Você sabe usar dados estruturados à seu favor?
Se destacar entre os muitos links que aparecem na primeira página dos buscadores é um desafio constante. Para muitos profissionais, alcançar esse destaque é uma missão que requer tempo, constância de publicações e técnica. Porém, para outros, basta ter um olhar estratégico e saber como desenvolver conteúdos focados em SEO.
Embora tudo ajude um pouco, a verdade é que, em muitos casos, aparecer em um local de destaque nas páginas de resultados é pura sorte. No entanto, é claro que, para que essa sorte te alcance, você deve saber como produzir conteúdos. Entre as inúmeras técnicas que podem ser aplicadas, utilizar dados estruturados é uma delas.
Fique por aqui para saber mais:
Explicar os dados estruturados para quem nunca ouviu falar é um desafio e tanto, mas existe uma explicação boa para o assunto. De acordo com Lucas, um dos profissionais responsáveis pela criação desses dados em um Webinar da Schema.org:
[…] imagine que você está na sua casa… […] Será que é possível que ele adivinhe qual é o cômodo a partir dos dados (móveis, objetos) dispostos nele? Na lógica, se temos uma cama, um guarda roupa, duas mesas de cabeceira e um tapete, isso é um quarto! […]
Sendo assim, fica mais fácil entender que, além de organização, esses dados facilitam a identificação de informações nas páginas. Até porque, na hora de ranquear seu conteúdo, os buscadores precisam entender o formato do conteúdo. Ou seja, é um artigo? FAQ? Com os dados estruturados, os mecanismos identificam com facilidade!
Basicamente, os dados estruturados são marcações dentro do código HTML de páginas na internet. Existem, dentro dessa categoria, 3 diferentes tipos de marcação que organizam conteúdos e sua estrutura. São elas: JSON-LD, Microdados e RDFa. Com as marcações, é possível deixar o conteúdo mais especificado para o buscador.
Entender como esses dados são apresentados aos buscadores e usuários não é uma tarefa difícil. Basicamente, ao inserir essas marcações no HTML de sua página, você garante mais legibilidade aos usuários que irão checar seu conteúdo. Sem contar que essa estratégia ajuda a proporcionar respostas assertivas a perguntas específicas.
Como, por exemplo:
Mas, por que é preciso se preocupar com dados estruturados? Como minha empresa pode utilizar essa estratégia? Confira abaixo, os benefícios dessa ação e, ao final do artigo, saiba como garantir que seus conteúdos cheguem na tela de usuários qualificados! Assim, você não perde a chance de vender!
Ao investir no uso de dados estruturados, você consegue melhorar seu posicionamento na rede de busca. Com isso, usuários que estão pesquisando por seus produtos e serviços encontram sua página com mais facilidade. Sem mencionar que, para atrair um público que não conhece sua empresa, essa estratégia é essencial!
Com dados estruturados, sua empresa:
E, como sua empresa pode passar a utilizar dados estruturados? Calma, pode parecer difícil, mas basta ter uma equipe dedicada ao seu site! Assim, além de manter seus conteúdos e páginas mais atrativos, você consegue realizar outras ações. Terceirizar ações de marketing digital é uma excelente forma de potencializar seus resultados!
Aqui na Fresh Lab, auxiliamos empresas a alcançarem resultados concretos e transformadores! Fazemos isso, através de ações bem pensadas, planejadas, estudadas e aplicadas por profissionais com anos de experiência. Nossa equipe pode não só inserir dados estruturados nas páginas da sua empresa, como realizar outras ações!