Aqui na Fresh Lab sempre tiramos um tempo da rotina semanal para compartilhar no blog alguns aprendizados que temos com campanhas de marketing digital. Hoje vamos falar sobre engajamento: porque isso é importante e o que fazer para conquistar um bom nível de engajamento entre sua empresa e clientes na internet.
As redes sociais influenciaram muito a forma como as pessoas enxergam as marcas. Ter uma boa presença digital tem se tornado uma obrigação até nas empresas mais tradicionais, dos mais diversos ramos.
A boa notícia é que você não precisa ter um orçamento astronômico para garantir um bom relacionamento com seus clientes nas redes sociais.
Quando falamos sobre engajamento, podemos entender essa resposta dos usuários de várias formas. Existem estratégias que funcionam para diferentes tipos de engajamento como curtidas, compartilhamentos, envio de imagens e conteúdo gerado pelo usuário (CGU – leia mais sobre isso aqui) e especialmente comentários.
Para conquistar engajamento no Facebook, algumas estratégias podem funcionar para boa parte das campanhas de marketing digital. Quando aprendemos a valorizar os comentários, entendemos que as publicações realizadas no Facebook precisam chamar à ação e ter teor interativo.
Para isso, sempre que for planejar as publicações da sua fanpage (sugiro que você faça isso semanalmente) pense em publicações que encorajem os fãs à comentarem.
Peça opinião, indique um amigo, marque pessoas na publicação, entre outras chamadas como essa podem trazer maior engajamento para sua página.
Os eventos promovidos no Facebook também são uma boa maneira de engajar pessoas, já que cada vez que seu evento é atualizado as pessoas que responderam à ele recebem notificações, permitindo sempre um lembrete em seu Facebook.
Organizar sorteios de brindes, ingressos, entradas de cinema e outras premiações também pode fazer com que a sua página seja muito engajada. Ações pontuais como essas trazem mais pessoas e fazer seus conteúdos aparecerem melhor.
Por experiência própria, posso dizer que conseguir interações e comentários no Instagram é um trabalho um pouco mais desafiador, especialmente quando estamos tentando vender produtos ou serviços.
Isso porque o público em massa utilizando o Instagram hoje pode ser considerado como um público mais “seletivo”, que tem um pouco mais de intolerância à anúncios.
Por isso, as publicações também sempre precisam conter chamadas para comentários, pedindo opiniões, lugares que a pessoa gostaria de viajar, data de aniversário, preferências, entre outros.
Se você não tem certeza sobre qual rede social é melhor para o seu negócio, escrevi aqui sobre alguns pontos de cada uma das redes para que você possa decidir com mais clareza.
O engajamento nas redes sociais é muito importante pois as pessoas passam a considerar marcas que participam ativamente de suas atividades digitais.
Aqui na Fresh Lab temos trabalhado de uma forma muito legal com angariação de comentários nas redes sociais e gestão de mídia. Se você quiser conversar conosco sobre sua necessidade, estamos prontos para isso.