Quer melhorar a experiência do usuário em seu site?
O mercado empresarial cresceu e se tornou, além de um espaço físico, um ambiente digital repleto de possibilidades. Atualmente, quando precisamos de um determinado produto ou serviço, bastam alguns cliques e pronto, é só clicar em finalizar. Embora essa facilidade seja excelente para o consumidor, as empresas acabam sofrendo um pouco.
Isso acontece, pois é preciso se destacar e sair na frente da concorrência. Mas, como fazer isso em uma rede com tantas marcas prometendo o mesmo? Primeiro, é preciso garantir seu espaço e você pode fazer isso com um site! No entanto, acreditar que só um site já é o suficiente é um engano, já que de sites e sites o meio digital está cheio.
Isso significa que você precisa encontrar maneiras de se destacar entre tantas e tantas empresas. Uma das maneiras de fazer isso, é investindo em um site diferente, que chame a atenção pelo layout e conquiste na navegação. Chamamos isso de experiência do usuário e ela é essencial desde o primeiro, até o último contato.
Para colocar sua empresa em um lugar de destaque, é preciso se diferenciar da concorrência. Mas, ao contrário do que muitos pensam, nem sempre os atos grandiosos são os que irão fazer a diferença. Em alguns momentos, basta oferecer uma boa experiência de navegação e de compra, para que exista o encantamento.
Contudo, atingir esse objetivo exige planejamento e estudo, além de um time especializado trabalhando com sua empresa. Nos tópicos abaixo, iremos te mostrar três benefícios de investir na experiência do usuário em suas páginas. Por isso, fique por aqui e confira cada uma delas para saber como melhorar sua atuação digital!
Se tem uma ação que pode ajudar sua empresa na captação de leads mais qualificados, é a experiência dos usuários dentro de suas páginas. Seja em Landing Pages ou em seu site, focar em otimização é um excelente investimento. Sendo assim, confira abaixo três diferenciais que só um site otimizado pode garantir à sua empresa:
Quando um usuário tem uma experiência agradável de navegação, é mais provável que ele retorne às suas páginas. Assim, com recorrência de visitas e claro, um bom interesse em seus produtos e serviços, as chances de conversão aumentam e muito. Invista em uma otimização que torne seu site um ambiente agradável e de navegação prazerosa!
Em meio a tantas empresas, ter um site que destaque sua marca é o objetivo de muitas empresas. Porém, é preciso saber que, para que isso ocorra, você deve se diferenciar no que diz respeito à experiência do usuário. Por isso, foque em um layout mais limpo, elementos gráficos leves, conteúdo objetivo e que torne a visualização mais eficaz.
Um site bem construído garante mais autoridade tanto para os usuários que irão visitar sua página, como para os mecanismos de busca. Com uma boa otimização, mecanismos como o Google irão garantir classificações melhores à suas páginas. Tudo isso, só tem a agregar valor à sua marca, atraindo cada vez mais visitantes.
Como já deu para perceber, existem inúmeras maneiras de aprimorar a experiência dos usuários em seu site. Mas, uma das formas mais importantes, é garantir uma velocidade eficiente em suas páginas. Por isso, vejamos no próximo tópico, como otimizar a velocidade do seu endereço e melhorar a experiência do usuário!
Confira abaixo, algumas práticas para aumentar a velocidade do seu site:
As imagens geralmente são responsáveis por uma parte significativa do tamanho total de um site. Sendo assim, ao otimizar as imagens, você pode reduzir o tamanho do arquivo sem comprometer a qualidade. Isso pode ser feito, através da compressão das imagens antes de carregá-las no site utilizando ferramentas específicas para isso.
Resumidamente, a minificação envolve a remoção de espaços em branco, comentários e caracteres desnecessários dos arquivos CSS e JavaScript. Com isso, você reduz o tamanho desses arquivos e melhora o tempo de carregamento do site. Além disso, existem ferramentas online disponíveis para realizar a minificação automaticamente.
O cache permite armazenar uma versão estática do seu site nos dispositivos dos visitantes. Com isso, você evita que o servidor precise gerar o site do zero a cada visita. Ao configurar o cache adequado, o carregamento do site será mais rápido, melhorando a experiência do usuário que retorna para suas páginas.
A compactação GZIP é uma técnica que reduz o tamanho dos arquivos transferidos entre o servidor e o navegador do usuário. Com a compactação ativada, os arquivos são comprimidos antes de serem enviados e descomprimidos no navegador do usuário. Essa ação, resulta em tempos de carregamento mais rápidos.
Cada arquivo solicitado por um navegador gera uma solicitação HTTP. Assim, quanto mais solicitações o navegador precisar fazer para carregar seu site, mais tempo levará para carregá-lo. Dessa forma, reduzir o número de solicitações HTTP pode melhorar e muito a velocidade de seu endereço, bem como a experiência do usuário.
Não tem como negar que um bom provedor de hospedagem pode ter um impacto significativo na velocidade do seu site. Por isso, certifique-se de escolher um provedor confiável que ofereça recursos adequados e um bom desempenho do servidor. Assim, você mantém seu site seguro e ainda melhora a experiência de quem visita seu site.
Essas são apenas algumas das práticas que você pode implementar para aumentar a velocidade do seu site. Porém, lembre-se que cada site é único, então é importante analisar seu caso específico e fazer ajustes conforme necessário.
Além disso, algumas ferramentas online, como o Google PageSpeed Insights, podem fornecer informações detalhadas sobre o desempenho do seu endereço. Tudo isso, com foco em oferecer sugestões adicionais para melhorar a velocidade. Quer investir em um site que garanta uma excelente experiência do usuário? Fale com a gente da Fresh Lab!