Criação de Loja Virtual de Informática

(Última atualização em 9 de março de 2022)

É fato de que uma loja virtual de informática tem substituído locais físicos que fecharam temporariamente e podem nunca abrir suas portas novamente. Fazer compras online tornou-se conveniência para quem achava luxo – é uma necessidade, certamente. 

Em algum momento, toda empresa de pequeno porte deve criar sua loja virtual, servindo além de canal de vendas, como apresentação de seus produtos e recurso para obter informações. Além disso, é ótimo possuir uma loja virtual para ser canal de comunicação entre sua empresa e cliente. 

Através dela, você estabelece sua presença online sem consumir seu tempo como em um atendimento físico, além de ajudar no sucesso do seu negócio e alcance do nome de sua marca. 

Premissas básicas de uma Loja Virtual de Informática 

Uma loja virtual nada mais é do que um site que vende algum tipo de produto ou serviço diretamente online, permitindo o pagamento e o monitoramento da entrega pela internet. Atualmente, a criação de uma loja virtual tornou-se uma opção de retorno barata e boa. Mas, iniciar um novo negócio não é apenas colocar produtos à venda.

A abertura de uma loja virtual é fácil, simples e barata. Mas, precisamente por causa disso, existem centenas de milhares do mesmo segmento ao seu tentando ganhar dinheiro dessa maneira. No entanto, apenas aqueles que possuem um negócio virtual completo conseguem sobreviver no cenário e lucrar. 

Por isso, abaixo, damos um panorama geral de como sua loja virtual de informática pode se diferenciar para que você possa empreender online:

#1. Definir um segmento de cliente específico 

Não há negócios bem-sucedidos que não definiram bem sua área de especialização e seu cliente -alvo – isso é ainda mais verdadeiro e importante quando se trata de internet. 

Ao contrário de uma loja de rua, da qual você precisa lutar para que os clientes entrem, observem bem o seu produto e o diferencial dele, e gastem seu dinheiro. 

Não caia no erro de falar em um briefing, por exemplo, que ”todo mundo é meu cliente”, porque este é o começo do seu fim..

#2. Especialidade 

Em um mercado comoditizado, você terá problemas para vender produtos genéricos, especialmente aqueles que as grandes marcas já possuem.

Ao definir um segmento específico, como uma loja virtual de informática voltada para celulares de uma única marca, por exemplo, você poderá ajustar sua oferta de valor, oferecendo algo único e memorável.

#3. Mudança de mentalidade

O processo de tomada de decisão do comprador mudou drasticamente nos últimos anos. 

Os compradores estão realizando uma extensa pesquisa online antes de falar com um vendedor, além de fazer suas compras diretamente online e via smartphone. Então, se você deseja um pedaço dessa torta, precisa se adaptar urgentemente e pensar na criação de sua loja virtual de informática.

Pensando na sua loja virtual de informática | Vantagens

Certamente, a venda direta em sua loja virtual de informática aumenta seu alcance (seus lucros não serão mais limitados, você poderá vender em outras cidades e não precisa se preocupar com aluguel ou funcionários).

Além disso: 

Compra 24 horas por dia, 7 dias por semana

Muitas lojas virtuais permitem à seus compradores examinar produtos e tomar decisões de compra a qualquer hora, dia ou noite.

Isso facilita as compras para os clientes e esse tipo de acessibilidade é uma enorme vantagem competitiva. Além disso, a integração com as redes sociais permite que as empresas aproveitem ainda mais os canais para interagir com seus clientes. 

Escopo ampliado

Uma loja física é limitada à venda para clientes que estão na área. O objetivo da sua loja virtual de informática é estender os negócios à pessoas de todos o Brasil e do mundo, expandindo sua atual base de clientes e aumentando sua receita potencial. 

A venda online também oferece a capacidade de ampliar ou aumentar o estoque – o número de itens que uma empresa pode vender online não precisa ser limitado da mesma forma que uma loja física, o que pode ser uma consideração para aumentar o fluxo de caixa;

Clareza do funil de compras

Atualmente, é quase impossível rastrear a frequência com que um único cliente chega à uma loja física e passeia até tomar uma decisão de compra.

No entanto, sua loja virtual poderá rastrear todos os cliques de um cliente, fornecendo valiosas informações sobre o processo de compra e abrindo caminho para oportunidades de marketing (como e-mails abandonados no carrinho) para orientar os clientes que podem estar em cima do muro sobre a compra.

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