Como otimizar a velocidade do seu site para melhorar a experiência do usuário

(Última atualização em )

Quer melhorar a experiência do usuário em seu site?

O mercado empresarial cresceu e se tornou, além de um espaço físico, um ambiente digital repleto de possibilidades. Atualmente, quando precisamos de um determinado produto ou serviço, bastam alguns cliques e pronto, é só clicar em finalizar. Embora essa facilidade seja excelente para o consumidor, as empresas acabam sofrendo um pouco. 

Isso acontece, pois é preciso se destacar e sair na frente da concorrência. Mas, como fazer isso em uma rede com tantas marcas prometendo o mesmo? Primeiro, é preciso garantir seu espaço e você pode fazer isso com um site! No entanto, acreditar que só um site já é o suficiente é um engano, já que de sites e sites o meio digital está cheio. 

Isso significa que você precisa encontrar maneiras de se destacar entre tantas e tantas empresas. Uma das maneiras de fazer isso, é investindo em um site diferente, que chame a atenção pelo layout e conquiste na navegação. Chamamos isso de experiência do usuário e ela é essencial desde o primeiro, até o último contato.

O que é experiência do usuário e porque é importante?

Para colocar sua empresa em um lugar de destaque, é preciso se diferenciar da concorrência. Mas, ao contrário do que muitos pensam, nem sempre os atos grandiosos são os que irão fazer a diferença. Em alguns momentos, basta oferecer uma boa experiência de navegação e de compra, para que exista o encantamento. 

Contudo, atingir esse objetivo exige planejamento e estudo, além de um time especializado trabalhando com sua empresa. Nos tópicos abaixo, iremos te mostrar três benefícios de investir na experiência do usuário em suas páginas. Por isso, fique por aqui e confira cada uma delas para saber como melhorar sua atuação digital!

Benefícios na melhoria da experiência do usuário

Se tem uma ação que pode ajudar sua empresa na captação de leads mais qualificados, é a experiência dos usuários dentro de suas páginas. Seja em Landing Pages ou em seu site, focar em otimização é um excelente investimento. Sendo assim, confira abaixo três diferenciais que só um site otimizado pode garantir à sua empresa:

1. Visitas recorrentes

Quando um usuário tem uma experiência agradável de navegação, é mais provável que ele retorne às suas páginas. Assim, com recorrência de visitas e claro, um bom interesse em seus produtos e serviços, as chances de conversão aumentam e muito. Invista em uma otimização que torne seu site um ambiente agradável e de navegação prazerosa! 

2. Destaque competitivo

Em meio a tantas empresas, ter um site que destaque sua marca é o objetivo de muitas empresas. Porém, é preciso saber que, para que isso ocorra, você deve se diferenciar no que diz respeito à experiência do usuário. Por isso, foque em um layout mais limpo, elementos gráficos leves, conteúdo objetivo e que torne a visualização mais eficaz. 

3. Maior autoridade

Um site bem construído garante mais autoridade tanto para os usuários que irão visitar sua página, como para os mecanismos de busca. Com uma boa otimização, mecanismos como o Google irão garantir classificações melhores à suas páginas. Tudo isso, só tem a agregar valor à sua marca, atraindo cada vez mais visitantes.

Como já deu para perceber, existem inúmeras maneiras de aprimorar a experiência dos usuários em seu site. Mas, uma das formas mais importantes, é garantir uma velocidade eficiente em suas páginas. Por isso, vejamos no próximo tópico, como otimizar a velocidade do seu endereço e melhorar a experiência do usuário!

Mas, afinal: Como otimizar a velocidade do site?
dCQNihAtnt5pyu8dYPjVX PwqHVunpZsADDAm2t4O 04eoc Z0FyxZnXaH6PmaH79FlYnxLsHJKVVPSk fyxuZ4jLWK9EazyfK nIjqDfgjiLeotS2ht4eHo3zKqi8eb1LLorNzPHxr 9guqtnFE gk

Confira abaixo, algumas práticas para aumentar a velocidade do seu site:

Otimização de imagens

As imagens geralmente são responsáveis por uma parte significativa do tamanho total de um site. Sendo assim, ao otimizar as imagens, você pode reduzir o tamanho do arquivo sem comprometer a qualidade. Isso pode ser feito, através da compressão das imagens antes de carregá-las no site utilizando ferramentas específicas para isso. 

Minificação de arquivos CSS e JavaScript

Resumidamente, a minificação envolve a remoção de espaços em branco, comentários e caracteres desnecessários dos arquivos CSS e JavaScript. Com isso, você reduz o tamanho desses arquivos e melhora o tempo de carregamento do site. Além disso, existem ferramentas online disponíveis para realizar a minificação automaticamente.

Uso de cache

O cache permite armazenar uma versão estática do seu site nos dispositivos dos visitantes. Com isso, você evita que o servidor precise gerar o site do zero a cada visita. Ao configurar o cache adequado, o carregamento do site será mais rápido, melhorando a experiência do usuário que retorna para suas páginas. 

Compactação GZIP

A compactação GZIP é uma técnica que reduz o tamanho dos arquivos transferidos entre o servidor e o navegador do usuário. Com a compactação ativada, os arquivos são comprimidos antes de serem enviados e descomprimidos no navegador do usuário. Essa ação, resulta em tempos de carregamento mais rápidos.

Minimizar solicitações HTTP

Cada arquivo solicitado por um navegador gera uma solicitação HTTP. Assim, quanto mais solicitações o navegador precisar fazer para carregar seu site, mais tempo levará para carregá-lo. Dessa forma, reduzir o número de solicitações HTTP pode melhorar e muito a velocidade de seu endereço, bem como a experiência do usuário.

Escolha de um bom provedor de hospedagem

Não tem como negar que um bom provedor de hospedagem pode ter um impacto significativo na velocidade do seu site. Por isso, certifique-se de escolher um provedor confiável que ofereça recursos adequados e um bom desempenho do servidor. Assim, você mantém seu site seguro e ainda melhora a experiência de quem visita seu site.

p3PwWxQYAm 8M7a0a625qLdAwfjilGKsjSQkEx605qRzRtvr2cK8UQIpt2cUrmvH4fRk9Gj4LV9mQkCV1rLH9o8gxg7scy29gyTu93K3Mzo2A4saJUIQPdK3 QYHFc2ykHWfwDj1kGvregrc iCEeZA

Essas são apenas algumas das práticas que você pode implementar para aumentar a velocidade do seu site. Porém, lembre-se que cada site é único, então é importante analisar seu caso específico e fazer ajustes conforme necessário. 

Além disso, algumas ferramentas online, como o Google PageSpeed Insights, podem fornecer informações detalhadas sobre o desempenho do seu endereço. Tudo isso, com foco em oferecer sugestões adicionais para melhorar a velocidade. Quer investir em um site que garanta uma excelente experiência do usuário? Fale com a gente da Fresh Lab! 

Compartilhe
Confira também

Tópicos

Confira nosso Podcast

"O Poder da Colaboração entre Marketing e Vendas"
Fresh Talks