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Provavelmente, sua empresa possui pelo menos uma conta em alguma rede social e posta conteúdos constantes. Mas, você realmente sabe como fazer marketing de conteúdo para essas plataformas?
Como sabemos, quando o assunto é internet e tecnologia, as redes sociais não podem ser deixadas de lado. Por mais que nenhuma delas seja realmente estável, mesmo com o passar do tempo, teremos alguma plataforma em destaque.
Até porque, conectar pessoas que não estão juntas presencialmente é uma das maiores e mais utilizadas funcionalidades da internet. Sabendo dessa funcionalidade, muitas empresas se tornaram presentes nas plataformas. Isso aconteceu, principalmente, como forma de chegar até seu público-alvo.
No entanto, estar presente e ser ativo nas redes sociais, não significa que sua marca está tendo assertividade em suas produções. É exatamente sobre isso que iremos falar no conteúdo de hoje. Continue com a leitura e descubra como fazer marketing de conteúdo para as redes sociais de sua empresa:
Antes de falarmos sobre a produção estratégica de conteúdos para suas redes sociais, que tal a gente descobrir o que é marketing de conteúdo? Basicamente, essa ação é uma estratégia de atração de clientes. Ou seja, o marketing de conteúdo funciona por meio da produção de materiais de valor ao consumidor.
Assim, uma empresa consegue atrair possíveis consumidores oferecendo materiais que respondam dúvidas e auxiliem esse cliente. Imagine o seguinte cenário: Você comprou um aspirador de pó e não sabe como trocar o saco. Ao acessar o perfil das redes sociais da empresa, você se depara com um conteúdo sobre isso.
Além de ajudar o consumidor, oferecendo não somente a informação gratuita, mas didática, a empresa consegue conquistar aquele cliente. Diante disso, em momentos futuros, provavelmente aquela pessoa irá priorizar a sua marca. Até porque, foi ela que se preocupou em auxiliar você em suas dúvidas. Isso é marketing de conteúdo!
Por mais simples que possa parecer, produzir conteúdos estratégicos para as redes sociais é um desafio e tanto. Isso porque, além de todo um funcionamento específico, as redes sociais possuem algumas limitações. Contudo, estar presente onde seu público está inserido é uma forma eficiente de divulgar sua marca.
Para fazer isso, é preciso estar ligado em algumas dicas de quem consegue, de forma planejada e estratégica, alcançar resultados com essa ação. Confira abaixo, dicas que nós, da FreshLab, separamos para seu marketing de conteúdo:
Antes de qualquer estratégia, é preciso definir a persona para qual sua linguagem será direcionada. Como já dito aqui anteriormente, a persona é uma pessoa fictícia com as principais características do seu público. Mas, diferentemente do público-alvo, a persona apresenta mais características, criando assertividade.
Ao definir sua persona, se atente ao local onde ela está situada, suas preferências, linguagem e necessidades. Lembre-se: Toda a linguagem que sua marca utilizar nas redes sociais será direcionada a essa persona. Para saber mais sobre como criar a sua, clique aqui e leia o conteúdo produzido por nós, da FreshLab.
Para saber como produzir seus conteúdos, é preciso saber qual o objetivo de sua empresa através das publicações. Você deseja aumentar o número de seguidores? Conseguir leads? Somente divulgar seus produtos e serviços? Produzir conteúdos mais descontraídos? Independente do que seja, é necessário definir suas metas.
Feito essa parte, seu marketing de conteúdo estará ainda mais alinhado para alcançar resultados com a assertividade que sua empresa precisa. Até porque, sem saber o destino onde sua marca quer chegar, fica mais difícil seguir o caminho certo.
Além do que já foi citado, é necessário que você saiba a linguagem de cada rede social na qual sua empresa estará presente. Até porque, é preciso que sua marca se encaixe na plataforma, de maneira eficiente. No Twitter, por exemplo, é necessário uma linguagem mais descontraída, postagens mais pontuais e engraçadas.
Já no Instagram, com todas as mudanças que vêm acontecendo, é preciso focar em mídias mais interativas e não estáticas. Não adianta produzir somente imagens, foque também em vídeos e gifs. Mas, é claro que as imagens também são importantes, porém, com menos texto e mais estímulo visual.
Para um eficiente marketing de conteúdo, você deve saber qual o equilíbrio perfeito entre teoria e prática. Ou seja, planeje, produza, poste e não se esqueça de interagir com seus seguidores. Para as postagens, certifique-se de planejar dias e horários que facilitem o engajamento dos seguidores.
Um bom exemplo de calendário de postagens, é soltar seus conteúdos nas terças e quintas-feiras ao meio dia. Mas, é claro que isso irá depender muito mais do seu público e, principalmente, da sua persona. Feito isso, não esqueça de interagir e continuar criando conteúdo de valor para seu público.
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