Para você que é dono de uma oficina mecânica e não sabe como usar o marketing digital a favor da sua empresa, saiba que existem boas maneiras de criar bom relacionamento e conquistar novos clientes pela internet.
Geralmente os clientes de uma oficina são fruto de indicações de amigos ou pessoas que conhecem o mecânico pessoalmente. Contudo, estar presente nas mídias sociais e em sites de busca como o Google é uma ótima maneira de prosperar seu negócio.
Caso você ainda não tenha nenhum tipo de mídia digital, pode iniciar inserindo seu negócio nas redes sociais, usando uma página do Facebook por exemplo.
Redes sociais são ideais para criar relacionamento e engajamento com pessoas interessadas em seus serviços.
Vale lembrar que aqui não estamos falando de anúncios, mas sim de usar uma rede para publicar assuntos interessantes e tirar dúvidas dos usuários.
Você pode usar a própria rede social ou criar um blog para transmitir seu conhecimento.
As pessoas querem cada vez mais se relacionar com as marcas e os prestadores de serviços que as atendem, e por isso você pode sair disparado à frente da sua concorrência caso esteja presente na vida digital do seu público-alvo.
Engana-se quem pensa que esse tipo de estratégia de marketing digital não traz resultados, pois essa é uma das maneiras mais corretas e saudáveis de atrair as pessoas para conhecer o que você faz.
Além do marketing de conteúdo ou Inbound Marketing, você pode trabalhar com Links Patrocinados, na rede de pesquisa do Google ou no FacebookAds.
Escolha a região de segmentação que você atende e apareça apenas para usuários que buscam seus serviços na região de alcance.
Anúncios no Google são fundamentais para atender usuários que precisam de uma solução imediata para o problema, e no caso de oficinas mecânicas isso tem tudo a ver com a situação em que seu cliente se encontra quando busca pelo seu serviços.
Outra maneira de estar sempre presente na vida dos seus clientes é desenvolver um aplicativo móvel que possa ser seu contato direto com ele.
Além de publicar suas notícias, informações e preço dos serviços, permita um contato mais rápido através de um app.
Sempre que alguém precisar de serviços mecânicos e tenha o aplicativo da sua oficina em mãos poderá abrir um chamado imediatamente e poupar todo trabalho de procurar por um mecânico.
Como já falamos aqui sobre a criação de um blog, saiba que essa é uma das formas mais legítimas de ser encontrado quando seus clientes estiverem com dúvidas, buscando respostas na internet.
Escrever sobre assuntos de interesse faz com que você seja encontrado e solucione a dúvida do usuário.
Isso é muito importante para aumentar a presença digital da sua oficina mecânica e também criar autoridade em seu nicho de mercado.
Estratégias de pós venda também podem ser aplicadas quando você tem os dados do cliente, como número de telefone ou e-mail.
Use ferramentas de e-mail marketing para enviar lembretes de quando será a data ideal da próxima revisão do carro ou envie mensagens perguntando se o cliente está com a manutenção em dia.
Toda essa atenção e cuidado com seus clientes na internet serão um diferencial inigualável da sua oficina.
Outras estratégias de marketing digital também podem se aplicar ao seu negócio, dependendo da meta da sua campanha ou orçamento disponível.