O que eu faço com minha ideia de aplicativo?

Você sabia que no ano de 2015 o uso de aplicativos mobile no Brasil cresceu 58%?

Uma pesquisa realizada pela Mobile Time revelou essa e outras estatísticas animadoras para o setor de desenvolvimento de app’s no mercado brasileiro. Por isso, se você é um médio ou pequeno empresário e tem uma boa ideia para o desenvolvimento de um aplicativo, reunimos algumas dicas que vão auxiliar você a avaliar se o seu projeto é ou não viável, e como ele pode ajudar a sua empresa.

Para começar, vamos imaginar que você não tem nenhum conhecimento em programação ou desenvolvimento de aplicativos. Saiba que isso não o impede de viabilizar seu negócio via app. Se você imaginou uma solução, mas não tem certeza se é uma boa ideia ou se existem condições de fazê-lo, o primeiro passo é avaliar as possibilidades.

pessoa-usando-celular

1. Avalie a utilidade do seu aplicativo
O primeiro passo para descobrir se sua ideia é promissora (ou uma cilada) é identificar se o aplicativo em questão resolve algum tipo de problema do seu público-alvo. Antes de implementar sua ideia, pergunte-se qual será sua utilidade no cotidiano dos usuários. Identificar lacunas em seu segmento é fundamental para dar continuidade em seu projeto. Lembre-se: aplicativos são facilitadores, e servem não só para divertir e entreter, mas principalmente para curar dificuldades reais das pessoas.

pessoa-usando-iphone

2. Analise seus concorrentes
Talvez sua ideia seja realmente brilhante – mas você acaba descobrindo que alguém já pensou nisso e seu aplicativo não é tão inovador quanto você imaginava. A realização de pesquisas de mercado são importantes para que você não gaste seu tempo trabalhando em algo que alguém já criou. Ao avaliar sua concorrência, você poderá identificar possíveis falhas em projetos alheios, e adaptar sua solução para viabilizar algo ainda melhor.

pessoa-usando-uma-lupa

3. Viabilidade do projeto
Tão importante quanto trabalhar em um novo projeto de aplicativo é perceber se ele é realmente viável ou não. Além de avaliar a viabilidade técnica, você deve considerar que o desenvolvimento de um aplicativo necessita de uma equipe qualificada para sua execução. Nesse ponto, também falamos sobre o aspecto financeiro. Se o seu modelo de negócios não é capaz de se sustentar financeiramente e arcar com os custos do desenvolvimento, aí está um problema. Lembre-se que quando falamos sobre aplicativos para empresas, esperamos solucionar problemas do público alvo e gerar receita.

pessoal-usando-celular

4. Restrições
Faça uma lista com todos os tipos de problemas que seu aplicativo pode gerar. Se em meio dessas, houver alguma restrição legal ou impedimentos jurídicos, é hora de repensar e adequar o uso da solução conforme a lei. Esse é um dos pontos mais importantes para viabilização do seu projeto e deve orientar todo o processo.

usando-celular

Apesar da atual crise econômica, o mercado de aplicativos pode ser explorado por todos, não só pelas grandes empresas. Além das dicas listadas acima, recomendamos que você converse com especialistas da área, que sempre poderão dar sugestões de melhorias e auxiliá-lo a colocar seu projeto em andamento.

Curtiu este conteúdo?

Comentários
BoniEscrito por Boni em 31 de maio de 2016
Contato

Vamos conversar sobre seu próximo projeto? Qual a sua necessidade?