SEO On Page

(Última atualização em 3 de março de 2022)

Como proprietário de um negócio, você pode estar se perguntando “o que é Seo On Page exatamente?” ou “porque preciso de serviços de Seo On Page?“. Ou até se perguntando “como o Seo On  Page pode ajudar meu site?“. Estamos aqui para ajudá-lo com essas questões importantes.

Nesta página, você irá aprender um pouquinho mais sobre o que é SEO, por que é tão importante para sites como o seu e o que um analista de performance realiza nesse tipo de serviço.

O que é SEO exatamente?

Se você já se interessou por marketing digital para a sua empresa, em algum momento, já ouviu falar sobre SEO, mas sempre se questionou sobre o real significado da palavra. Ou ainda, se a ferramenta era útil para um site como o seu. Bem, a verdade é simples: o SEO é importantíssimo para o seu site, mas vamos por partes.

SEO é a abreviação de Search Engine Optimization ou Otimização para Sites de Busca. Para simplificar, SEO são ações tomadas com o intuito de otimizar ou melhorar o desempenho do seu site nos resultados de pesquisa orgânica destes buscadores, entre ele o mais famoso, o Google! O objetivo final do SEO geralmente é fazer com que um site seja classificado no primeiro lugar em mecanismos de busca como o Google, ou pelo menos, estejam presentes na primeira página, pelos seus termos mais importantes.

Cada vez mais empresas vendem online e a concorrência está ficando mais difícil para todos. O SEO então surge como uma maneira de comprovar para os sites de busca quais sites ou lojas online merecem a atenção valiosa de compradores ou pesquisadores.

Sem as notas de classificação do Google, ele pode classificar as lojas nas quais ninguém faz compras no primeiro lugar dos resultados de pesquisa. Imagine a confusão que seria para os usuário.

Quais pontos o SEO On Page aborda?

Basicamente, o SEO On Page aborda:

  • Análise de palavras-chave;
  • Análise e otimização de Conteúdo;
  • Análise de Links Internos;
  • Web Design;
  • Experiência do usuário;
  • Performance do site (velocidade);

Todas estes pontos são trabalhados depois de uma extensa pesquisa e planejamento, onde são definidos os pontos fortes e fracos de cada site e determinado as ações que serão executadas com prioridade. Vamos explorar juntos maiores detalhes sobre estas ações adiante.

Por que você precisa de serviços de SEO On Page?

Na nossa era digital, quase todos os sites por aí precisam de otimização para uma melhor classificação. Mas, se você está lendo esta página, fica claro que deseja saber por que precisa de serviços de SEO para o seu site, certo? Então, vamos lhe contar!

Pense no processo que você executa quando procura novos fornecedores ou empresas para se trabalhar. Antes de simplesmente escolher um da ‘’lista telefônica’’, você provavelmente fez um pouco de pesquisa. Você pode ligar para alguns amigos ou proprietários de empresas e perguntar quem eles recomendam para o serviço específico que você está procurando. Com base nas recomendações deles, você pode restringir sua lista à algumas empresas. Você pode pesquisar on-line, visitar as empresas pessoalmente ou procurar críticas. E, com base em todos esses critérios, você se sentirá confiante em escolher a melhor empresa para trabalhar. 

Acredite ou não, esse processo é muito parecido com o modo como os mecanismos de pesquisa decidem quais sites recebem os principais pontos para termos de pesquisa específicos. Eles levam em consideração vários fatores, incluindo qualidade, popularidade e satisfação do usuário. Sem os fatores listados acima, você teria problemas para escolher uma empresa para trabalhar – e, sem o SEO, o Google teria problemas para escolher um site para a primeira posição.

Portanto, a resposta curta é que você PRECISA de serviços de SEO, pois eles ajudarão criar autoridade e relevância para o seu site, mostrando para o Google que você deve ser apresentado à frente de seus concorrentes.

Quais são os serviços de SEO On Page?  

Há uma grande variedade de serviços de SEO On Page que podem ser executados para melhorar o seu site na busca orgânica. Confira maiores detalhes sobre cada serviço.

Planejamento, Pesquisa e Identificação de Palavras-Chave

A pesquisa de palavras chave é feita através de reuniões de imersão no cliente, para compreender os principais termos do segmento, análise de seus principais concorrentes, bem como análise de BI em diversas plataformas para compreender como o seu público pesquisa pelos seus produtos e serviços.

Após esta pesquisa é possível compreender os pontos fracos e fortes de cada site e, então, estabelecer um plano de ação para fortalecer cada ponto fraco da comunicação em seu site.

Diagnóstico e Otimização do site

Outro pronto importante do serviço de SEO On Page é o diagnóstico de seu site. Através deste serviço é possível identificar pontos falhos de seu site, que leve o Google a lhe posicionar mais baixo nas buscas. Neste diagnóstico a equipe especializada em SEO irá analisar e corrigir os seguintes pontos:

  • Velocidade de carregamento;
  • Peso do site e suas imagens;
  • Peso dos scripts e css do site;
  • Estrutura de conteúdo;
  • Estrutura de links internos;
  • Velocidade do servidor e CDN;
  • Adequação às normas LGPD;
  • Análise de segurança e certificado SSL;
  • Mapa do site e indexação no Google;

Experiência do Usuário (UX e UI)

Outro fator muito importante que deve ser analisado é a experiência de seus usuários. Na sua versão mais recente das buscas, o Google lançou a atualização Core Web Vitals que vista priorizar sites que proporcionam uma boa experiência de navegação para os seus usuários. O nível de satisfação dos usuários de um site agora é medido pelo Google considerando os seguintes aspectos:

Tempo de carregamento da Página

Conhecida como LCP – Largest Contentful Paint, nesta análise o Google observará o tempo que o site leva para ser carregado e renderizado na tela do usuário. Por isso, quanto mais rápido foi o seu site, maior será a sua credibilidade.

Tempo de resposta à interação

A chamada de FID – First Input Delay, irá medir o tempo que o usuário leva para ter a sua primeira interação com o site, como clicar num link, abrir um menu ou preencher algum formulário. O objetivo desta métrica do Google é evitar que os sites tenham obstáculos que prejudiquem a experiência de interação de seus visitantes, verificando a velocidade de processamento e resposta as interações feitas pelos usuários.

Estabilidade Visual dos elementos gráficos

Por fim a métrica CLS – Cumulative Layout Shift vista compreender a estabilidade da página enquanto carrega, analisando as mudanças em links, botões ou layouts que mudam depois que a página é carregada. Portanto quanto maiores as mudanças nesse espaço de tempo, maior será a dificuldade dos usuários em interagir com os seus elementos após o carregamento. Afinal de contas, que  não odeia quando as coisas mudam de posição enquanto você está lendo?

A forma como o Google enxerga o seu site é impactada por este conjunto de fatores, que reflete diretamente no seu ranking nas buscas. Isso significa que, além de cumprir todos os pontos acima, o seu site também precisa garantir uma experiência boa para seus visitas. 

Otimização de Conteúdo e Produção de Conteúdo

Eis o ponto mais importante de seu site, o conteúdo. Nesta etapa o serviço de SEO On Page visa analisar e otimizar o conteúdo atual do site aplicando termos ou sinônimos importantes para que você seja encontrado pelo seu público, da maneira que ele busca. Esta análise envolve um olhar profundo na estrutura de seu site, título e descrição das páginas, análise de legibilidade, links de saída e distribuição das palavras chave.

Quando o conteúdo de seu site não é suficiente para conquistar uma boa relevância, a nossa equipe sugere a criação de conteúdos estratégicos, seja para topo, meio ou fundo de funil. Assim conseguimos aumentar as chances de ser encontrado pelas suas personas e também as taxas de retenção e engajamento com o seu site.

Monitoramento, BI e Análise de Performance

Por fim, outro ponto muito importante de um trabalho bem feito de SEO On Page é o monitoramento e análise de performance através do uso inteligente de dados (BI). Através deste monitoramento periódico é possível acompanhar em tempo real o desempenho de cada ajuste e novo conteúdo em seu site. A partir destas informações é possível tomar decisões baseadas em dados (Data Driven Decision), que irão nortear todas as otimizações futuras de seu site.

De forma resumida, esses são os principais pontos do SEO On Page. Esperamos ter esclarecido as suas dúvidas e colocamos a nossa equipe de especialistas à sua disposição para melhorar o seu posicionamento orgânico.

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