Não dá para levar a sério essa coisa de ganhar dinheiro com marketing no Facebook, não é mesmo? Vamos discutir sobre isso?
Trabalhar com campanhas de marketing no Facebook pode fazer com que você torça o nariz. Afinal, pra quê mais as pessoas estão lá, se não pra ver videos de gatinhos e compartilhar mensagens de bom dia?
Não se engane. Há muito o que se fazer nesta importante e enorme rede social que podem sim trazer resultados reais para sua empresa.
E quando falamos de resultados, podemos apontar vários tipos de objetivos que podem ser conquistados com campanhas no Facebook.
Cada tipo de campanha realizada dentro do Facebook Ads corresponde a objetivos específicos e tem métricas individuais que precisam ser periodicamente analisadas.
Mas antes de falarmos sobre as maravilhas do marketing no Facebook, vamos falar da sua dor.
Você é um empreendedor buscando formas efetivas, baratas e consistentes de conquistar novos clientes, vender mais produtos ou serviços.
Ao decidir onde investir para aumentar suas vendas, você não está muito convencido de que investir no Facebook vai trazer resultados.
Precisamos dar um passo para trás e entender qual é a função das mídias sociais no crescimento de uma empresa.
“- Já fiz marketing no Facebook e não deu certo”
Pode ser que você já tenha alguma experiência negativa com marketing no Facebook ou em alguma outra rede social, muitas pessoas já tiveram. Isso acontece porque o marketing começa a ser feito do nada, baseado em nada e com objetivo nenhum.
Se você não colhe resultados do trabalho feito no Facebook da sua empresa hoje, pare e pense se o que é feito lá está alinhado com o planejamento geral da sua empresa.
Ações isoladas do todo que você vem trabalhando vão gerar resultados que não fazem sentido para você, como aquelas milhares de curtidas na página que custam um dinheirão e não retornaram em nem um real a mais no seu caixa.
Marketing no Facebook precisa ser planejado
Por mais clichê que seja, “falhar em planejar é planejar falhar”. Tudo que é feito no Facebook com propósitos comerciais precisa ser planejado.
Você precisa ter informações sobre o seu público para atingi-lo e começar uma conversa com ele nesta rede.
Não adianta usar a página da sua empresa para postar 300 informações dos seus produtos – as pessoas estão cheias de publicidade por todos os lados.
Você precisa pensar em uma forma de encontrar, atrair e encantar seus clientes em potencial dentro do Facebook.
Tenha uma boa estrutura online
Prover uma estrutura online para os seus clientes na web quer dizer que você efetivamente utiliza-se das redes sociais para atender quem mais importa para você.
Não adianta NADA ter perfis em todos os sites para a sua empresa sendo que você não usa nem um da maneira certa. Isso só vai servir pra você esquecer a senha de todos e perder tempo.
Vale lembrar que ter uma boa estrutura online não significa ter contas da sua empresa em todas as redes sociais.
Significa que na rede em que você escolher trabalhar, fará o melhor para atender seus clientes, publicar seus conteúdos, fornecer informações e novidades da sua empresa, produto ou serviço e estar atualizado da concorrência.
Não adianta você colocar o link da página do Facebook da sua empresa no seu site se a página da sua empresa é vista uma vez por semana.
Se alguém enviar uma mensagem ou comentar alguma coisa pedindo por ajuda, você vai demorar pra ver e a pessoa que entrou em contato pode já ter encontrado a informação em outro lugar.
Esses três tópicos resumem bem a função das redes sociais para geração de negócios: alinhamento com os objetivos gerais da empresa, planejamento estratégico e estrutura online para clientes.
Por que o marketing no Facebook é tão importante?
Além dos tópicos que exibimos anteriormente, existem outros 3 pontos de muita atenção quando o assunto é marketing no Facebook.
- Marcas com boa presença no Facebook são mais reconhecidas pelos usuários, tem mais proximidade e influenciam em sua decisão de compra. Pense que se a sua página não for bem administrada e a do seu concorrente for, nem é preciso que alguém esteja falando mal da sua empresa para influenciar o seu cliente à escolher a concorrência.
Não ter nada na sua página do Facebook já é suficiente para fazer com que o usuário e cliente em potencial procure informações em outras páginas. O caso é ainda mais sério quando falamos sobre “Avaliações”, que têm grande peso na decisão de aquisição do cliente.
Conquistar e manter uma boa audiência no Facebook vai fazer com que você se aproxime das pessoas que importam para você. Criar laços de relacionamento e engajamento com os usuários é o supra sumo do marketing no Facebook.
Para finalizar, é importante dizer que nem todas as empresas devem trabalhar no Facebook. É preciso avaliar primeiramente se o seu público está lá e se é ativo na rede, se vão efetivamente se conectar com você.
Muitas empresas têm estratégias de marketing digital que não utiliza o Facebook, mas é alinhada com o planejamento inteiro da empresa e por isso dá certo.
O que realmente fica é a certeza de que seus clientes estão online, esperando notícias, promoções, novidades e conteúdos que sejam interessantes para ele. Desenvolver a estratégia de marketing digital para eles é fundamental para te ajudar a criar laços e conquistar a confiança do seu público.
Quer conversar mais? Venha tomar um café conosco aqui na Fresh Lab e vamos ver como podemos ajudar para o crescimento da SUA empresa!