Hoje vamos compartilhar com vocês algumas dicas de marketing digital para pousada. Afinal de contas, a internet está cheia de possíveis hóspedes, e não importa o tamanho do seu empreendimento.
O que esperar dos viajantes?
Bom, eles podem ter alguns lugares preferidos ao redor do mundo, mas dificilmente vão sempre ficar hospedados no mesmo local. Para algumas pessoas, ficar em lugares diferentes é até mesmo parte da experiência de estar em uma viagem.
Por esse motivo, se você tem uma pousada, um hostel ou um hotel, é fundamental ter uma boa presença online. Hoje vamos dar algumas dicas do que fazer se você ainda não tem nada no digital, e como otimizar o que você já tem.
A verdade é que existem vários tipos de ações digitais que se enquadram neste segmento de mercado. A ideia aqui não é você sair fazendo tudo de uma vez, mas priorizar o que é mais importante e ir otimizando e crescendo ao longo do tempo. Esse é o caminho.
Estamos considerando também que você pode aliar essas dicas com sites de reservas, como Booking, Trivago, etc, se você está nesses canais. Ainda assim, recomendamos que você não espere resultados apenas dessas mídias, mas que assuma o marketing do seu negócio e busque outras formas de atrair mais hóspedes. Especialmente se você está insatisfeito com seus resultados.
Vamos começar pelo básico.
Pois é amiga (o). Chegou o momento de começar a amadurecer a ideia de investir em um bom website para o seu empreendimento.
Você já parou para pensar que os sites são geralmente conhecidos por “home”? Eles são a sua casa na internet, onde você recebe visitantes. É como se fossem uma representação do seu local físico.
Não é preciso dizer que se você der uma experiência ruim para um usuário no seu site ele vai preferir comprar com outra empresa, certo?
Entenda como experiência ruim um site desatualizado, com layout e estrutura antigas, não adaptado para dispositivos móveis e carente de design.
Se você quer investir em algo de valor, invista na construção de uma boa presença digital para sua pousada. E o básico para todos os casos é ter um bom website.
Além disso, com um bom website você já tem muito mais chance de ter o contato das pessoas que vão encontrar você. De nada vai adiantar criar campanhas em outras redes sociais e canais se o seu website é ruim.
Isso também é primordial para ter a atenção dos seus hóspedes em potencial na internet. As imagens e vídeos são as melhores formas de mostrar para seus visitantes o que encontrar no local.
É por isso que você precisa investir em boas fotos. Tudo bem se você não puder fazer vídeos por enquanto, mas as fotos devem ser sua preocupação principal, antes mesmo de pensar em divulgação de marketing digital.
Essa também é uma ação básica para tornar sua pousada mais confiável na internet. Com seu e-mail do Google, você vai criar uma ficha para sua pousada no Google Meu Negócio.
Essa ficha exibe todas as principais informações do seu local para usuários que fazem uma busca específica pela sua empresa. É também nesse local que você pode recolher avaliações dos seus hóspedes satisfeitos.
Quando você completar o cadastro, receberá em 15 dias uma carta de confirmação com um código para validar sua propriedade diante do Google. Você vai ver que pode inserir várias informações valiosas para seus visitantes.
Se você focar na produção de boas imagens para o seu negócio, o Instagram pode ser uma boa rede para você fazer o marketing digital da sua pousada. Isso porque os usuários do Instagram são muito mais receptivos à boas imagens do que imagens com textos. Ou propagandas.
Independente da rede social que você escolher, é preciso focar no engajamento com o público alvo. Para descobrir qual é o canal em que sua audiência está mais engajada, basta fazer algumas pesquisas de mercado/concorrentes e você vai facilmente encontrar empresas que já estão fazendo um bom trabalho.
O importante quando trabalhamos com as redes sociais é entender que precisamos engajar e entreter os usuários que estão conectados com a nossa página ou perfil. Para que isso aconteça, você não pode apenas focar em fazer propagandas do seu negócio. É preciso trabalhar também com a produção de conteúdo relevante e inteligente para sua audiência.
Você já baixou algum material em uma página em que precisava deixar um e-mail para contato? Essa é uma ação com uma “isca digital”, que atingem pessoas interessadas em conteúdo – na fase de aprendizado e descoberta de um processo de aquisição.
No caso de pousadas, você pode trabalhar desenvolvendo materiais com curiosidades e informações úteis sobre o local onde sua pousada está. Que tal um e-book com “Guia do Mochileiro do Rio Grande” com várias dicas e indicações de bons lugares?
Você pode até mesmo propor uma parceria com estabelecimentos comerciais (restaurantes, baladas), para incluí-los em seu e-book e fazer um marketing mútuo. Enfim, são várias possibilidades.
Na prática, o que você vai precisar:
Depois de pegar o e-mail dessas pessoas, o que você faz?
Quando temos uma base de contatos que já se hospedaram conosco, é recomendado tornar a falar com essas pessoas por meio de uma nutrição de leads.
Nessa ação, você pode preparar uma newsletter mensal apontando para as promoções da sua pousada, conteúdos do blog ou convidando as pessoas para suas redes sociais. É sempre uma oportunidade de lembrar a pessoa como é bom viajar.
Você pode encontrar ferramentas gratuitas de disparo de e-mail na internet. Basta reunir a sua base e planejar o primeiro disparo.
Os e-mail’s também são interessantes para realizar pesquisas de satisfação sobre o local.
Bom, ser encontrado no momento exato da busca de um possível hóspede é algo realmente atrativo para todos os tipos de pousadas e hostels. Por isso, além de estar nos portais de reservas, você pode fazer anúncios na Rede de Pesquisa do Google.
Anunciar no Google é uma ótima oportunidade, contanto que você tenha um bom site para receber esse visitante. Não vai adiantar atrair pessoas para um site que não carrega, ou não tem informações suficientes do local.
Para esta mídia, pode ser que você tenha que investir acima de R$300 por mês para ter resultados significativos, mas isso pode variar de acordo com a concorrência, quantas palavras você está comprando e qual é a praça que quer atingir.
De qualquer forma, se você não tem experiência com Google Ads, quando terminar a criação da sua ficha no Google Meu Negócio verá algumas opções de anúncios pelo Adwords Express. Essa é uma boa ferramenta para começar a anunciar e provavelmente você pode começar com R$150.
Essa dica é só para quem quer fazer um excelente trabalho de marketing digital para pousada no longo prazo. Conteúdos publicados em uma área de blog no seu site são uma das ações mais preciosas para sua empresa diante do Google.
Existem dezenas de assuntos que podem se relacionar com o seu negócio. E com certeza você tem muito conhecimento para compartilhar com seus hóspedes em potencial. Fazer sua empresa falar melhor na internet é a função do marketing de conteúdo.
Além disso, para os motores de busca, manter o seu site com um bom conteúdo frequente dá notoriedade para seu domínio e o posiciona melhor na busca orgânica.
Comece publicando um conteúdo por mês e comece a ver os acessos orgânicos do seu site subirem ao longo dos meses. É natural.
Que tal pegar uma carona em um perfil de sucesso?
O marketing digital para pousada pode certamente atuar com esse tipo de influenciador, sem limitações geográficas! O que dá muito mais possibilidades.
Você pode identificar perfis de sucesso que tenham a ver com a sua pousada e que possam passar um final de semana gratuitamente no seu estabelecimento em troca de publicidade. Essa é uma das melhores formas de anunciar o seu negócio em um canal de audiência já engajada.
Faça uma pesquisa, no Instagram ou no Youtube e você logo verá pessoas que podem ajudar a divulgar sua pousada.
Talvez colocamos esse item por último por ser um dos mais importantes. Para o segmento de pousadas e hospedagens, as avaliações têm um peso enorme para influenciar a decisão de compra de outros hóspedes em potencial.
Valorize os seus clientes e incentive-os a avaliar a sua pousada no Google. Você vai precisar ter a ficha do Google Meu Negócio que falamos antes para que isso seja possível. Ou você pode coletar avaliações no Facebook e TripAdvisor.
Como você pode ver, as possibilidades de marketing digital para pousada são muitas! Mas é o que comentamos: é mais importante preparar um bom ambiente para receber visitantes do que pensar em marketing.
Todas as ações podem ir por água a baixo se você não tiver um bom website, boas fotos e uma boa apresentação do seu empreendimento.
Por isso, essas são as dicas que passamos se você quer investir no marketing digital para sua pousada. É preciso ir aos poucos, investir na construção de uma boa experiência e depois disseminar isso para o mundo por meio da internet.
Seus comentários e dúvidas podem ser inseridos logo abaixo com seus comentários. Teremos prazer em responder e falar mais sobre o marketing digital para pousada.
Até o próximo segmento!