Marketing Digital para Clínica de Fisioterapia / Fisioterapeuta – Dicas

Última atualização em: 01/06/2023

Existem diversas estratégias de marketing digital para clínica de fisioterapia ou fisioterapeutas particulares. Hoje vamos entender um pouco melhor a realidade deste segmento na internet e deixar nossas dicas fresquinhas para vocês!

Apesar de estarmos vivendo 100% na era digital, alguns negócios e segmentos ainda não acompanharam. É o caso de algumas clínicas de fisioterapia ou fisioterapeutas particulares.

Porém, a internet é um ambiente vasto o suficiente para que muitas empresas possam crescer e fazer negócios. Se você está gerenciando uma clínica de fisioterapia e busca por mais resultados, continue lendo esse post!

Marketing Digital para Clínica de Fisioterapia

Na área de saúde, sempre precisamos pensar em marketing digital como um auxiliador. Em boa parte dos segmentos, o paciente em potencial está passando por uma fase difícil.

No caso dos fisioterapeutas, consideramos que o público tem algo em comum: dores, contusões ou alguma necessidade relacionada à prática da fisioterapia.

Considere que mesmo antes da pesquisa por uma clínica ou um profissional, as pessoas pesquisam sobre o que estão sentindo e o que fazer. Por esse e outros motivos que ser encontrado por clientes em potencial é importante.

Como ser bem encontrado no Google

Vamos imaginar duas situações: uma em que sua clínica (ou o profissional) tem um site e outra em que você não tem, trabalhando apenas com uma página no Facebook.

Ora, ser encontrado em uma pesquisa no Google é a maneira mais assertiva de obter contatos de pessoas qualificadas – ou seja, pré dispostas a uma aquisição. Uma empresa pode ser exibida no Google de duas formas: orgânica (natural) e patrocinada (pagando por cliques no site).

A primeira opção (orgânica) é o que todo mundo quer. Aparecer em boas posições no Google, sem precisar pagar. Esse posicionamento é resultado de um trabalho de longo prazo, onde você precisa ter um site para hospedar o conteúdo que vai te fazer ser uma autoridade. Você começa a trabalhar agora e colhe resultados a partir de 1 ano. Apesar de demorar mais, o que se conquista na busca orgânica do Google é muito positivo.

A opção patrocinada acontece com a criação de campanhas no Google Ads. Para isso, você também precisará ter um website. Os links patrocinados são a maneira mais direta de atingir clientes em potencial e atrai-los para o seu site. O ponto negativo dessa estratégia é que, no longo prazo, é caro – e você vai sempre pagar por cliques.

Se você tem um site, você pode aparecer no Google dessas duas formas – construindo sua reputação orgânica por meio do Inbound Marketing ou fazendo campanhas de Links Patrocinados.

O Google é o único canal em que podemos impactar clientes no momento exato da sua busca. Por isso, é bastante assertiva.

” – Ok, mas eu não tenho um site.”

Tudo bem. Pode ser que a sua página do Facebook ou perfil do Instagram apareça no Google quando as pessoas procurarem pelo seu nome, ou pelo nome da clínica.

Quando você não tem um site, precisa criar outras formas de ser encontrado na internet. Abaixo algumas dicas:

  • Faça uma ficha gratuitamente no Google Meu Negócio para exibir informações relevantes da sua empresa para buscas relacionadas.
  • Realize publicações quinzenais nesta ficha do Google Meu Negócio, com informações e conteúdo relevante, que auxilie os usuários na tomada de decisão.
  • Se possível, faça um vídeo se apresentando ou mostrando seu local de trabalho, e coloque no Youtube com o nome da sua clínica (ou seu nome próprio). Isso vai gerar um resultado de vídeo na busca e você poderá fazer mais um ponto de contato.
  • Trabalhe bem suas redes sociais

Nossa maior ressalva entre ter ou não um site, é simples. Pense que o seu site é sua casa própria e suas redes sociais são alugadas. Criamos páginas e perfis dentro de outros canais como Facebook ou Instagram.

Isso torna alguns negócios frágeis demais, pois caso aconteça algum problema com esses canais, ou alguma configuração mude bruscamente, você pode ter um trabalho de anos jogado por água abaixo.

Quando você trabalha em atualizações em seu próprio site, mesmo que um dia o Google não exista mais (isso é possível?), haverá um motor de busca onde as pessoas vão procurar o que precisam. E o seu site é algo muito mais seguro para tornar seus visitantes em leads.

O que fazer além de Facebook e Instagram?

A internet é uma extensão da vida real. Isso quer dizer, na prática, que a maioria das pessoas usa a internet para influenciar ou mesmo decidir uma compra ou aquisição de um serviço.

Mas a internet é muito mais do que Face e Google. E você pode realizar ações paralelas que, publicadas em seus canais sociais, podem dar mais engajamento do que aquele post montado.

A primeira ideia é divulgar o seu trabalho diretamente para empresas. Para isso, você pode começar um perfil pessoal no LinkedIn ou uma Company Page para sua Clínica. Diversas empresas em sua cidade, com certeza, não aplicam melhorias como ginástica laboral e outros pontos importantes da saúde dos colaboradores.

Elaborar uma apresentação do seu trabalho que mostre as vantagens de funcionários saudáveis e bem cuidados pode ajudar você a convencer uma parceria. Ou ainda, você pode oferecer um dia gratuito nas empresas em que perceber maior interesse.

Comece pesquisando por empresas perto de você. O primeiro contato pode ser por e-mail ou por telefone, o que você se sentir mais confortável.

Sabia que você, como fisioterapeuta, também pode realizar ações com influenciadores? Em seu segmento, é interessante realizar uma pesquisa sobre quais influenciadores podem ser relevantes, para seu público e para o seu serviço.

Por exemplo,o Youtuber PC Siqueira sofre de uma doença chamada “fibromialgia”, o que causa dores constantes, de modo que ele sempre fala disso na internet. Acompanhar o trabalho dele e interagir em momentos oportunos pode ser uma boa estratégia.

E ainda, consideramos importante profissionais da área de saúde e clínicas participarem de eventos, pois isso gera um conteúdo relevante para você, além de colocar você em contato direto com seu mercado.

Você também pode investir na promoção de eventos para divulgar o seu trabalho. Que tal organizar um workshop sobre dicas de postura ou algum assunto relacionado? As vezes uma ação como essa pode render um resultado surpreendente para o seu negócio. Sair do digital também é importante.

Uma boa lista de depoimentos também é uma ação paralela que faz toda a diferença em sua presença digital. Ver comentários de clientes reais sobre tratamentos, atendimento e estrutura faz com que possíveis novos pacientes se sintam mais seguros. Neste caso, mesmo se você não tiver um site!! As avaliações podem ser realizadas diretamente em sua página do Facebook ou em sua ficha do Google Meu Negócio.

Por último, mas não menos importante: se você quer construir uma presença digital de resultados, entregue o seu melhor conteúdo.

Há tempos vem se falando sobre a importância do marketing de conteúdo, que auxilia pessoas com informações sobre o seu negócio em um momento de dúvida, auxiliando na tomada de decisão.

Entendemos que o caminho natural das pessoas é buscar no Google por respostas. Por isso começamos falando sobre a importância do site. Sem um bom site, é impossível construir uma boa presença orgânica no Google.

Imagine que seus clientes em potencial estão todos os dias pesquisando por assuntos que, provavelmente, você sabe responder: “quando procurar um fisioterapeuta”, “importancia da fisioterapia”, “fisioterapia doi muito”. Esses são alguns termos utilizados em pesquisas reais no Google.

Não seria incrível se você tivesse um ótimo site com conteúdo publicado respondendo à essas perguntas? Certamente!

Esse é o papel do Inbound Marketing. Construir a autoridade do seu domínio com a publicação de conteúdo frequente.


Realmente, existem muitas ações não exploradas em marketing digital, não só por fisioterapeutas, como muitos outros segmentos.

Por isso, criamos uma sessão em nosso site com dicas de marketing digital por segmentos. Certamente você encontrará seu nicho por lá!

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Autor

freshlab
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