Que o TikTok é um sucesso de usuários ao redor do mundo você já sabe, certo? Aqui no Brasil, são 98,6 milhões de usuários ativos na plataforma. O nosso país é a terceira posição de maiores contas ativas, conforme dados do DataReportal de 2024.
O público brasileiro perde apenas para a Indonésia, com 123,8 milhões de usuários, e, para os EUA, com 140 milhões.
Para o ano de 2024, estão previstas algumas mudanças na plataforma, principalmente quando o assunto é a produção de conteúdo. Além disso, a experiência do usuário também está em pauta, priorizando como o indivíduo usa o sistema.
Veja o que pode mudar no aplicativo nos próximos meses:
Uma das mudanças mais significativas para 2024 é a realidade aumentada, proporcionando funcionalidades mais interessantes. Ou seja, os filtros ali disponíveis, vão proporcionar novos níveis de usabilidade.
Além disso, será uma nova etapa para os próprios criadores de conteúdo que usam a plataforma, incluindo elementos que aproximam mais ainda o telespectador do vídeo em questão.
Com um alcance cada mais singular, existe uma preocupação maior com a qualidade dos conteúdos que estão sendo gerados.
No ano de 2024, devido à pressão em vários países, a plataforma teve que se mexer para ter mais controle dos conteúdos ali disponibilizados.
Assim, hoje o algoritmo é mais rigoroso quanto ao que está sendo publicado. Nesse caso, acontece a remoção de conteúdos impróprios casos de:
Portanto, algumas medidas que a plataforma realiza são:
Como já citamos acima, com a abundância de usuários na plataforma o aplicativo se torna uma ótima fonte de comércio.
Ainda em fase de estudos, não se sabe bem ao certo como serão feitas as vendas, mas, com certeza a experiência do usuário estará em primeiro lugar, seja para criadores quanto para os consumidores de conteúdo.
Mas, o que esperar? Nesse caso, as especulações são direcionadas para:
Quem aqui já usou o TikTok e assistiu uma live? Esse tem sido um formato que tem atraído cada dia mais usuários, principalmente pela capacidade de interação, possibilidade de enquetes, chat disponível e muito mais.
Outro ponto esperado é a inserção de legendas automáticas, facilitando a comunicação do telespectador, independente de qual seja o país que a pessoa está assistindo aquele conteúdo.
Um nicho que tem ganhado cada vez mais atenção é a educação no app do TikTok. Isso acontece porque o seu alcance ganha a atenção dos criadores de conteúdo, independente de qual seja a área de atuação.
A expectativa, nesse caso, é a integração de ferramentas como o Adobe, Canva e tantas outras. Além disso, os próximos passos devem incluir:
Independente de quais sejam as mudanças que vão acontecer, já não é de hoje que investir na produção de conteúdo para a plataforma é a tendência do momento, certo?
O que você tem feito para a sua marca para ganhar espaço dentro do TikTok? Se ainda não traçou uma estratégia para esse canal, é a hora de pensar nos próximos passos!
A Fresh Lab está sempre de olho nas principais tendências das redes sociais e tudo que envolve o marketing! We Grow Together!