Como aplicar Inbound Marketing para Startups?

Última atualização em: 05/06/2024

O crescimento acelerado e a inovação são metas cruciais para qualquer startup, modelo de empresa que tem ganhado espaço exponencialmente aqui no Brasil: dados da Associação Brasileira de Startups apontam 12,7 mil modelos desse negócio em território local. 

Uma das ações que essas empresas estão adotando, ou deveriam estar pensando em investir, são as estratégias de inbound marketing, uma metodologia eficaz para atrair, engajar e converter clientes de maneira orgânica e persuasiva. 

Hoje a gente te explica mais sobre como o inbound marketing é essencial para o desenvolvimento contínuo da sua startup, além de dicas de como você pode aplicá-lo sustentavelmente para bons resultados.

Inbound marketing: porque é importante?

Inbound marketing: porque é importante?

O inbound marketing é essencialmente sobre criar valor para sua marca! 

Ao invés de apenas promover um produto ou serviço, essa abordagem se concentra em resolver problemas e atender as dores dos consumidores com a produção de conteúdo relevante e útil. 

Para as startups, que são conhecidas por serem uma “seara” de novidades, introduzir o inbound marketing em sua estratégia, é uma forma de educar e cultivar um público que pode não estar imediatamente familiarizado ou confortável com essas inovações.

Além disso, é uma ótima oportunidade de divulgar de forma explicativa o que é o serviço ou produto que o seu negócio está oferecendo, principalmente por meio de um blog bem desenhado e com conteúdos interligados.

Como aplicar inbound marketing em startups? 5 passos!

Aqui estão cinco passos cruciais se você quer criar um inbound marketing de sucesso dentro do site da sua startup. Se liga nas nossas dicas:

1 – Crie um blog

Um blog é a base para começar qualquer estratégia de inbound marketing! 

Ele não apenas ajuda a estabelecer sua startup como uma autoridade em seu setor, mas também é crucial para atrair tráfego orgânico através de motores de buscas. 

Certifique-se de que os conteúdos que você vai escrever sejam informativos, valiosos e alinhados com as questões e interesses dos seus potenciais clientes.

2 – Invista em SEO

O SEO, que em sua sigla quer dizer, Search Engine Optimization, está diretamente atrelado ao seu blog. Ele é vital para garantir que o conteúdo criado seja encontrado online sem a necessidade de patrocínio. 

Por isso, quando for criar a sua estratégia para o blog, lembre-se de incluir palavras-chave relevantes, otimizar as meta-descrições e as tags de título, além de responder as perguntas frequentes de seus clientes. 

Essa é uma das formas de aumentar a visibilidade do seu site e atrair cada vez mais visitantes qualificados e que podem se tornar compradores da sua marca. Ah, e a frequência de postagens é essencial para um resultado de sucesso, viu?

3 – Fortaleça suas redes sociais

As redes sociais são ferramentas poderosas para ampliar o alcance do seu conteúdo e engajar cada vez mais o seu público-alvo. 

Essas plataformas são ideais para compartilhar artigos do blog, materiais ricos (como e-books e webinars, por exemplo) e para falar diretamente com seus seguidores.

Lembre-se que é tudo sobre produzir uma conexão real com o seu comprador, uma relação que deve ser regada constantemente, e não de forma pontual.

4 – Produza materiais ricos

Como já citamos anteriormente, investir em materiais ricos como e-Books, infográficos, estudos de caso, e webinars são uma ótima oportunidade para capturar leads e inseri-los dentro do funil de vendas. 

Com esses materiais, você oferece um valor adicional para quem está buscando o que sua startup tem a oferecer. Além disso, costumam ser oferecidos em troca de informações de contato, alimentando suas campanhas de nutrição de leads.

É com esse processo que você deve mostrar para o seu cliente que se aquilo que você já distribui gratuitamente é de extrema qualidade, imagine então o que ele terá quando pagar pelo seu produto ou serviço!

5 – Respeite as etapas do funil

É fundamental entender as etapas do funil de vendas, que são divididas em:

  • Atração, 
  • Conversão, 
  • Fechamento,
  • Fidelização.

Também pode ser separado entre topo, meio e fundo de funil, literalmente as etapas em que o cliente está na compra do seu serviço.

É preciso criar conteúdos específicos para cada uma delas, o que garante informações relevantes e adequadas para cada estágio da jornada do consumidor.

Por exemplo: no início do funil, é o momento de falar sobre temas mais abrangentes relacionados a sua marca, enquanto no meio dele, é preciso encontrar essa transição para o fundo, que é quando assuntos mais específicos já são descritos.

Assim, você cria uma trilha lógica para o interessado entender a sua marca e o que pode oferecer.

Dicas para aplicar o inbound marketing na sua startup!

Inbound marketing: porque é importante?

Você já sabe por onde começar, certo? Então dá uma olhada em algumas dicas que separamos que vão te ajudar a dar o próximo passo em um inbound de sucesso na sua startup!

Saiba quem é a sua persona

Entender com quem você está falando é um dos primeiros passos para qualquer estratégia de marketing eficaz. 

Isso ajuda a criar conteúdo e campanhas que vão falar com o público-alvo da sua empresa. Não adianta ter um produto destinado ao jovem e adotar um tom de voz super formal, engessado e não antenado às novidades!

Tenha um planejamento de conteúdo

Nutrir um calendário editorial é essencial para manter sua estratégia de conteúdo organizada e consistente. 

Pense com antecedência nos temas, em quais serão os formatos e canais de distribuição para cada peça de conteúdo, e claro, na arte que vai acompanhar esse conteúdo.

Tudo isso é o que falará com o seu cliente, portanto, capriche em como você quer se mostrar ao mundo.

Analise seus dados

Use ferramentas de análise para monitorar o desempenho do seu conteúdo e estratégias de marketing. Algumas das mais interessantes e que podem te ajudar nesse processo, são:

  • Google Search Console;
  • Google Analytics;
  • Ubersuggest.

Esses dados irão informar ajustes e otimizações necessárias para melhorar continuamente suas ações, principalmente quando pensamos no cenário orgânico, que é a base do inbound marketing.

Fique de olho na concorrência

Por fim, outro ponto que deve fazer parte da sua estratégia é ficar de olho no que seus concorrentes estão fazendo em termos de inbound marketing. 

Isso pode oferecer insights valiosos sobre tendências do setor e novas oportunidades para aplicar em seu site.

Veja quais são as pautas que estão em destaque, o que é novidade dentro do seu setor e até aquilo que você não deseja repetir em seu negócio.

Se você chegou até aqui e ainda não sabe bem por onde começar, a gente pode te ajudar! Entre em contato com o nosso time comercial que ficaremos felizes em te apresentar nossas soluções!

Autor

Marcela Mazetto
Jornalista e pós-graduada em marketing digital, atua como analista de SEO e redatora desde 2016.
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