Quais as vantagens do Inbound Marketing para empresas
,
Publicado 16 de março de 2022 • 16:00Hrs

Precisando atrair e fidelizar novos clientes? Descubra como fazer isso com o Inbound Marketing para empresas! Para quem ainda não conhece essa estratégia, trata-se basicamente de um marketing feito através da produção de conteúdos. Cada material tem como foco uma etapa específica que será utilizada para converter um possível consumidor em um real cliente da empresa. 

Só quem conhece essa estratégia, sabe que para uma concretização bem sucedida, é preciso fazer com que o consumidor percorra um caminho. Para saber como guiá-lo nesse caminho, tendo mais embasamento no momento da criação de conteúdos, seguimos o chamado funil de vendas ou, funil de Inbound Marketing. 

Cada etapa do funil está ligada a um momento específico do consumidor em relação a marca. Dessa forma, é muito mais fácil saber para qual público você está escrevendo. Existem, nesse funil, 4 passos importantes que vão desde a apresentação da marca, até a fidelização do cliente. Confira abaixo quais são eles:  

Inbound Marketing para empresas - Etapas do funil de vendas

Etapa 1 - Atraindo clientes 

Na primeira etapa do funil de Inbound Marketing encontramos os conteúdos responsáveis por apresentar a empresa ao cliente. Para essa introdução, usamos conteúdos como blogs, anúncios e também páginas em sites. Tudo isso, com muito SEO e palavras-chave para que fique fácil encontrar sua empresa na internet. 

Etapa 2 - Convertendo em leads

A segunda etapa do funil de vendas está ligada à conversão desse consumidor que já conhece os serviços e produtos da marca. Nessa etapa, landing pages, formulários, contatos e chamadas para a ação são as estratégias mais utilizadas, pois o foco é a captação desses leads, ou seja, a captação de seus dados. 

Etapa 3 - Vendendo 

Chegou o momento de alcançar um dos principais objetivos dentro do Inbound Marketing: a venda. As etapas anteriores e a seguinte tem como foco vender o produto ou serviço para os clientes que já foram atraídos e os que serão fidelizados. Nessa etapa, usamos e-mails, qualificamos leads e produzimos demais conteúdos.

Etapa final - Fidelizando o cliente 

Vender apenas uma vez não é o bastante, é preciso manter consumidores fiéis junto a marca. É exatamente por esse motivo que a fidelização de clientes é uma etapa muito importante dentro do funil de Inbound Marketing. Nessa última etapa, utilizamos mais e-mails, CTAs, mídias pagas e ações com cupons e descontos.

Quais os benefícios do Inbound Marketing para empresas?

Falamos acima sobre algumas etapas realizadas durante a aplicação do marketing de conteúdo nas ações da empresa. Contudo, cada uma dessas etapas é feita visando um objetivo que, geralmente, possibilita benefícios à marca. Mas, quais benefícios são esses? O que o Inbound Marketing pode oferecer para a empresa?

Vejamos abaixo, o que a principal estratégia de marketing de conteúdo oferece à sua empresa. Descubra como tornar o Blog de sua marca sua principal ferramenta de atração de clientes: 

Blog

Uma coisa é certa: não existe estratégia de marketing de conteúdo sem a criação de blogs. Além de serem a porta de entrada para os clientes em seu site, os blogs ainda funcionam como uma forma de serviço gratuito ao consumidor. Isso porque, boa parte desses conteúdos são construídos sobre temas de interesse público. 

Por exemplo: Digamos que uma empresa de sabonetes para pele oleosa deseja divulgar sua marca e produtos. Para isso, existem inúmeras estratégias que podem ser realizadas, assim como a nutrição de blogs no site. Sendo assim, os temas mais pesquisados, assim como dúvidas frequentes se tornarão artigos de blog. 

Dessa forma, com a construção correta, palavras-chave adequadas, conteúdo interessante e uma boa escrita, sua marca pode ficar na primeira página do Google. Em outras palavras, seu site passa a ter mais visitas, seus produtos ou serviços começam a ser mais consumidos e sua marca se torna referência. 

Isso, além de Inbound Marketing para empresas, é uma excelente maneira de manter sua empresa mais próxima aos clientes e público em geral. Mas, para saber como criar bons artigos de blog, você terá que esperar até o próximo post. Enquanto isso, que tal conferir outros de nossos conteúdos? Temos uma ótima sugestão: 

Leia também: O que são links patrocinados e como usá-los!

SEO e Core Web Vitals - O que você precisa saber
Marketing Digital no Tik Tok
Como criar uma persona para a empresa
Dicas para conteúdo de blog
Confira as principais estratégias de Inbound Marketing
Como aplicar o inbound marketing na minha empresa?
Funil de Inbound Marketing
Como mensurar ações e resultados de inbound marketing?
1 2 3 6

Qual é o seu cenário atual?

Empresa Pequena

Preciso de ajuda para começar

Estou iniciando o meu negócio e preciso um plano adequado de marketing digital para fazer o meu negócio girar.
Como podemos ajudar
Empresa Média

Já faço, mas preciso melhorar

Já faço algumas ações de marketing digital, mas preciso melhorar a qualidade e performance das minhas ações.
Como podemos ajudar
Empresa Grande

Já tenho uma equipe interna

Já tenho uma equipe interna de marketing digital, mas a equipe está sobrecarregada e sinto que estamos estagnados.
Como podemos ajudar
Banner Case Emart Car
crossmenuchevron-downarrow-right
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram