Todo mundo falando que você precisa produzir conteúdo relevante para o seu cliente, criar uma estratégia de conteúdo eficaz, mas você não sabe exatamente por onde começar?
Separamos algumas dicas para ajudar a escrever conteúdos atrativos para seu público hoje mesmo.
Se você está lendo este conteúdo é porque provavelmente já entende a importância que a produção de conteúdo tem para estratégias digitais de empresas que atuam na internet, correto?
Bom, esperamos que sim! A internet é o maior meio de comunicação do mundo e existem pontos importantes que você precisa saber antes de iniciar a produção de texto para estratégia digital da sua empresa.
Construir conteúdos de qualidade, que auxiliam os usuários em cada estágio do ciclo de compras é fundamental e indispensável para ter uma boa presença digital e conquistar negócios efetivos pela internet.
Listamos a seguir pontos-chave de estratégias de conteúdo que efetivamente dão resultados significativos para nossos clientes.
Antes de começar a pensar no que você pode escrever, seus personas precisam estar claramente definidos na sua mente e preferencialmente em um planejamento.
O persona contém todas as características mais relevantes do perfil do seu cliente ideal, que podem levá-lo a tomar uma decisão de compra ou não.
Se você não sabe esses detalhes cruciais do seu público alvo, sua estratégia pode não dar certo simplesmente por estar atingindo as pessoas erradas.
Além disso, uma boa estratégia de conteúdo é direcionada para os canais em que seu persona atua em modo compra, aquisição ou engajamento, dependendo do objetivo do seu conteúdo.
Saber selecionar os canais onde seu conteúdo será divulgado também é muito importante na hora de colocar a mão na massa.
Ninguém faz conteúdo para “bonito”. De empreendedores individuais à grandes corporações, todos os profissionais que produzem conteúdos para empresas devem ter uma visão clara e alinhada dos objetivos do negócio.
Sem objetivos claramente alinhados com produtores de conteúdo, todo esforço pode render resultados pouco significativos e você não verá valor no que foi colhido.
É preciso ser muito específico em relação à que tipo de conteúdo ajuda você a conquistar resultados melhores para sua empresa.
Um erro muito comum entre produtores de conteúdo de agências ou departamentos internos de marketing é usar o texto para falar do produto que a empresa quer vender.
O texto não é uma nova forma de fazer publicidade direta para seus produtos ou serviços – muito pelo contrário.
Ao trabalhar com uma estratégia de conteúdo, você precisa explorar os mais diversos formatos para exibir aos clientes os valores da sua empresa, da sua marca, estudos de caso, tirar dúvidas, fazer conteúdo relacionados à dúvidas dos clientes e tudo que englobe seus interesses.
Além disso, construir bases de conhecimento em seu site para aparecer na hora de uma dúvida do usuário é uma boa maneira de ser encontrado em momentos oportunos.
Uma das finalidades do conteúdo é agregar valor ao seu negócio e fazer com que as pessoas percebam sua empresa de maneira mais valiosa.
Lembre-se: isso não quer dizer que você vai publicar uma matéria por semana falando sobre você e sua empresa. Alterar a percepção de valor é possível quando o conteúdo gera resultados relevantes para a vida do cliente final e ele passa a ver seu negócio como uma referência do segmento.
Qual é a finalidade do conteúdo que você está escrevendo? Dentre os muitos possíveis, pode ser geração de leads qualificados, vendas diretas, engajamento, reconhecimento de marca, retenção de clientes, educação de clientes, entre outros.
Defina claramente um, e apenas um, objetivo para iniciar sua produção de conteúdo e aplique formas de monitorar quando o objetivo foi alcançado.
Mesmo que você não tenha experiência para trabalhar com produção de conteúdo, na web você encontra muitas maneiras de aprender como desenvolver uma estratégia eficaz e aqui estamos expondo algumas delas.
Esperamos que você aplique alguma dessas dicas ou que pelo menos reflita sobre a importância de uma estratégia de conteúdo eficaz para os resultados da sua empresa.
Abraços e até o próximo FreshDrops!