Quando devo fazer um aplicativo?

O desenvolvimento de um aplicativo móvel normalmente ocorre partindo de uma grande ideia. Ok até aí, mas como saber exatamente quando devo fazer um aplicativo? Antes de começar o processo de criação de um aplicativo, é necessário responder a algumas perguntas básicas. Assim que você tiver a solução dos seguintes itens, é a hora de iniciar o desenvolvimento do seu aplicativo.

Objetivo

Qual é o seu verdadeiro objetivo com a criação desse aplicativo? Promover a empresa? Divulgar sua marca? Alavancar o negócio? Ou a meta é aumentar o lucro? Logicamente, ninguém pensa em criar um aplicativo sem levar em conta a rentabilidade. Mas o importante é definir se você enxerga a rentabilidade do seu aplicativo como resultado ou como objetivo do negócio. É interessante saber que há diversas maneiras de se ganhar dinheiro com um aplicativo, independente do seu objetivo. Entre essas maneiras estão a venda do aplicativo em si, os anúncios publicitários e as compras dentro dos próprios aplicativos. Mas existem uma gama de outras possibilidades. 

Orçamento

Além disso, geralmente o custo de criação de um aplicativo é bastante elevado e o tempo para o desenvolvimento é longo. Muita gente investe dinheiro e tempo em um aplicativo e, ao lançar, descobrem que não existe mercado ou então que a solução não resolve nenhum problema. Para evitar que isso aconteça e criar inovações de alto impacto, o desenvolvimento de um produto mínimo viável (MVP) é fundamental. Isso porque, é assim que definimos as features principais que o projeto deve conter, sem perder tempo com outras demandas secundárias que não impactam diretamente no lançamento do projeto, fazendo assim com que o cliente tenha uma redução considerável nos custos com o desenvolvimento, diminuição no tempo necessário para o lançamento do projeto. Lançar o projeto em teste (beta) é uma boa maneira para receber os feedbacks do mercado sobre o seu projeto e possíveis melhorias. Se você ainda não sabe bem como o MVP funciona, já falamos sobre esse tema aqui.

O valor a ser investido depende do tipo e funcionalidade que você quer para seu app. Dessa forma, quanto mais complexo, mais caro ele poderá ser. Mesmo que aplicativos sejam desenvolvidos por partes, cada uma demanda um investimento diferente. Não esqueça que para publicar um aplicativo também há custos, e alguns apps ainda precisam de manutenção para continuar funcionando.

Público alvo

Isso é fundamental, porque ele é que vai impulsionar seu app ao sucesso ou ao fracasso. Para conhecer seu público, o ideal é investir em pesquisas e interações com os usuários. As plataformas usuais a seus potenciais usuários, o que esperam dos aplicativos móveis e suas necessidades são temas a ser considerados. Por isso, quando fizer sua pesquisa de mercado, busque saber o que as pessoas mais procuram, se usam aplicativos parecidos com a sua ideia, se estes são gratuitos ou pagos e até se são aplicativos sazonais. Avalie seus futuros concorrentes e monte uma estratégia com pontos fortes e fracos, para antecipar possíveis dificuldades durante o desenvolvimento. Aplicativos que atendem às expectativas dos seus usuários tendem a se tornar populares e geralmente alcançam o sucesso.

Quando já estiver com todos os tópicos bem definidos, é preciso procurar uma empresa especializada no ramo (como a Fresh Lab, claro), para que ela coloque seu aplicativo em ação. Não precisa ter um grande conhecimento técnico no assunto, mas é essencial saber transmitir ao desenvolvedor sua ideia do aplicativo. De preferência, com o máximo de detalhes que forem possíveis. Não esqueça que quanto maior a utilidade de um aplicativo, maior é a chance que ele torne-se um sucesso.

Com a resposta a  essas questões em mãos, você está pronto para começar o desenvolvimento do seu aplicativo. Procure oferecer um app criativo, de fácil utilização e com ótimo desempenho. E lembre-se: não existe mágica para o sucesso, inovar é que faz a diferença.

Quer dar início ao seu aplicativo móvel? Temos um time de desenvolvedores mobile com ampla experiência no mercado prontos a atendê-lo. Acesse nosso site e conheça nossas soluções e cases de sucesso!

 

Curtiu este conteúdo?

Comentários
Escrito por freshlab em 31 de julho de 2018
Contato

Vamos conversar sobre seu próximo projeto? Qual a sua necessidade?