Importância do design responsivo para a experiência do usuário

Última atualização em: 30/07/2024

Já faz algum tempo que falar sobre a internet deixou de ser novidade, ainda mais quando pensamos em e-commerce e vendas realizadas em redes sociais, ou, até pelo próprio WhatsApp.

O design responsivo surge como uma consequência de tudo isso, direcionando os esforços dos profissionais de marketing para tornar a experiência do usuário ainda mais interessante e única nos meios digitais.

O que é design responsivo?

O que é design responsivo?
Importância do design responsivo para a experiência do usuário 1

Quem aqui nunca entrou em um site via celular ou até pelo tablet e se deparou com um layout todo desajeitado e mal diagramado? 

Foi aí que o design responsivo surgiu! Ele ajusta um site automaticamente para o formato e tamanho da tela do dispositivo em que está sendo visualizado, seja no smartphone, tablet ou outros dispositivos. 

Isso significa que, independentemente da forma que o usuário está acessando o site, a navegação e a visualização serão sempre otimizadas, gerando uma usabilidade perfeita.

Por que o design responsivo é importante?

Além do simples fato de melhorar a experiência do usuário, existem outros pontos positivos de investir em design responsivo em sua empresa:

  • Melhora a Experiência do Usuário (UX): um site bem pensado para vários formatos gera uma experiência de navegação fluida e intuitiva. Assim, os usuários não precisam redimensionar, rolar ou ajustar manualmente o conteúdo para ler adequadamente. Segundo dados do próprio Google, 61% dos leitores são mais propensos a sair de um portal que não é mobile-friendly;
  • Aumenta o tempo de permanência no site: quando os visitantes têm uma experiência positiva, é consequência passarem mais tempo dentro do seu site. Isso reduz a taxa de rejeição e aumenta a probabilidade de conversão, seja para compras, inscrições ou qualquer outra finalidade;
  • Melhora o SEO: o Google favorece sites responsivos em seus rankings de busca. Desde 2015, a compatibilidade com dispositivos móveis é um fator de classificação importante, ou seja, um design responsivo ajuda sua marca a aparecer mais alto nos resultados de pesquisa;
  • Adaptabilidade a diferentes dispositivos: com a diversidade de dispositivos e tamanhos de tela, você garante que seu portal esteja preparado para diferentes versões acessadas;
  • Redução de custos e tempo: manter um único site responsivo é mais eficiente e menos custoso do que montar várias versões. 

Quais os elementos essenciais de um design responsivo?

E o que torna um site realmente responsivo para o usuário? Esses são os pontos que precisam estar obrigatoriamente alinhados em seu portal:

  1. Layouts flexíveis: utilize grids que se ajustem ao tamanho da tela;
  2. Imagens responsivas: invista em imagens que se redimensionem automaticamente para caber em qualquer layout;
  3. Media queries: aplique código CSS que molde estilos específicos para diferentes tamanhos de tela;
  4. Tipografia ajustável: utilize fonte e tamanho do texto que se adaptam à resolução do dispositivo.

O design responsivo não é mais uma opção para sua empresa, mas sim, uma necessidade! 

Como já citamos, com a evolução contínua da tecnologia e o aumento do uso de dispositivos móveis, você deve garantir um site acessível e funcional em qualquer plataforma. 

Se você quer adotar um design responsivo para o site da sua empresa, a Fresh Lab está pronta para te ajudar! Entre em contato com o nosso comercial e saiba mais sobre como nossa equipe de especialistas pode te ajudar.

Autor

Marcela Mazetto
Jornalista e pós-graduada em marketing digital, atua como analista de SEO e redatora desde 2016.
Compartilhe
Confira também

Tópicos

CONFIRA NOSSO PODCAST

Fresh Talks
John Lemon
WE GROW TOGETHER!
WE GROW TOGETHER!
WE GROW TOGETHER!
LET'S GROW!