Como divulgar o seu restaurante usando o poder da internet

(Última atualização em )

Todo empresário do setor alimentício precisa aprender como divulgar o seu restaurante usando o poder da Internet. Afinal, a rede mundial de computadores é uma força significativa para conseguir novos negócios.

Seja para quem quer encher o salão com reservas, seja para quem deseja explorar os mercados em Rappi (um dos principais aplicativos de delivery do Brasil), a Internet pode ser uma força poderosa para conseguir novos clientes.

Mas como divulgar usando o poder da Internet? É o que veremos no artigo de hoje. Por isso, siga a leitura abaixo!

Como divulgar o seu restaurante usando o poder da Internet: 5 dicas

A Internet pode ser útil para o seu restaurante tanto ao ser um veículo de vendas de delivery, quanto como opção para gerar reservas. Veja abaixo 5 dicas que ajudam a direcionar esse poder para o sucesso do seu estabelecimento!

1. Tenha estratégicas diferentes para os muitos usos da Internet

Na Internet, você conseguirá conquistar uma série de ganhos para o seu restaurante. Como já mencionamos, poderá vender diretamente via delivery, mas também poderá fazer reservas. No entanto, existem outros ganhos a receber também.

Por exemplo, é possível criar uma estratégia de branding para aumentar a popularidade do seu restaurante, bem como a percepção de valor perante o público.

Além disso, é possível usar a Internet para tirar dúvidas, lançar promoções e muitas outras opções. No entanto, é essencial que a empresa tenha estratégias focadas em cada uma dessas áreas. Não adianta tentar trabalhar essas ações como se elas fossem simples de fazer, sem seguir um planejamento focado.

2. Favoreça o tráfego pago e o orgânico também

Uma estratégia completa para explorar o máximo que a Internet tem a oferecer deve trabalhar tanto com o tráfego pago, quanto com o orgânico. Na prática, isso significa que as ações da empresa devem mirar em obter todos os tipos de cantos da Internet possível.

Em termos de tráfego pago, as melhores estratégias então nos links patrocinados do Google, além das ações de impulsionamento nas redes sociais. Ambas as estratégias devem ser feitas pensando em um público prestes a fazer uma decisão de compra, mirando o horário do almoço como o mais interessante, por exemplo.

Já em relação ao tráfego orgânico, as ações são de longo prazo. Leva tempo, mas um restaurante com um Google Meu Negócio bem avaliado consegue angariar um fluxo constante de consumidores da sua cidade, o que é algo essencial para ter sucesso.

3. Incentive os usuários a deixarem avaliações positivas online

Por falar em ter um Google Meu Negócio bem avaliado, é importante que seja um hábito do seu restaurante em incentivar avaliações dos usuários na Internet. Isso deve ser feito tanto pelo delivery, quanto pelo atendimento presencial.

No delivery o peso dessas avaliações é maior já que os algoritmos dos aplicativos de entrega costumam valorizar bastante. Agradar aos algoritmos é importante pois o uso do delivery é cada vez maior no Brasil. Para se ter uma ideia, o volume de pedidos em apps do tipo dobrou no primeiro semestre de 2020.

Já no Google Meu Negócio, essas avaliações também têm peso, mas com o objetivo de tornar o seu restaurante mais popular dentro da plataforma. Isso faz com que você seja recomendado mais comumente quando um potencial consumidor da sua cidade pesquisar por restaurantes no buscador.

4. Faça parcerias com os influenciadores certos para seu negócio

Os influenciadores digitais são ferramentas de marketing poderosas no ramo alimentício. Isso porque o mercado de restaurantes é altamente sensível a indicações.

Responda com honestidade: quantas vezes você foi em um restaurante, lanchonete ou pizzaria porque um amigo recomendou? Provavelmente muitas. Talvez nem todas as experiências foram positivas, mas com certeza várias foram.

Por isso, considerando que os influencers são populares o suficiente para serem destaque na maior TV do Brasil, é uma boa contar com o apoio deles comendo no seu restaurante. Isso ajudará a ganhar um público que quer experimentar a mesma coisa que os ídolos da Internet experimentaram.

5. Use as redes sociais para cativar o público

O Facebook tem, atualmente, cerca de 127 milhões de usuários ativos no Brasil. O Instagram tem mais algumas dezenas de milhões, com o mesmo acontecendo com o Twitter.

Isso mostra que há um público cativo muito grande nas redes sociais, pronto para ser alcançado pelo seu restaurante.

Um ponto positivo disso é que comida é um assunto muito popular nas redes sociais e de alto engajamento. Portanto, postar fotos dos seus pratos e criar interações com base nisso é uma excelente estratégia para cativar o público online.

Aos poucos, as pessoas se acostumam com os seus pratos e começam a criar o desejo de comê-los. Nessa hora, você ganha novos clientes, seja pela Internet, seja pelo delivery.

E aí, aprendeu como divulgar o seu restaurante usando o poder da internet? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

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