Marketing para construção civil: o bom, o ruim e o mais ou menos

Se não, saiba que este é um ótimo momento para dar início a essa estratégia. Apesar das dificuldades enfrentadas nos últimos meses por conta da Pandemia do Novo Coronavírus, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) estipula que o PIB da Construção Civil tenha um avanço de 4% ainda este ano.

As previsões são muito animadoras, porém, para se destacar num meio tão competitivo quanto a Construção Civil, não tem escapatória: é preciso investir esforços no Marketing Digital

Nesse sentido, é essencial apostar numa estratégia sólida focada em resultados. Para te ajudar com isso, a Fresh Lab preparou para você este artigo com tudo o que você precisa saber sobre Marketing para Construção Civil: o bom, o ruim e o mais ou menos.

Marketing para construção civil: o bom, o ruim e o mais ou menos

Sabe aquela famosa frase, “É preciso ser visto para ser lembrado”? A lógica que guia as estratégias de Marketing Digital partem desse mesmo princípio. Por isso, para se destacar no meio da área de Construção Civil, é preciso prestar atenção em como a sua empresa está lidando com a prospecção de novos clientes através de ações dentro do meio digital.

Dentro do Marketing, todo nicho possui suas especificidades, e com a área de Construção Civil não seria diferente. Muitas empresas conseguiram construir seus nomes com o Marketing de Relacionamento, eventos e referências, mas existem outras formas de ir ainda mais longe com o marketing digital e com o marketing de conteúdo.

O que é Marketing para Construção Civil?

O Marketing para construção civil é a forma como a sua empresa atrai novos clientes e gera mais lucros. Tudo isso através de um relacionamento que é benéfico tanto para você quanto para a sua clientela, já que há a criação de valor do seu negócio e a entrega de resultados que satisfaçam a dor do seu público.

Assim como nas obras feitas pela sua empresa, o Marketing para Construção Civil exige planejamento, orçamento e muito esforço para que chegue a resultados satisfatórios.

E alguns fatores são essenciais para que esse caminho seja ainda mais assertivo. Por exemplo: entender o comportamento do seu público, fazer a definição das suas personas, definir se os seus serviços conversam e são acessíveis ao público que você quer atingir, ter o seu produto final muito bem definido e daí por diante.

Mas por que isso é tão importante?

A importância do Marketing para empresas de Construção Civil

Dentro da Construção Civil, um fator determinante para o fechamento de negócios com ticket médio com valores interessantes é ser autoridade no assunto. E o Marketing Digital trabalha justamente para ajudar a sua empresa a criar essa autoridade tão necessária.

Com isso, seu negócio pode atingir novos públicos, aqueles que não seriam acessados com as estratégias convencionais, com um preço menos elevado em comparação ao Marketing Tradicional.

Graças à criação de conteúdo e outros meios de atrair seu público com o Marketing Digital, sua empresa fica na mente do consumidor e passa a ser uma referência para ele, aumentando exponencialmente o número de leads e de negócios a serem fechados a curto e a longo prazo.

Um exemplo prático disso é imaginar que você lança um ebook gratuito que ensina as pessoas a calcular o tempo para construir um prédio. Seu concorrente, por outro lado, apenas lança um site no ar e espera atrair seu público com posts pouco relevantes nas redes sociais.

Qual das duas empresas o consumidor final veria como autoridade no assunto? Sim, seu público observa todos esses detalhes antes de entrar em contato com um negócio.

Os piores erros que você pode cometer

Todo caminho é construído com erros e acertos, mas existem algumas falhas que você não deve cometer se quiser sair ganhando com sua estratégia de Marketing para Construção Civil.

1. Ignorar a importância do Marketing para Construção Civil

O primeiro deles é ignorar os sinais de que você realmente precisa do Marketing Digital para alavancar sua empresa de Construção Civil. Cada vez mais, as empresas estão reconhecendo o quão valiosas são essas estratégias, e ficar de fora disso, acredite, é um grande erro.

2. Não ter um bom site

Primeiro de tudo, você precisa ter um site. E se tiver, esse site precisa ser bom.

Seu site é seu cartão de visitas. Sem ele, seu público não tem um lugar confiável para buscar informações sobre o seu negócio. E se o consumidor desconfia, você estará o afugentando e, consequentemente, perdendo boas oportunidades.

3. Não ter redes sociais

Quase todo mundo tem redes sociais atualmente. Dentre as bilhões de pessoas que estão conectadas no Facebook, Instagram, Twitter, entre outras redes, estão seus clientes. E se eles te procurarem por lá, eles vão te achar?

Além de facilitar a interação com seu público, as redes sociais são excelentes plataformas para a construção de conteúdo de valor, que aumentam o engajamento da sua empresa e aproximam as pessoas para perto de você.

Como fazer um bom Marketing para Construção Civil?

Agora que você já sabe o que não fazer na hora de divulgar a sua empresa de Construção Civil, está na hora de colocar no papel tudo o que você precisa para fazer um bom marketing.

1. Tudo começa com planejamento

Você não começa uma obra sem antes planejá-la, não é verdade?

O planejamento dentro do Marketing Digital é um passo essencial para o sucesso das suas ações.  Nele, você deve ter em mente quem são as suas personas e começar a identificar como atingir seu público de forma positiva para reter novos clientes.

Nesse momento, tenha em mente que tipo de conteúdo mais combina com o seu negócio, qual a rede social que você mais deve investir esforços, faça uma boa análise de SEO no seu site, considere criar um Blog para fortalecer a sua autoridade, analise quanto você poderá investir em tráfego pago e etc.

Ainda está muito confuso? Continue lendo que temos mais dicas para te auxiliar nos próximos tópicos.

2. Considere criar conteúdo para blog

Um blog é, de longe, um dos melhores lugares para você ganhar autoridade e confiança dos seus consumidores. Por mais que exista muito conteúdo sobre Construção Civil na internet atualmente, muitos desses materiais ainda são superficiais ou não têm uma qualidade boa, o que aumenta ainda mais a sede do seu público de consumir um bom conteúdo.

Quando você se torna a resposta das perguntas do seu possível cliente, as chances de novos negócios serem fechados crescem muito.

Algo interessante de se notar é que um blog funciona de maneira contrária aos anúncios. Ao escrever artigos e ganhar um bom posicionamento orgânico no Google, não é você quem estará atrás do seu cliente, mas sim ele que estará encontrando seu negócio, o que traz a sensação ao seu consumidor de estar no controle de tudo, e não forçado a ver algo, como acontece muito em alguns anúncios que vemos por aí.

3. Ofereça e-books e outros materiais ricos ao seu público

Uma outra dica valiosa para a sua  estratégia de Marketing para Construção Civil é oferecer ao seu público e-books, infográficos e outros materiais ricos.

Esse tipo de material é conhecido como “isca digital” e serve para atrair leads — ou seja, potenciais clientes — ao seu negócio.

Na maioria das vezes, a troca de materiais mais elaborados exige o preenchimento de um formulário com algumas informações de contato. Com isso, você pode começar a dialogar diretamente com o público que se interessou pelo seu conteúdo e, aos poucos, fechar novos negócios.

4. Foco no conteúdo para Redes Sociais

Suas redes sociais podem ser a chave de entrada do seu público para a sua empresa. Com a criação de posts interessantes, informativos e que gerem engajamento para a sua empresa, você atrai novas pessoas para o seu site e consegue mantê-las informadas.

Mas lembre-se que não é toda rede social que lhe trará bons resultados. Não faz sentido, por exemplo, um escritório de advocacia ter um perfil no Pinterest, ou uma loja de decoração ter um perfil no LinkedIn. O certo é você identificar onde está o seu público e investir seus esforços em criar conteúdo específico para esses locais.

5. Na dúvida, conte com um apoio profissional

Uma forma ainda mais segura para ter sucesso na sua estratégia de Marketing para Construção Civil é contar com uma Agência especializada.

Com isso, todo esse trabalho fica nas mãos de profissionais capacitados e focados em resultados.

A Fresh Lab, por exemplo, é uma Agência de Marketing Digital 100% focada na sua empresa, sempre em busca dos melhores resultados para o seu negócio.

Clique aqui para entrar em contato conosco e ter mais informações.

O caminho pode ser longo, mas os resultados compensam

Como dissemos ali em cima, a criação de uma estratégia de Marketing para Construção Civil nem sempre é o caminho mais fácil, mas com certeza é o mais certeiro e eficaz para se obter resultados.

Esperamos que essas dicas tenham te ajudado a diferenciar o marketing bom e o ruim para você focar ainda mais naquilo que mais trará retorno para a sua empresa.

E se precisar de ajuda, lembre-se que a Fresh Lab pode te ajudar.

Por hoje é só!

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freshlab
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