O que são breadcrumbs? Entenda o impacto no SEO!

No mundo do SEO, a gente sabe que os detalhes fazem toda a diferença, afinal, são eles que diferenciam um site do outro. 

Um desses detalhes, que por vezes por ser subestimado, é o uso de breadcrumbs. Se você nunca ouviu falar ou não sabe bem ao certo como eles impactam o SEO do seu site, este artigo foi especialmente feito para você.

O que são breadcrumbs?

Os breadcrumbs, ou “migalhas de pão” na tradução em português, são elementos de navegação que mostram ao usuário o caminho que ele percorreu em um site. 

Geralmente aparecem na parte superior de uma página e ajudam a guiar os visitantes de volta a seções anteriores ou à página inicial.

Não entendeu ainda? Dá uma olhada no exemplo da Magalu abaixo:

O que são breadcrumbs?

Ou seja, eles são guias que mostram para os usuários onde exatamente eles estão dentro do e-commerce, do blog ou entre tantas outras possibilidades.

Quais são as variações de breadcrumbs?

Existem três principais tipos de breadcrumbs, cada um com um propósito específico:

  • De caminho: mostram o que o usuário percorreu para chegar à página atual, refletindo seu histórico de navegação;
  • De localização: indicam onde a página atual está localizada dentro da estrutura do site, independentemente do caminho percorrido pelo usuário;
  • Por hierarquia: semelhante aos de localização, mas focam em mostrar a posição hierárquica da página dentro da arquitetura do site.

Por que são importantes para o SEO?

Quando falamos em breadcrumbs, eles desempenham um papel crucial no SEO por várias razões:

  1. Melhora a experiência do usuário (UX): tornam a navegação mais intuitiva e ajudam os visitantes a entenderem exatamente onde estão no site, aumentando o tempo de permanência e reduzindo a taxa de rejeição;
  2. Facilitam a indexação: outro ponto é que criam uma estrutura de links internos, ajudando os motores de busca a rastrear e indexar o site com muito mais eficiência;
  3. Aprimoram os snippets nos resultados de busca: quando bem implementados, costumam aparecer nos resultados de busca do Google, substituindo a URL e gerando uma visão mais clara da estrutura do site.

Quais são as melhores práticas para breadcrumbs?

E o que fazer para que os breadcrumbs performem da melhor forma possível em seu website ou ecommerce? 

A gente te dá algumas dicas abaixo:

Adaptáveis ao mobile

É essencial que você observe se os seus breadcrumbs são responsivos e funcionam bem em dispositivos móveis, garantindo uma boa experiência de navegação em qualquer tela.

Afinal de contas, a maioria dos acessos tanto em e-commerce quanto portais é via smartphones, portanto, adapte essa usabilidade.

Escolha a localização correta 

Mesmo que seja óbvio, é sempre importante lembrar que os breadcrumbs devem estar na parte superior da página, onde os usuários podem encontrá-los facilmente.

Não use como navegação primária 

É importante destacar que os breadcrumbs devem ser um complemento e não como o principal meio de navegação do site.

Entenda as necessidades do seu cliente

Adapte o tipo de breadcrumb utilizado às necessidades e ao comportamento dos usuários do seu site.

É claro que para isso é preciso um estudo prévio, ou até mesmo, realizar testes A/B para entender qual dos templates melhor se adapta com o seu usuário.

Seja simples 

Por fim, mantenha os breadcrumbs curtos e diretos. Isso ajuda a não sobrecarregar o usuário com informações desnecessárias, afinal, ele é apenas um guia dentro do seu site.

Como você pode ver acima, os breadcrumbs são ferramentas poderosas para melhorar a experiência do usuário e o SEO do seu site. 

Por isso, ao implementar essas melhores práticas, você não só tornará a navegação mais intuitiva, como também ajudará os motores de busca a entenderem a estrutura do seu site, potencialmente melhorando seu ranking nos resultados de busca.

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Autor

Marcela Mazetto
Jornalista e pós-graduada em marketing digital, atua como analista de SEO e redatora desde 2016.
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