Precisando atrair e fidelizar novos clientes? Descubra como fazer isso com o Inbound Marketing para empresas! Para quem ainda não conhece essa estratégia, trata-se basicamente de um marketing feito através da produção de conteúdos. Cada material tem como foco uma etapa específica que será utilizada para converter um possível consumidor em um real cliente da empresa.
Só quem conhece essa estratégia, sabe que para uma concretização bem sucedida, é preciso fazer com que o consumidor percorra um caminho. Para saber como guiá-lo nesse caminho, tendo mais embasamento no momento da criação de conteúdos, seguimos o chamado funil de vendas ou, funil de Inbound Marketing.
Cada etapa do funil está ligada a um momento específico do consumidor em relação a marca. Dessa forma, é muito mais fácil saber para qual público você está escrevendo. Existem, nesse funil, 4 passos importantes que vão desde a apresentação da marca, até a fidelização do cliente. Confira abaixo quais são eles:
Na primeira etapa do funil de Inbound Marketing encontramos os conteúdos responsáveis por apresentar a empresa ao cliente. Para essa introdução, usamos conteúdos como blogs, anúncios e também páginas em sites. Tudo isso, com muito SEO e palavras-chave para que fique fácil encontrar sua empresa na internet.
A segunda etapa do funil de vendas está ligada à conversão desse consumidor que já conhece os serviços e produtos da marca. Nessa etapa, landing pages, formulários, contatos e chamadas para a ação são as estratégias mais utilizadas, pois o foco é a captação desses leads, ou seja, a captação de seus dados.
Chegou o momento de alcançar um dos principais objetivos dentro do Inbound Marketing: a venda. As etapas anteriores e a seguinte tem como foco vender o produto ou serviço para os clientes que já foram atraídos e os que serão fidelizados. Nessa etapa, usamos e-mails, qualificamos leads e produzimos demais conteúdos.
Vender apenas uma vez não é o bastante, é preciso manter consumidores fiéis junto a marca. É exatamente por esse motivo que a fidelização de clientes é uma etapa muito importante dentro do funil de Inbound Marketing. Nessa última etapa, utilizamos mais e-mails, CTAs, mídias pagas e ações com cupons e descontos.
Falamos acima sobre algumas etapas realizadas durante a aplicação do marketing de conteúdo nas ações da empresa. Contudo, cada uma dessas etapas é feita visando um objetivo que, geralmente, possibilita benefícios à marca. Mas, quais benefícios são esses? O que o Inbound Marketing pode oferecer para a empresa?
Vejamos abaixo, o que a principal estratégia de marketing de conteúdo oferece à sua empresa. Descubra como tornar o Blog de sua marca sua principal ferramenta de atração de clientes:
Uma coisa é certa: não existe estratégia de marketing de conteúdo sem a criação de blogs. Além de serem a porta de entrada para os clientes em seu site, os blogs ainda funcionam como uma forma de serviço gratuito ao consumidor. Isso porque, boa parte desses conteúdos são construídos sobre temas de interesse público.
Por exemplo: Digamos que uma empresa de sabonetes para pele oleosa deseja divulgar sua marca e produtos. Para isso, existem inúmeras estratégias que podem ser realizadas, assim como a nutrição de blogs no site. Sendo assim, os temas mais pesquisados, assim como dúvidas frequentes se tornarão artigos de blog.
Dessa forma, com a construção correta, palavras-chave adequadas, conteúdo interessante e uma boa escrita, sua marca pode ficar na primeira página do Google. Em outras palavras, seu site passa a ter mais visitas, seus produtos ou serviços começam a ser mais consumidos e sua marca se torna referência.
Isso, além de Inbound Marketing para empresas, é uma excelente maneira de manter sua empresa mais próxima aos clientes e público em geral. Mas, para saber como criar bons artigos de blog, você terá que esperar até o próximo post. Enquanto isso, que tal conferir outros de nossos conteúdos? Temos uma ótima sugestão:
Leia também: O que são links patrocinados e como usá-los!