Durante uma crise, é um reflexo lógico voltar-se para dentro como organização. É o momento de ‘’economizar’’ e limitar as despesas. Mas, também em tempos de crise, é bom se lembrar: o ataque é a melhor defesa também neste momento.
Então, talvez seja o melhor momento de focar em uma das principais ferramentas do marketing digital, como o SEO.
Rapidamente lembrando: SEO é a técnica de otimização dos sites para motores de pesquisa, como o Google e outros. Esse termo inclui todo o trabalho realizado por um time de especialistas para obter e manter uma classificação mais elevada organicamente nos mecanismos de pesquisa.
Então, se você deseja ‘’se classificar organicamente’’, seu site aparecerá como um resultado de pesquisa no mecanismo de pesquisa – sem ter que pagar por isso!
Para não aplicar o SEO indiscriminadamente e definir uma estratégia com um foco claro, nós nos atentamos ao correto uso das palavras-chave como aliadas em nossos conteúdos. Assim, a construção dos conteúdos e palavras-chave deve responder algumas perguntas, tais como: quais pesquisas é necessário reivindicar posições? E qual página com qual tipo de conteúdo melhor atende às necessidades do usuário?
É necessário mapeamento e, por isso, investir em SEO deve atender os seus três principais pilares. Você sabe quais são?
O Google e outros mecanismos de pesquisa contém – em princípio – um ”segredo meticuloso” sobre os fatores que farão um site ser incluído em sua pesquisa. Felizmente, com base em pesquisas, testes, experiência, técnicas, nós conseguimos fazer um bom esboço do que é importante para o Google em um site.
Em termos gerais, esses fatores podem ser divididos em três categorias:
O Google é muito claro sobre uma coisa: seu site e o conteúdo dele devem ser extremamente valiosos para o usuário. Cada atualização do Google é baseada no fato de que os sites que fornecem isso bem, aumentam nos resultados de pesquisa.
Por ”SEO técnico” queremos dizer tudo o que você ajusta ao seu site nos bastidores, como a otimização de mecanismos de pesquisa. Esta é, por exemplo, uma estrutura de site clara na qual os usuários e o Google podem clicar facilmente, mas também é traduzida por meio de uma alta velocidade de carregamento, dados estruturados, o menor número de páginas de erro possível e nenhum código desnecessário e pesado.
O SEO técnico atende tanto à facilidade de uso para visitantes humanos quanto à compreensibilidade para o Google.
Mas, o que é conteúdo?
Bem, para um especialista em marketing digital, conteúdo é qualquer coisa que forneça informações de uma forma ou de outra a um destinatário. Para o SEO, o texto é a forma de conteúdo mais qualificada, porque os mecanismos de pesquisa conseguem lê-lo e compreendê-lo corretamente.
”Texto” em si não consiste apenas na ideia dos conteúdos de blog ou naqueles encontrados em landing pages, mas também no texto que é mostrado no mecanismo de pesquisa (como o título de uma página e sua meta descrição), além, é claro, dos botões contendo as palavras ”Vá para o seu carrinho de compras” ou ”Leia Mais”.
Mais do que isso, SEO também é imagem, vídeo e áudio – enquadrados como conteúdo de relevância pelos mecanismos de pesquisa. Assim, é importante otimizar todo o seu conteúdo para eles e ter certeza de aproveitar ao máximo os seus benefícios.
A autoridade é para o Google a indicação que eles usam para determinar o quão confiável é o seu site. Alguns dados levados em conta, por exemplo, são a idade do domínio ou o conhecimento da marca sobre um assunto e isso desempenha um papel gigante e dá ”pontinhos” a mais com os mecanismos.
Isso porque o método de SEO mais comumente usado para influenciar a autoridade é o link building. Esta forma de autoridade é determinada por hiperlinks que apontam para o seu a partir de outros sites. E esses links são chamados de backlinks. O Google vê os backlinks como uma espécie de voto pelo seu site, tal como se o outro site dissesse ”Eu garanto o valor da página a que me refiro agora”.
O link building então fortalece a construção do papel de autoridade à sua marca. Então, quando for construir um conteúdo e aplicar as técnicas de SEO acima mencionadas, lembre-se de adquirir links relevantes de alta qualidade ao seu, eliminando os irrelevantes de baixa qualidade.
Porque oferece resultados sustentáveis na forma de um retorno estável. Se o pago ”falhar”, as posições orgânicas o manterão estável e, com o tempo, apenas exigem manutenção para te manter à frente de seu concorrente. Mas, vale o lembrete: o orgânico requer tempo e muita técnica de trabalho, então apenas um bom trabalho de longo prazo garantirá à você os resultados aqui explicitados.
Assim, com SEO você constrói algo duradouro com resultados confiáveis e mensuráveis. E quem não quer isso?
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