Com certeza você já utilizou algumas vezes o sistema de busca por voz, seja em seu celular, na sua televisão ou com a clássica Alexa ou Siri, não é mesmo?
Essa é uma grande facilidade no dia a dia, principalmente na execução de atividades corriqueiras, como quando se está cozinhando, por exemplo. O voice search no SEO tem chamado a atenção dos especialistas de marketing digital.
Mas, como isso pode impactar o tráfego orgânico das empresas? A gente te explica abaixo.
A busca por voz tem conquistado cada dia mais brasileiros: a pesquisa do Panorama Mobile Time, da Opinion Box mostra que 64% dos consumidores fazem buscas por meio dessa ferramenta.
Ou seja, esse é um alerta para que as empresas estejam atentas a necessidade de se adaptarem as novas tecnologias e aos hábitos dos clientes, incluindo o próprio SEO por voz.
Vale ressaltar que essa não é uma questão de ser uma busca mais “confortável” para o usuário, mas também, muito mais inclusiva para pessoas com deficiência, tornando a interação e domínio dos dispositivos muito mais intuitiva e facilitada.
Um dos primeiros pontos analisados pela intenção de busca do usuário por voz vai além das palavras: aqui, o foco é entender mais sobre a pessoa por trás do aparelho.
Nesse caso, o algoritmo verifica vários dados como a localização e termos utilizados, direcionando esse usuário para a loja, site ou empresa que tem mais a ver com aquele perfil traçado.
Conforme o tempo passa, essa junção de dados reflete mais assertividade o perfil do usuário, melhorando sua experiência.
Por exemplo, ao buscar por “farmácias mais próximas da Tijuca”, as opções apresentadas levam em consideração as avaliações dos usuários e a proximidade com a localização da pessoa. Incrível!
Além disso, também é observado o histórico de pesquisas já realizadas, locais visitados ou até mesmo se existe alguma farmácia cadastrada em seus contatos.
Se você já investe em SEO no seu negócio, é a hora de ficar de olho em quais são as práticas mais indicadas para melhorar o seu voice search. Confira:
Na maioria das vezes quando as pesquisas são realizadas por voz, costumam ser de termos mais longos e específicos.
Nesse caso, invista em trazer essas perguntas mais específicas para seu negócio, atendendo aos questionamentos dos seus clientes em relação ao produto ou serviço oferecido.
Um exemplo simples é: você faz unhas em gel. Crie conteúdos que respondam “Quanto tempo dura uma unha em gel”, “Qual o valor de unha em gel”.
Lembre-se de trabalhar frases que responsam perguntas em até 29 palavras. Assim, eles podem se tornar destaques em suas pesquisas, conquistando a tão desejada “posição zero”.
Esse lugar nada mais é do que o primeiro resultado de buscas do Google, mostrando que seu conteúdo é relevante e atende com precisão a questão realizada pelo usuário.
E é claro, na hora de criar conteúdos para redes sociais, blog ou descrições dos seus serviços nas páginas, não deixe de inserir a localização e destacar as áreas de atuações.
Esse é o básico para trabalhar o seu SEO local, fidelizando novos clientes da sua região e se tornando destaque no serviço oferecido.
Atrelado ao ponto anterior, não deixe de organizar todas as informações referentes ao Google Meu Negócio da sua empresa.
É por lá que novos clientes, ou até já conhecidos, encontram as principais questões sobre seus serviços, como: endereço, telefone, imagens e muito mais.
Além disso, as pessoas também acessam as reviews de outros consumidores, se convencendo de vez a utilizar ou comprar o que você oferece.
Por isso, esteja ativo por lá respondendo aos comentários, esclarecendo dúvidas e observando os pontos de melhorias sugeridos pelas pessoas.
Quais dessas ações você já tem aplicado dentro do SEO da sua empresa? O voice search chegou para ficar, portanto, não deixe de se atualizar também.