Em novembro tem Black Friday e para quem está na internet (e até fora dela) as oportunidades são enormes. Veja como aproveitar a época de Black Friday e não fazer promoções apenas em um dia.
O Black Friday já acontece no Brasil há muitos anos e movimenta muito dinheiro na internet. Esse ano, com o pessoal se animando para comprar, o comércio pode mesmo se animar com grandes datas do varejo.
Sendo a segunda data de maior faturamento para e-commerce (perde apenas para o Dia das Mães) o Black Friday tem sido explorado de diversas maneiras on e offline.
Uma das formas de aumentar sua receita é utilizar a temática durante mais de um dia. Originalmente, o Black Friday é apenas um dia do mês de preços muito baixos. Algumas lojas físicas no Brasil buscam fazer isso, mas aqui nossa cultura não é tão consumista como os sobrinhos do Tio Sam.
Isso quer dizer que o público brasileiro deve ser abordado de outras formas para promoções. Além disso, pode ter certeza de que apenas marcas minimamente posicionadas na web colherão frutos dessa data.
Se você possui uma loja virtual, a sugestão é fazer descontos progressivos para aumentar suas vendas na semana e dia de Black Friday. Trabalhe com cupons e campanhas segmentadas para seu público em redes sociais ou até no Google.
Quando se trata de venda 100% online, o investimento em mídia deve ser considerado maior. Especialmente nestas épocas de grande volume de vendas, os preços em cliques de determinadas palavras-chave sobe muito.
Caso você tenha uma agência de marketing digital ou faça sua publicidade por conta própria, só o fato de ter um ex-commerce praticamente o obriga a desfrutar de datas como o Black Friday.
Em ações digitais para lojas, vale desde Facebook Ads até E-mail Marketing. Instagram também será uma forte ferramenta, com seus recursos adicionais a cada dia.
Caso seu negócio tenha um estabelecimento local, o Black Friday também pode contribuir para melhorar a receita. Utilizando a internet, você pode atrair novos consumidores para esta e outras datas de promoções.
Com o Facebook é possível localizar pessoas perto da sua loja, (anúncios geolocalizados) e impulsionar publicações para os curtidores da sua página.
Sinalize que aqueles que visualizarem a promoção online tenham algum benefício no local. Isso pode incentivar as pessoas a pelo menos conhecer o estabelecimento.
Busque também por referências de páginas no Facebook que tenham bom engajamento e que sejam de um segmento semelhante ao seu. Tudo bem de vez em quando olhar o que os concorrentes estão fazendo corretamente, ok?
A época de Black Friday também pode ser interessante para empresas de serviços. O oferecimento de descontos, brindes e cortesias na data ou durante todo o mês pode ser um atrativo.
É possível também usar suas redes sociais e divulgar suas promoções, com anúncios locais em sua região ou impulsionamento de publicações.
Durante o mês de novembro, muitas lojas e comércios se beneficiarão do Black Friday. A verdade é que essa é uma data tão importante que até as pequenas empresas podem se mostrar ao público participando dessa data. Tem para todo mundo.
E você? Já decidiu qual sua próxima estratégia de marketing digital? Deixe seu comentário aqui ou no Facebook da Fresh e vamos falar sobre o seu negócio!