Como investir em SEO?

Durante uma crise, é um reflexo lógico voltar-se para dentro como organização. É o momento de ‘’economizar’’ e limitar as despesas. Mas, também em tempos de crise, é bom se lembrar: o ataque é a melhor defesa também neste momento.

Então, talvez seja o melhor momento de focar em uma das principais ferramentas do marketing digital, como o SEO.

Mas, o que é SEO mesmo? 

Rapidamente lembrando: SEO é a técnica de otimização dos sites para motores de pesquisa, como o Google e outros. Esse termo inclui todo o trabalho realizado por um time de especialistas para obter e manter uma classificação mais elevada organicamente nos mecanismos de pesquisa. 

Então, se você deseja ‘’se classificar organicamente’’, seu site aparecerá como um resultado de pesquisa no mecanismo de pesquisa – sem ter que pagar por isso! 

Para não aplicar o SEO indiscriminadamente e definir uma estratégia com um foco claro, nós nos atentamos ao correto uso das palavras-chave como aliadas em nossos conteúdos. Assim, a construção dos conteúdos e palavras-chave deve responder algumas perguntas, tais como: quais pesquisas é necessário reivindicar posições? E qual página com qual tipo de conteúdo melhor atende às necessidades do usuário? 

É necessário mapeamento e, por isso, investir em SEO deve atender os seus três principais pilares. Você sabe quais são? 

Investir em SEO é entender seus pilares 

O Google e outros mecanismos de pesquisa contém – em princípio – um ”segredo meticuloso” sobre os fatores que farão um site ser incluído em sua pesquisa. Felizmente, com base em pesquisas, testes, experiência, técnicas, nós conseguimos fazer um bom esboço do que é importante para o Google em um site. 

Em termos gerais, esses fatores podem ser divididos em três categorias:

  • Técnicas ou conhecimento de SEO;
  • Conteúdo de alta qualidade; 
  • Reconhecimento como autoridade;

O Google é muito claro sobre uma coisa: seu site e o conteúdo dele devem ser extremamente valiosos para o usuário. Cada atualização do Google é baseada no fato de que os sites que fornecem isso bem, aumentam nos resultados de pesquisa. 

1. Técnica

Por ”SEO técnico” queremos dizer tudo o que você ajusta ao seu site nos bastidores, como a otimização de mecanismos de pesquisa. Esta é, por exemplo, uma estrutura de site clara na qual os usuários e o Google podem clicar facilmente, mas também é traduzida por meio de uma alta velocidade de carregamento, dados estruturados, o menor número de páginas de erro possível e nenhum código desnecessário e pesado. 

O SEO técnico atende tanto à facilidade de uso para visitantes humanos quanto à compreensibilidade para o Google.

2. Conteúdo 

Mas, o que é conteúdo? 

Bem, para um especialista em marketing digital, conteúdo é qualquer coisa que forneça informações de uma forma ou de outra a um destinatário. Para o SEO, o texto é a forma de conteúdo mais qualificada, porque os mecanismos de pesquisa conseguem lê-lo e compreendê-lo corretamente. 

”Texto” em si não consiste apenas na ideia dos conteúdos de blog ou naqueles encontrados em landing pages, mas também no texto que é mostrado no mecanismo de pesquisa (como o título de uma página e sua meta descrição), além, é claro, dos botões contendo as palavras ”Vá para o seu carrinho de compras” ou ”Leia Mais”.

Mais do que isso, SEO também é imagem, vídeo e áudio – enquadrados como conteúdo de relevância pelos mecanismos de pesquisa. Assim, é importante otimizar todo o seu conteúdo para eles e ter certeza de aproveitar ao máximo os seus benefícios.

3. Autoridade 

A autoridade é para o Google a indicação que eles usam para determinar o quão confiável é o seu site. Alguns dados levados em conta, por exemplo, são a idade do domínio ou o conhecimento da marca sobre um assunto  e isso desempenha um papel gigante e dá ”pontinhos” a mais com os mecanismos. 

Isso porque o método de SEO mais comumente usado para influenciar a autoridade é o link building. Esta forma de autoridade é determinada por hiperlinks que apontam para o seu a partir de outros sites. E esses links são chamados de backlinks. O Google vê os backlinks como uma espécie de voto pelo seu site, tal como se o outro site dissesse ”Eu garanto o valor da página a que me refiro agora”. 

O link building então fortalece a construção do papel de autoridade à sua marca. Então, quando for construir um conteúdo e aplicar as técnicas de SEO acima mencionadas, lembre-se de adquirir links relevantes de alta qualidade ao seu, eliminando os irrelevantes de baixa qualidade. 

Por que achamos que você deve investir em SEO?

Porque oferece resultados sustentáveis na forma de um retorno estável. Se o pago ”falhar”, as posições orgânicas o manterão estável e, com o tempo, apenas exigem manutenção para te manter à frente de seu concorrente. Mas, vale o lembrete: o orgânico requer tempo e muita técnica de trabalho, então apenas um bom trabalho de longo prazo garantirá à você os resultados aqui explicitados. 

Assim, com SEO você constrói algo duradouro com resultados confiáveis e mensuráveis. E quem não quer isso?  

Quer saber quais ações a Fresh Lab  tem aplicado para seus clientes com base no SEO? Entre em contato com o nosso time e saiba mais.

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freshlab
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