Desde que o Google liberou no Analytics o recurso do Comércio Eletrônico Avançado (Enhanced Ecommerce), essa nova configuração nos deu uma visão mais aprofundada da jornada de compra dos usuários, e não apenas das transações. Ou seja, podemos ver pelos relatórios os dados de promoções internas, o desempenho da lista de produtos, o comportamento de compra, as etapas do processo de checkout, carrinhos abandonados e etc. Neste post vamos explicar como configurar tag de e-commerce corretamente.
Primeiro passo, é habilitar no Analytics o relatório de comércio eletrônico avançado.
Vá em Administrador > Configurações de Comércio Eletrônico e habilite estas duas opções:
Em seguida, vá para “Configurações da vista da propriedade” e configure a moeda:
Depois de acertar essa configuração no Analytics, vá até sua conta do Google Tag Manager e abra a tag do analytics já previamente instalada:
Clique em “Ativar configurações de modificação nessa tag”:
E habilita as seguintes informações na parte de comércio eletrônico:
Salva a alteração da tag e clique em enviar para o Tag Manager fazer a atualização.
Finalizado esta parte, vamos para a instalação do plugin do WordPress.
O Plugin que vem com a integração entre o Woocommerce, Google Tag Manager e Analytics é o Google Tag Manager para WordPress, que vem com essa carinha aqui:
Instalado o plugin, é necessário fazer a configuração com o Tag Manager, copie e cole o ID da sua conta nesta tela:
Salve a alteração, e vá para a tela de Integração:
Nesta nova tela, habilite estas três opções:
E voilà, relatórios 🙂
Assim sendo, para acessar os relatórios avançados de e-commerce, você vai em Conversões > Comércio eletrônico > Visão Geral :))
Acompanhe nosso blog para saber mais sobre os relatórios de comércio eletrônico.