Qual a diferença entre landing pages, hotsites e websites?

(Última atualização em 14 de abril de 2023)

Se você está procurando maneiras diferentes de anunciar sua empresa na internet, saiba que existem modos de promover seus produtos e serviços que podem potencializar a assertividade de suas ações.

No meio online, é importante que as linhas de comunicação das empresas sejam muito diretas e que não dificultem a vida dos usuários.

Por isso, landing pages, websites e hotsites são maneiras diferentes de promover seu negócio, e hoje vamos entender um pouco melhor quais são as principais diferenças entre esses formatos e quando utilizar cada um deles.

1. Websites

A estrutura de um website comum é o que estamos acostumados à acessar todos os dias. São várias páginas diferentes inseridas no mesmo domínio e que estão linkadas entre si.

Em seu website estarão todas as informações sobre a sua empresa, formulário de contato, cases de sucesso, endereço, telefone e seus links de redes sociais.

Essa é uma maneira de apresentar seu negócio de maneira mais completa, e é idealmente utilizado em campanhas institucionais. Pode ser usado como sua vitrine e principal endereço da web onde os usuários encontrarão você.

2. Hot Sites

Em tradução livre, um hotsite é um “site quente”. É utilizado para promover ações e eventos especiais de maneira isolada, como o lançamento de um produto ou a construção de uma nova lista de e-mails.

Os hotsites tem um tempo de vida pré definido, e são especialmente criados para atingir um objetivo. Geralmente é apresentado como uma página única, sem outros links de navegação dentro dela.
Imagine que sua empresa quer promover um evento e precisa divulgar todas as informações necessárias para atrair visitantes.

Para esse tipo de ação promocional, um hotsite se encaixaria perfeitamente. Além de oferecer uma área exclusiva aos interessados pelo evento, a linha de comunicação utilizada nesse tipo de página é usualmente agressivo e convidativo.

Sempre que quiser que seu público na internet tome uma ação, opte por hotsites.

Eles são a melhor maneira de entregar uma informação específica ao usuário, impedindo-o de se distrair com outras opções de navegação na página.

3. Landing Pages

O que você quer que o usuário veja quando clicar em um anúncio da sua empresa?

As landing pages são páginas de “aterrissagem” e devem entregar exatamente o conteúdo que atraiu um usuário quando ele visualizou seu anúncio.

Sites de busca como o Google não recomendam que você mande o visitante para a home do seu site se o seu anúncio falar sobre um serviço específico. Landing pages devem ser altamente relevantes e poupar o usuário de ter o trabalho de procurar alguma informação em seu website.
Por exemplo: se você está anunciando novos tipos de orquídeas disponíveis em sua floricultura, idealmente o link do seu anúncio deve enviar o usuário para uma página com as orquídeas, e não para a home do site.

Além de priorizar a relevância, esse tipo de página é cuidadosamente projetado para atrair e converter visitantes em leads e/ou clientes.

Também permite que você faça testes para descobrir qual é o tipo de comunicação ideal para seu público alvo.

Campanhas assertivas trabalham com landing pages, e devem ser consideradas como a última coisa que o usuário vai ver antes de tomar uma ação (compra, download ou preenchimento de formulário).

Ao definir qual é a meta da sua campanha de marketing digital, avalie qual tipo de página será mais eficiente para o que você está divulgando. Se houver dúvida, pense em qual formato terá poder de fazer o usuário pensar :“- Uau! Isso é exatamente o que eu estava procurando!”

homer-uhul

Compartilhe
Confira também

Tópicos

Confira nosso Podcast

"O Poder da Colaboração entre Marketing e Vendas"
Fresh Talks