Qual o tempo de retorno no marketing digital?
Publicado 19 de janeiro de 2020 • 11:06Hrs

Esta é uma pergunta difícil de responder, pois envolve muitos setores dentro de sua empresa, não é mesmo? Crescer exige planejamento, muita dedicação e principalmente compreender o tempo de retorno no marketing digital. Você precisa estar preparado para atender uma demanda maior e manter a qualidade de seu produto/serviço e seu atendimento. Esta é a grande preocupação de uma agência de marketing digital, compreender e ajudar seus clientes a crescer de acordo com a sua capacidade. Por isso, é preciso planejar bem este crescimento!

Não é raro encontrar empresas que planejaram mal seu crescimento e perderam qualidade, gerando atraso, demora no atendimento e até mesmo reclamações nos meios digitais. Por isso, viemos através deste post lhe explicar como planejar adequadamente o seu crescimento, através das ações de Marketing Digital.

Crescimento lento

O crescimento lento tem muitos pontos positivos. Com o planejamento adequado, pequenas empresas conseguem crescer com pouco investimento, pois as estratégias utilizadas não envolvem investimento em mídia paga, mas sim estratégias de crescimento orgânico. Seu investimento será basicamente os honorários de uma boa agência, que com a estratégia adequada pode aumentar muito o seu ROI, baixando o seu custo de aquisição de novos clientes.

Portanto, se a sua empresa ainda não está preparada para crescer rapidamente, recomendamos atuar com ações de longo prazo, que envolvem a produção de conteúdo, ações de inbound marketing e SEO, para aumentar a sua autoridade, relevância e engajamento, de forma gradual e saudável. Como resultado, dentro de alguns meses o alcance orgânico de sua empresa aumenta nas redes sociais, bem como o seu fluxo de leads vindos da rede de pesquisa do Google. Isso tudo sem precisar pagar para ser visto, que sonho não!?

O crescimento lento é saudável para pequenas empresas, tendo em vista que assim é possível melhorar seus processos à medida que a demanda aumenta, evitando a queda de qualidade ou falhas no atendimento. Ele permite que a sua empresa se adapte conforme a sua procura aumenta.

Falando de prazos, recomendamos um planejamento de ao menos 12 meses para construir uma base sólida e recorrente, através das ações citadas acima.

Crescimento rápido

Agora, se o seu negócio já está bem organizado e tudo que lhe falta são bons leads e clientes, vamos botar o pé no acelerador. É hora de elaborar um belo planejamento semestral de ações digitais para encurtar o seu tempo de retorno no marketing digital.

Nestes casos, recomendamos as ações de curto prazo que envolvem investimento em mídia paga, tais como Google Ads Pesquisa, Display, Youtube, impulsionamentos em canais sociais, ações com influenciadores e também ações de Inbound Marketing. Estas são ações que levam pouco tempo para performar e geram bons leads para o seu departamento comercial nutrir, aquecer e fechar as vendas.

Contudo, vale lembrar que, mesmo sendo consideradas ações de curto prazo, é preciso um período mínimo para amadurecer, performar a campanha e encontrar a fórmula de conversão ideal para a sua empresa. Recomendamos no mínimo 6 meses no marketing digital. O insucesso normalmente ocorre quando falta planejamento nas empresas, que esperam por resultados sólidos em 1 ou 2 meses de campanha e, quando isso não ocorre, desistem.

Outro ponto importante que se deve levar em consideração nas estratégias de curto prazo, é que atuar apenas com investimentos em mídia paga pode ser um erro, tendo em vista que quando você para de pagar, você some. Portanto se planeje para não faltar verba ou considere fazer um mix, com ações de curto e médio prazo.

Conclusão

É preciso compreender o momento da empresa, para definir se devemos planejar um crescimento rápido ou lento. Ambas as estratégias têm seus prós e contras. Em muitos casos, recomendamos um mix de ações de curto e longo prazo. Assim, conseguimos bons leads em pouco tempo, mas também permitimos que o valor de investimento em mídia paga se torne menor ao longo do tempo, conforme a sua empresa conquista exposição orgânica.

E aí, qual forma de crescimento faz mais sentido para você?

Conte conosco! Um abraço
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