Como configurar TAG de E-commerce pelo Google Analytics, Tag Manager e WooCommerce

Última atualização em: 14/04/2023

Desde que o Google liberou no Analytics o recurso do Comércio Eletrônico Avançado (Enhanced Ecommerce), essa nova configuração nos deu uma visão mais aprofundada da jornada de compra dos usuários, e não apenas das transações. Ou seja, podemos ver pelos relatórios os dados de promoções internas, o desempenho da lista de produtos, o comportamento de compra, as etapas do processo de checkout, carrinhos abandonados e etc. Neste post vamos explicar como configurar tag de e-commerce corretamente.

Quer saber como configurar essa funcionalidade pelo Google Tag Manager e Woocommerce?

Google Analytics

Primeiro passo, é habilitar no Analytics o relatório de comércio eletrônico avançado.

Vá em Administrador > Configurações de Comércio Eletrônico e habilite estas duas opções:

E-commerce pelo Google Analytics, Tag Manager e Woocommerce

Em seguida, vá para “Configurações da vista da propriedade” e configure a moeda:

como configurar E-commerce pelo Google Analytics, Tag Manager e Woocommerce

Depois de acertar essa configuração no Analytics, vá até sua conta do Google Tag Manager e abra a tag do analytics já previamente instalada:

Clique em “Ativar configurações de modificação nessa tag”:

E habilita as seguintes informações na parte de comércio eletrônico:

enhanced ecommerce configurar

Salva a alteração da tag e clique em enviar para o Tag Manager fazer a atualização. 

Finalizado esta parte, vamos para a instalação do plugin do WordPress.

O Plugin que vem com a integração entre o Woocommerce, Google Tag Manager e Analytics é o Google Tag Manager para WordPress, que vem com essa carinha aqui:

woocommerce e comércio eletrônico avançado analytics
Como configurar TAG de E-commerce pelo Google Analytics, Tag Manager e WooCommerce 8

Instalado o plugin, é necessário fazer a configuração com o Tag Manager, copie e cole o ID da sua conta nesta tela:

UK5G2y56ljLwxUPLhYe8c0i43 uLYNeEnd7HVDuDQzU9MKplSBzTjF

Salve a alteração, e vá para a tela de Integração:

WooCommerce Enhanced Ecommerce

Nesta nova tela, habilite estas três opções:

  • Track classic e-commerce
  • Cart content in data layer
  • Order data in data layer
qm8oj8Tctbn43SLfEMLFlAjUB61yT05RwZeh tsGmGUeoE06arRniGsp2faZAugY6c9KgbMnxJE NDpWZBhdoDC8xOTs99g2G6yD15a JGG QvviYqU0CVDHpKG1C1tioUD2DfEi

E voilà, relatórios 🙂

Assim sendo, para acessar os relatórios avançados de e-commerce, você vai em Conversões > Comércio eletrônico > Visão Geral :))

Acompanhe nosso blog para saber mais sobre os relatórios de comércio eletrônico.

Autor

freshlab
Compartilhe
Confira também

Tópicos

CONFIRA NOSSO PODCAST

Fresh Talks
John Lemon
WE GROW TOGETHER!
WE GROW TOGETHER!
WE GROW TOGETHER!
LET'S GROW!