Estratégias de Marketing Digital para EAD

Última atualização em: 14/04/2023

Empresas que precisam promover cursos à distância e captar alunos tem diversas possibilidades de atrair seu público pela internet.

Veja algumas dicas que podem ajudar você a transformar visitantes em novos alunos do seu EAD.

As instituições de ensino EAD tem ganhado cada vez mais espaço no mercado e se tornando a opção mais viável para profissionais em busca de melhores posições de mercado.

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O ensino EAD proporciona conforto e comodidade que os cursos presenciais não podem ter, por sua inflexibilidade. Diante disso já temos diversos fatores que podem ser usados como argumento de venda para ensino EAD.

Divulgação de cursos EAD

Para divulgar seus cursos você pode usar alguns canais tradicionais de mídia paga, como Google Display e Facebook Ads.

Mesmo que você tenha pouca verba para investir no começo, campanhas pequenas e bem segmentadas podem gerar algum resultado a curto prazo.

A segmentação será o fator mais importante da sua campanha, independente do canal que você escolher. Vamos falar melhor sobre cada uma dessas mídias.

GOOGLE DISPLAY

Na Rede de Display você exibe banners de publicidade para pessoas que estão navegando em sites semelhantes ao seu nicho. Com uma boa configuração você pode direcionar seus banners para moradores de um local específico e em um horário específico do dia.

Também é possível segmentar por:

  • Interesses (o Google define quais sites são interessantes para cada um de nós de acordo com nossas atividades quando estamos logados nele. Com isso, ele seleciona publicidades que tenham a ver justamente com nossos “interesses”).
  • Mercado (pessoas que estão pesquisando por determinados tipos de produtos ou serviços, pesquisando valores)
  • Palavras-chave (escolha exibir seus banners em sites da Rede de Display do Google que tem a palavra chave “pós graduação” como assunto, por exemplo)
  • Tópicos (sites relacionados a categorias pré definidas pelo Google)

Você ainda pode decidir trabalhar com banners de remarketing, mas nessa caso só usuários que já visitaram o seu site veriam esta publicidade.

Por que aconselhamos a Rede de Display? 

Preferencialmente porque a Rede de Display nos dá um alto número de impressões, exibe os banners centenas de milhares de vezes em poucos dias e é relativamente barata.

Quando estamos trabalhando com campanhas de captação de novos clientes, o Display é um dos canais recomendados, especialmente se o cliente estiver com pouca verba para investir.

FACEBOOK ADS

A segmentação no Facebook Ads pode ser tão específica quando a que você utilizou no Google Display. Contudo, no Facebook você selecionar acontecimentos específicos da vida dos usuários para exibir campanhas.

Cursos profissionalizantes EAD, por exemplo, podem ser configurados para serem exibidos para quem concluiu o ensino médio ou que está em tempo de conclusão.

Tudo isso é possível com passo a passo guiados dentro das ferramentas e você pode configurar tudo. O investimento também não precisa ser tão alto, principalmente no início.

Segmentações que você pode usar:

  • Interesses: Instituições de ensino, educação, formação, pós graduação
  • Faixa etária (configure seus anúncios para que sejam exibidos apenas para usuários que possuem a idade mínima necessária para frequentar seus cursos)
  • Nível de escolaridade (configure para aparecer apenas para quem tem a escolaridade mínima necessária para ingressar em seu curso)
  • Assuntos relacionados ao segmento do curso

Você também pode procurar por Grupos de Facebook para divulgar suas oportunidade e fazer novos contatos.


Até aqui vimos algumas estratégias para sistemas de ensino EAD que podem captar novos clientes no topo de um funil de conversão.

Vamos imaginar que em alguma dessas campanhas que fizemos, um aluno em potencial deixou suas informações de contato no site, solicitando um orçamento/atendimento.

O atendimento realizado nessa fase do processo pode ser feito manualmente pela instituição. Contudo, caso os contatos declinem e por algum motivo não de tornem alunos, se tornam leads frios. Em breve veremos como recuperar leads frios.

Outras ideias para captar alunos em potencial

  • Captação de lead’s com materiais

Se você é uma instituição de ensino, supomos que você é a autoridade nos assuntos que leciona. Isso é uma vantagem no seu segmento, pois os materiais gerados por você podem ser de grande interesse para o público.

Um EAD tem a possibilidade de divulgar conteúdos gratuitos para download solicitando o endereço de email dos visitantes. Essa estratégia tem grande potencial de conversão e é altamente recomendada!

LEADS FRIOS

Vamos imaginar que você já disponibilizou materiais para download e que agora possui uma lista de email’s de alunos em potencial.

Nem todos se tornarão de fato alunos na primeira conversão, então a recomendação é partir para a Nutrição de Leads. 

Nutrir seus leads nada mais é do que estabelecer um cronograma de envio de e-mail’s com conteúdos interessantes para seu público.

Essa é uma forma muito saudável de estabelecer um relacionamento com alguém que já se interessou pelo seu EAD. Lembre-se: conhecimento é como uma moeda – só tem valor quando circula.

A frequência do envio dos e-mails é quase sempre um mistério, pois temos que testar a aceitação/rejeição da frequência para otimizar a estratégia.

Contudo, você pode começar com um e-mail a cada 15 dias, listando conteúdos que sejam interessantes para o seu público.

Não fale em venda até, no mínimo, o 7º e-mail. Lembre-se: esse lead está frio.

Com a estratégia otimizada é possível criar ótimos resultados para sistemas de ensino EAD! Deixe seu comentário se ajudou essas dicas!!

Autor

freshlab
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