Produção de conteúdo para SEO

(Última atualização em 3 de março de 2022)

Se você é relativamente novo no mundo do marketing digital, pode ter ouvido o termo ‘’conteúdo para SEO’’, falado por alguns especialistas do assunto durante a sua escolha para agência, certo? A produção de conteúdo para SEO é uma parte essencial dessa estratégia. Sem conteúdo, é impossível que seu site seja classificado nos mecanismos de pesquisa. Portanto, é crucial escrever e estruturar conteúdo de qualidade! 

Tudo o que gera relevância para um site envolve o conteúdo para SEO. Então, se você pretende melhorar o seu marketing e crescer o ROI da sua empresa, precisa de um time que coloque essas práticas ao seu benefício. O conteúdo altamente classificado, que direciona tráfego e leads, é sempre focado no usuário em primeiro lugar. É por isso que o tópico de hoje vai te introduzir na importância e conhecimento dele. 

Porque, quando você escreve para as pessoas certas de maneira certa, você e seu site crescem ainda mais! 

Produção de Conteúdo para SEO – Introdução 

Refere-se a criação de conteúdo para ajudar suas páginas da internet a obterem uma classificação alta nos mecanismos de pesquisa. Parece simples, mas o processo é repleto de técnicas, incluindo a redação e estruturação completa dos conteúdos presentes em seu site. Há três elementos principais que você precisa considerar para produzir conteúdo que farão com que seu site esteja bem classificado: estratégia de palavras-chave, estrutura do site e direitos autorais. 

A produção de conteúdo para SEO é importante porque os mecanismos de pesquisa, como o Google, por exemplo, leem seu site, de modo que as palavras usadas por você determinam se ele ‘’merece’’ ser classificado nas páginas de resultados. Dessa forma, é óbvio que o seu site tenha de ser bem projetado, com ótima interface de usuário e todo o material deva ser pensado para atrair o usuário. Sem conteúdo de boa qualidade, seu site não tem chance nos mecanismos de pesquisa. 

Mas o que quer dizer conteúdo para SEO? 

Se você ainda está confuso com o primeiro tópico, vamos dividir a frase em seus componentes: 

‘’SEO’’ refere-se à otimização de mecanismos de pesquisa ou ao processo de otimização de um site para que as pessoas possam encontrá-lo com mais facilidade através de suas buscas. 

Por exemplo, você vende ‘’calçados para corrida’’ em seu site e deseja ser encontrado dessa forma. Mas toda a estrutura do seu site está direcionada para atender buscar por ‘’loja de sapatos’’, o que dificulta a busca específica do seu usuário – que, possivelmente, não irá encontrar você durante a pesquisa.  Já por ‘’conteúdo’’ entendemos qualquer informação que esteja na internet e possa ser consumida na internet. 

Então, ainda utilizando o exemplo dos calçados, imagine que este site possui um blog. É mais importante falar sobre ‘’os melhores calçados para corrida’’ ou sobre ‘’sapatos com mais estilo’’?  O nosso trabalho é reunir esses dois conceitos e determinar para você: o seu conteúdo para SEO será aquele com objetivo de atrair tráfego de mecanismos durante a pesquisa do seu usuário!

Através de quais estratégias?

Não existe SEO sem existir conteúdo. E, para fazer a produção de conteúdo para SEO, utilizamos de palavras, artigos, palavras-chave, verborragia. Estremecemos sempre que precisamos dizer, porque é tão clichê, mas é a verdade: o conteúdo é o rei do marketing digital! Não há como discutir sobre isso, pois é a pura verdade e é o que move o SEO. CONTEÚDO! 

E quais são as táticas necessárias para construirmos um bom SEO? Quando o responsável pela performance aqui na Fresh Lab grita por ‘’Precisamos de mais conteúdo para o site’’, nossos redatores imediatamente respondem com ‘’Vamos cuidar disso para já’’. E, para isso acontecer, utilizamos de: 

  1. Pesquisa de palavras-chave: para gerarmos tráfego através de pesquisa, encontramos as melhores antes de começar a escrever. Dessa forma, nos concentramos naquelas com volume de pesquisa já relevante – em outras palavras, re-utilizamos o que costuma ser pesquisado pelo seu público-alvo;
  2. Otimização de palavras-chave: saber onde e como usar essas palavras-chave distribuídas em seu conteúdo será essencial para maximizar a encontrabilidade dele;
  3. Organização do conteúdo: os dois primeiros passos indicados acima serão irrelevantes se não forem organizados de forma lógica dentro do seu site. Isso não é apenas bom para o SEO, mas também ajuda os visitantes do seu site a encontrar outros conteúdos relacionados facilmente. Assim, quanto mais tempo eles permanecerem em seu site, melhor!
  4. Promoção de conteúdo: a possibilidade de aumentar mais uma vez a visibilidade de um conteúdo já criado, compartilhando-o nas redes sociais e criando links para o seu conteúdo (internos ou em sites externos).

We grow together!

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