Acessibilidade Digital e como ela transforma sua empresa

(Última atualização em )

E a sua empresa? Ela é acessível digitalmente? Com o avanço da tecnologia, cada vez mais marcas têm investido em acessibilidade digital. Isso vem acontecendo, como uma forma de possibilitar maior alcance de público. Até porque, nem todas as pessoas conseguem consumir o conteúdo já existente na internet sem alterações.

 

Para que isso aconteça, é necessário realizar algumas pequenas adaptações em materiais já existentes. Da mesma maneira, é possível criar e produzir conteúdo acessível para esse público. Além de maior alcance, empresas que fazem isso garantem uma imagem mais promissora da marca, pois demonstra-se preocupada.

 

A dúvida, no momento de começar a se preocupar com acessibilidade digital, está exatamente no como fazer isso. Isso porque, boa parte das organizações nunca nem sequer parou para analisar essas questões. Mas, o que pode parecer o fim de uma linha, na verdade é só o início de um novo caminho, muito mais acessível.

 

No conteúdo produzido hoje, nós da Fresh Lab queremos te ajudar a refletir sobre o porquê sua empresa deve se preocupar com a acessibilidade. Para isso, iremos falar um pouco sobre essa questão e, na sequência, sugerir algumas opções. Sendo assim, continue com a leitura do material e descubra os primeiros passos! Bora lá?

 

Mas, afinal: O que exatamente é acessibilidade digital?


acessibilidade digital

Podemos dizer, que a acessibilidade digital é a eliminação das barreiras que excluem um determinado público. Nesse sentido, quando grandes empresas passam a se preocupar com questões de acessibilidade, existe um maior alcance. Além disso, através desse alcance é possível conquistar e contemplar novas pessoas.

 

A acessibilidade é importante, pois ela garante que um conteúdo possa ser visto e consumido por um número maior de pessoas. Porém, o grande diferencial mesmo, está no grupo de pessoas que infelizmente, quase não é contemplado. Dessa forma, ao se preocupar com essas questões, sua empresa demonstra respeito pela diversidade.

 

Sem contar que, através de ferramentas e técnicas que aumentem a acessibilidade de sua marca, a imagem dela melhore perante o mercado. Ou seja, tanto clientes, quanto outras grandes empresas passarão a enxergar melhor sua organização. Mas, a pergunta que fica é: como investir nessa acessibilidade digital? 

 

Para te ajudar a pensar melhor nisso, nós separamos 3 soluções que podem tornar sua empresa acessível na internet. Confira cada uma delas e garanta que sua marca comece a se preocupar com essas inclusões. Com isso, temos certeza que sua empresa será transformada de forma positiva interna e externamente. Bora lá?

 

3 soluções para tornar sua empresa acessível no meio digital:

acessibilidade digital

Quando falamos em acessibilidade na internet, estamos nos referindo, principalmente, às páginas de site e redes sociais. Por isso, pensar em tornar esses espaços mais acessíveis, já garante uma melhor entrega do conteúdo da sua empresa. Para te ajudar nessa tarefa, confira 3 soluções práticas:

 

1. Invista em design acessível

Ao buscar sobre o aumento na acessibilidade de seu site, provavelmente sua empresa irá se deparar com os termos WCGA e ADA. Basicamente, essas siglas se referem às Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web e a Lei dos Americanos com Deficiência. 

 

Tais diretrizes foram criadas e são mantidas como uma ferramenta para o aumento na acessibilidade digital nos designers de sites. Para isso, são mudadas cores do site, códigos, tamanho das fontes e mais alguns pontos. Sendo assim, investir na manutenção de um site para deixá-lo mais acessível é uma necessidade do mundo digital.

 

2. Realize testes

O primeiro passo para mudar seu site, é descobrir o que, exatamente, precisa ser mudado nele. Nesse momento, realizar testes e auditorias em suas páginas é um ponto crucial. Isso porque, serão esses processos que irão determinar o que pode ser transformado na construção do seu endereço virtual. 

 

Com isso, é possível melhorar as Tags Alt, responsáveis por descrever arquivos de mídia. Em um primeiro momento, pode até parecer um caminho complicado, mas com um pouco de empenho já é possível aumentar a acessibilidade digital de seu site. Para finalizar, uma dica, é utilizar a ferramenta Google Lighthouse e ter uma auditoria gratuita!

 

3. Contrate uma equipe especializada

Como sabemos, um dos últimos passos na transformação do seu site, é contratar uma equipe especializada em sites. Para isso, você precisará de designers, desenvolvedores e programadores de alta expertise. Com eles, o site de sua empresa será editado, tornando-se muito mais acessível para o público em geral.

 

Por mais que essa etapa assuste e pareça complicada, na verdade é uma das mais fáceis de serem resolvidas. Para isso, sua empresa só precisa saber onde encontrar uma equipe de Web comprometida e de alta qualidade. Para sua sorte, nós da Fresh Lab podemos te ajudar com isso! 

 

Quer saber como? Basta acessar nossa página de Web Design e saber mais sobre nossos serviços, equipe e trabalhos realizados. Feito isso, entre em contato conosco e solicite um orçamento descomplicado. Além de fácil, você recebe uma resposta em até 48 horas após o envio de sua necessidade. Estamos esperando!


Leia também: Criação de sites para empresas

Compartilhe
Confira também

Tópicos

Confira nosso Podcast

"O Poder da Colaboração entre Marketing e Vendas"
Fresh Talks