O setor de saúde está continuamente em busca do próximo avanço tecnológico.
Afinal, seja um tratamento novo e aprimorado, uma instalação inovadora ou a expansão das especialidades médicas, as organizações de saúde estão sempre trabalhando para fornecer um nível mais alto de atendimento aos pacientes.
Ao contrário de qualquer outro setor, a saúde atende a um público amplo. E, os consumidores de hoje estão se tornando mais dependentes das redes sociais e dos sites. Na verdade, o case de hoje vai mostrar como os pacientes dependem cada vez mais de um website médico para tomar decisões de saúde.
Aliás, isso demonstra a importância de ficar por dentro do marketing digital e manter sua organização na vanguarda das mudanças, mesmo online. A Fresh Lab trouxe, nessa leitura, o case de seu cliente Alexandre Coutinho, especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo e Cirurgia Geral em Curitiba, e os reflexos de sua forte estratégia e marketing digital, fundamentais na conquista de pacientes e geração de leads.
A campanha, ativa e gerenciada desde março de 2019, possui foco em estratégias principais, que levam à um sucesso contínuo e bons resultados para o consultório. São elas:
Para nós, um site serve como um tapete de boas-vindas para qualquer organização. Isto porque, normalmente, é a primeira impressão que uma organização passa e desempenha papel importante na decisão do paciente de escolher uma instituição ou então ir para outro lugar.
Portanto, nós nos preocupamos de que a experiência do usuário seja a mais fácil possível.
Provavelmente, se alguém está em seu site, está procurando respostas para si mesmo ou para um ente querido e deseja encontrar o que está procurando rapidamente para que possa agir. Apenas no Brasil, cerca de 10 milhões de usuários acessam sites sobre saúde regularmente. Com elementos essenciais, dispostos de maneira dinâmica, facilitamos a localização de informações preciosas para os pacientes, fazendo dos recursos disponíveis os mais relevantes possíveis.
Através do site, o cirurgião Alexandre Coutinho consegue marcar consultas, gerar novos contatos, responder rapidamente algumas questões sobre seu atendimento, ou mesmo, subir novos arquivos de artigos científicos recentemente publicados. Tudo isso em poucos cliques e com a interface mais amigável.
Um blog deve andar de mãos dadas com um site forte e fácil de usar.
E, sabendo disso, aproveitamos a grande quantidade de pesquisas relacionadas à assuntos médicos, e criamos conteúdos ricos para o blog, fornecendo maiores informações sobre condições de saúde, respostas a perguntas, dicas rápidas e conselhos que eles podem obter sem ir ao médico – mas, sem é claro, deixar de recomendar a visita ao especialista para confirmarem suas suspeitas.
Apenas no último mês, recolhemos os dados de blog de Alexandre Coutinho e avaliamos com alguns períodos anteriores. O blog é uma ótima ferramenta de crescimento orgânico e, como o site é considerado ‘’novo’’, o blog se mostrou um item essencial para o aumento de acessos. Agosto de 2020 e Setembro de 2020 tiveram, em soma, mais de 10 mil acesso, com média de 600 visitantes por dia!
Nós nos certificamos de planejar um calendário editorial em torno dos meses de saúde e outros tópicos relevantes à sua organização. Um blog é uma ótima maneira de compartilhar, com profundidade, assuntos de grande importância para pacientes que já passam ou precisam iniciar um tratamento, falando desde o início sobre a doença, até os pontos mais delicados, como o diagnóstico e recuperação.
Com fluxo constante e alto de acessos por usuários diários, o blog de Alexandre Coutinho cobre uma variedade de questões de saúde. Com navegação facilitada por tópicos, é fácil encontrar o conteúdo do qual o paciente mais se interessa e os engajar suficientemente para agendar uma nova consulta futura.
O público está cada vez mais inclinado para o conteúdo visual e isso não é surpresa para ninguém, certo?
Com um conteúdo atraente, trazendo Alexandre Coutinho como o principal mensageiro, falamos sobre sua especialização com uma linguagem mais popular. Isto inevitavelmente aumenta sua credibilidade e atrai um público que está lá fora em busca de um especialista num assunto que os interessa de verdade.
Assim como o site, as redes sociais de Alexandre Coutinho foram estruturadas completamente do zero. Hoje, já contam com uma comunidade de +1.500 pessoas, com alcances semanais somando 12.000 usuários.
Ter um especialista falando de maneira apaixonada sobre sua área de especialização e descrevendo seu ponto de vista sobre os cuidados de pacientes aumenta o nível de conforto dos leitores e cria uma experiência de aproximação, importante para extrair o interesse dos futuros pacientes.
Você até pode ter um bom site, uma boa quantidade de postagens no blog, conteúdo informativo e bonito, mas de que servem se não estão sendo encontrados?
Por meio do processo de otimização dos mecanismos de pesquisa (SEO), aumentamos a qualidade e a quantidade de tráfego orgânico, centralizando o conteúdo de Alexandre Coutinho em palavras-chave específicas dos quais seus pacientes realmente usariam em suas pesquisas diárias.
O trabalho de estruturar palavras-chave foi essencial para o aumento de pesquisas e acessos dentro do site. Isto porque, em Janeiro deste ano, a média de acessos no site era 121 acessos por dia no tráfego orgânico. O número cresceu até o último relatório, com média acima de 3.600 acessos no site.
Com a utilização de ferramentas de análise e segmentação, determinamos as palavras-chave com as melhores classificações e seus usos em cada página do site. Assim, direcionamos todo esse tráfego orgânico para o site, tornando todas as suas páginas mais eficientes em questão de qualificação e acessos.
Se a sua organização não estiver nas redes sociais, saiba que você está perdendo uma grande oportunidade de se conectar com o seu público. Isto porque as redes sociais são uma excelente ferramenta promocional quando utilizadas corretamente.
Afinal, usuários como os que buscam por conteúdos relacionados à saúde envolvem-se mais e estão propensos a compartilhar seu conteúdo quando reconhecem que o mesmo é bem articulado, atraente e com grande variedade. Portanto, ter um time para planejar suas postagens com maior sabedoria é essencial para expandir suas presença e alcance nas redes sociais.
Nossa estratégia com este cliente é compartilhar imagens, postagens de blog com as atualizações semanais que fazemos, avaliações positivos de pacientes, dicas de cuidados com a saúde relacionadas à saúde geral, e muitas outras.
Além disso, a utilização de recursos integrados em cada uma das redes sociais onde Alexandre Coutinho está envolvido é fundamental para que os pacientes o encontrem com mais facilidade e tenham suas necessidades atendidas.
Uma forte estratégia de marketing digital voltado à área de saúde é eficaz quando é gerenciada de maneira simplificada, mas , com todos os componentes presentes em completa sincronia entre si.
Além de ter o cliente presente na aprovação dos temas, discutindo pautas e trazendo novidades, nossa equipe está sempre aprendendo cada vez mais e se aprofundando em novos temas por meio do feedback do público e das análises de performance do site.
Quando conectados, esses elementos permitem um desempenho acima do esperado, e, os esforços feitos são refletidos de maneira positiva no offline.
Hoje em dia, muitas organizações estão gerenciando o seu marketing digital e criando estratégias. Mas, para alcançar o real sucesso do marketing digital aplicado à Medicina, é necessário ter uma equipe que entenda por completo do assunto e repassem seus conhecimentos em ações contínuas.
Todas essas ações, em conjunto, geraram reconhecimento, alcance e crescimento de mais de 2975% para o cliente.
Você está procurando criar conteúdo atraente para seus pacientes e expandir o alcance da sua marca através do marketing digital?
Então conte com o time da Fresh Lab ao seu lado para garantir ótimos resultados para o seu futuro. Entre em contato hoje mesmo e saiba como alavancar seu negócio!