Black Friday – você está preparado?

(Última atualização em )

A Black Friday já está aí: acontece no dia 23 de novembro. Para esse ano, as primeiras previsões são bem otimistas. Por exemplo, dados do e-Bit apontam que a Black Friday deve crescer 15% em relação à sua última edição. E, para te ajudar a se preparar para essa data, separamos algumas estratégias que podem ser interessantes. Confira!

Conheça a demanda do seu público

Para definir o mix de produtos que estarão dentro do clima de descontos conheça bem as preferências da sua persona. Essa atitude é importante para que você não tenha prejuízos com o estoque depois. Dessa forma também é possível tomar decisões baseadas no interesse real do seu público sobre as mercadorias da empresa.

Esse passo é fácil e não é muito caro. Você pode fazer uma pesquisa formal por e-mail ou trazer essa questão durante a nutrição de contatos (leads), por exemplo. Além disso, também pode aproveitar momentos em que o cliente  iniciou o contato com sua empresa, como ao finalizar uma compra.

Estabeleça um orçamento para o marketing

Investir em marketing digital pode colocar sua empresa um passo à frente da concorrência. Para isso, conheça  as características do seu público para saber quais estratégias podem dar certo. Escolha os canais certos de divulgação e quantifique os gastos que você terá com o investimento em mídia paga.

Escolha os canais de divulgação

Estabeleça os canais de comunicação e atendimento ao cliente que sejam foco da sua persona. A ideia é ir onde seu público está para otimizar as chances de fechar negócio e sanar dúvidas de maneira rápida. Essa seleção deve ser feita especialmente nas redes sociais, que durante a Black Friday se tornam ambientes centrais para a divulgação de ofertas.

Defina KPIs

No ambiente digital, cada ação tem condições de ser medida e posteriormente avaliada de maneira precisa. Traçar alguns KPIs (Key Performance Indicators ou Indicadores-chave de Desempenho) oferece uma análise fiel à sua campanha. Alguns indicadores eficazes são:

  • Taxa de conversão
  • Custo de Aquisição por Clientes (CAC)
  • Return on Investiment ou Retorno sobre Investimento (ROI)
  • Ticket médio

A Black Friday é uma ótima oportunidade de vendas. Ela inicia um período promissor do ano para o comércio. Com ações simples de estratégia e marketing, seus clientes poderão aproveitar suas ofertas e, além disso, sua empresa lucrará  muito com isso. Boas vendas!

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