na Fresh Lab, sua estratégia será diferente dependendo do setor e do público. Existem, no entanto, etapas específicas para se seguir e elaborar um plano de longevidade que ajude sua marca e seus negócios a crescer.

Produção de conteúdo para Facebook 

Para se ter uma noção básica, 70% dos profissionais do segmento de vendas usam o Facebook para conquista de novos clientes, enquanto 47% dos profissionais de marketing dizem que o Facebook é o principal influenciador na hora das compras, de acordo com o relatório da Business2Community

A Fresh Lab vai te mostrar algumas das vantagens de investir em uma estratégia de Produção de Conteúdo para Facebook.  Cá entre nós, temos uma equipe completa de redatoras, analistas e diretores de criação, preparados para entregar uma demanda de qualidade, assertiva e que conversa diretamente com o seu futuro lead:

1. Crescimento Orgânico

Alcance orgânico é o que há. Quando falamos dele, estamos falando sobre o número de pessoas que viram suas publicações por meio de distribuição não paga. Ou seja, é uma mídia com quase zero de custos para se vincular! 

Dos benefícios do alcance orgânico, mesmo que o crescente fluxo de conteúdo publicado em feeds de notícias nos últimos anos tenha diminuído, não é preciso se assustar. Com o processo orgânico, é possível ser mais criativo e estratégico com suas ideias. 

Nós certificamos à nossos clientes de concentrar todos os nossos esforços de criação de conteúdo no Facebook para atender às suas principais necessidades e implementando ações futuras.

2. Mantemos seus seguidores engajados através de:

Estabelecemos sua proposta para gerar exclusividade em suas vendas. Ora, para manter seus seguidores engajados, é preciso estabelecer uma proposta de valor exclusiva para o seu público – essencialmente, um motivo para as pessoas continuarem retornando à sua página, clicando em suas postagens e compartilhando seu conteúdo e compartilhando seu conteúdo.  Pergunte a si mesmo: ‘’Qual é o valor que estou oferecendo aos meus seguidores?” ‘’É algo que meu concorrente não pode competir?”

3. Conteúdo visual também…

Algumas ideias para manter seus seguidores envolvidos incluem postar conteúdo para Facebook de qualidade, criar textos empolgantes e compartilhar conteúdos que os façam interagir com a sua marca, deixando opiniões e ideias claras. Por exemplo, é possível criar enquetes e perguntar aos seus seguidores quais tipos de conteúdos os interessam ou se seus novos produtos/serviços os agradam. 

Aceitar os conselhos da sua comunidade e informá-los sobre o posicionamento atual da sua corporação também é um forte. Além disso, é possível (e importante) adicionar imagens e/ ou conteúdo de vídeo às suas postagens para aumentar o impacto visual e ajudá-las a se destacar no feed de notícias lotado de fãs.

4. Interação com seus fãs

Nosso trabalho é fazer com que sua base de usuários se sinta parte de uma comunidade. É igualmente importante que todas as perguntas e reclamações do seu público sejam respondidas de maneira oportuna e educada. Isso mostra aos seus clientes que você realmente se importa. 

Assim, é possível resolver quaisquer preocupações que tenham sobre seu produto e/ ou serviço e, faça todo o possível, para solucionar qualquer problema que eles possam ter. Use uma plataforma de monitoramento de mídia social, como o Hootsuite para acompanhar todas as suas interações nas mídias sociais.

Por que investir em Produção de Conteúdo para Facebook?

Primeiramente, investir em otimização é otimizar o conteúdo da sua marca. Mas, como fazemos esse processo de produzir conteúdo de marca atraentes o suficientes para o seu público? 

Embora todo público seja um pouco diferente, aqui estão três diretrizes básicas utilizadas pela equipe da Fresh Lab para otimizar seu conteúdo e os ciclos de produção deles: 

Publicar conteúdo consistente 

Um dos problemas mais comuns que as páginas de marca enfrentam é que elas simplesmente não são postadas com frequência suficiente. Isso é especialmente comum em organizações menos ativas durante determinadas partes do ano. Embora possa ser tentador postar durante as temporadas de movimento, é de seu interesse manter uma presença o ano todo no Facebook. 

Se sua página raramente produzir conteúdo fora de épocas movimentadas, seu alcance orgânico cairá drasticamente durante o entressafra. À medida que seu alcance cai, seu engajamento também diminui – o que fará com que o algoritmo do Facebook desvalorize ainda mais o conteúdo da sua página, tornando ainda menos provável, que suas postagens cheguem ao seu público. 

Isso significa que, quando você começar a postar mais conteúdo, precisará fazer muito trabalho e investir muito em anúncios pagos para colocar seu conteúdo na frente de um público de tamanho semelhante. Esse efeito será ainda pior se o conteúdo que você publicar for de baixa qualidade. 

Por outro lado, se você postar conteúdo regularmente durante o entressafra, os níveis de alcance e engajamento de sua base de usuários serão muito mais altos nas estações relacionadas. Mesmo se você produzir apenas de 3 à 5 postagens por semana, manterá presença e envolvimento regulares com seu público, aumentando assim o valor percebido do Facebook pelo seu conteúdo. Isso permitirá que sua página tenha um desempenho ainda melhor quando você insere um período de atividade alta ou opta por implementar anúncios pagos.

Geramos conteúdos relevantes que inspiram discussões

Isso deve soar óbvio, mas seu conteúdo precisa ser relevante para o seu público. Por exemplo, se você possui uma padaria e está postando sobre reformas ou às 10 principais maneiras de melhorar o fluxo de trabalho de escritório, é provável que seu público fique confuso e desinteressado. Aqui na Fresh Lab, criamos conteúdo relevante para a sua marca ou setor, pois sabemos a importância deles para fazer com que seu público ‘’ouça’’ a sua voz. 

Para nós, não basta a publicação de imagens atraentes ou estruturação de blog, aguardando que cheguem novos comentários. É preciso existir uma identificação, um entendimento por completo do quê deve existir por dentro da sua página, por meio da construção de conteúdo relevante e interação por completo com o seu público. Isso pode ser algo tão simples quanto fazer uma pergunta ou pedir uma opinião do seu público. 

Não incite aos seus usuários simples comentários que não fazem nada para criar um diálogo. Esse tipo de conteúdo, conhecido como Engagement Bait, será despriorizado pelo algoritmo do feed de notícias do Facebook e resulta em uma diminuição significativa do alcance da sua página. 

Em vez disso, você quer que as pessoas tenham uma discussão na seção de comentários e / ou marque seus amigos para adicionar mais pessoas à discussão. O público de cada página é um pouco diferente. Pesquise seu público-alvo e analise os dados da página para determinar quais tipos de conteúdo (assunto, formato, pautas escritas etc.) geram as respostas mais valiosas.

Orçamentos para Anúncios

Com o conteúdo da sua página de negócios sendo priorizado pela nossa equipe de redação e, o engajamento se tornando a métrica mais importante em nossa performance, os anúncios pagos do Facebook se tornaram muito mais valiosos. Os anúncios pagos permitem, essencialmente, que as postagens da sua página contornem a limitação do algoritmo atual do Feed de Notícias do Facebook até um certo grau.

Em um sentido muito simples, um anúncio pago ou ‘’impulso’’ aumenta o alcance de uma determinada postagem e prioriza esse impulsionamento em vez de uma postagem não impulsionada. Isso significa que é mais provável que uma postagem otimizada apareça no feed de notícias de um usuário. Além disso, as postagens otimizadas são capazes de atingir um número maior de pessoas que o normal, estendendo-se além dos seguidores da sua base, dependendo do público-alvo. Isso torna a publicidade paga do Facebook extremamente valiosa para aumentar a visibilidade da sua empresa. 

A classificação de uma postagem otimizada no Feed de Notícias dependerá de dois fatores: quanto dinheiro foi investido e qual a relevância do conteúdo para o público-alvo. Quanto mais dinheiro investido, maior o alcance do posto. Da mesma forma, quanto mais relevante o conteúdo para o público-alvo, maior o consentimento. 

No entanto, mesmo uma postagem com um aumento relativamente pequeno, têm uma probabilidade de ter um bom desempenho se for relevante para seu público-alvo.

Comece a investir em Produção de Conteúdo hoje mesmo!

Com mais de 10 anos de atuação no mercado de marketing digital em Curitiba, a Fresh Lab nunca brincou em serviço! Além disso, construímos conteúdos relevantes, formulamos estratégias novas à cada nova escrita!

Possuímos a melhor equipe de profissionais, preparadas para dialogar diretamente com o seu público e fazê-lo acreditar em sua marca.  Então, entre em contato conosco e converse com os nossos especialistas. Vamos agendar seu primeiro cafézinho e discutir o quê importa: o futuro da sua campanha! 

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