Negociação com Influenciadores

(Última atualização em 3 de março de 2022)

O marketing de influenciadores tem se expandido avassaladoramente nos últimos anos, substituindo a tradicional pesquisa orgânica como método de compra online dos clientes. A negociação com influenciadores de redes sociais, como blogueiros, vloggers e aqueles com muitos seguidores no Instagram, Twitter e outras plataformas cresceu exponencialmente com a maior adoção de uso nessas redes. 

O boca a boca e a conexão de pessoas com base em seus interesses sempre foram uma maneira eficaz de marketing, e os recursos digitais são uma extensão natural dessas práticas.

Negociação com Influenciadores – Como funciona?

Dentro do domínio do usuário, existem muitos tipos de influência social. Campanhas, anúncios, ações  e, principalmente, usuários com certo poder de persuasão. .Esses fatores são certos na hora de conquistar online. Se um destes usuários presentes em seu feed possui um número entre 1 mil até 100 mil seguidores, ele já possui um determinado poder para agir sobre o seu usuário-alvo e o atingir com mais impacto do que qualquer outro. 

Esses usuários são especialmente eficazes para as marcas por causa de seus interesses específicos e atraem públicos de nicho. Além disso, conseguem encontrar o ‘’discurso ideal’’ em termos de engajamento. 

Estudos demonstraram que…

Uma vez que os influenciadores da internet ultrapassam um certo número de seguidores (superior à 10 mil, por exemplo), tendem a ver um aumento em suas taxas gerais de envolvimento. Comentários, curtidas – tudo acontece uma vez que mais e mais seguidores estão se concentrando em seu perfil. Por sua vez, juntamente com sua maior taxa de engajamento, micro influenciadores como estes citados costumam ser os mais baratos para trabalharem com pequenas e médias empresas do que seus colegas mais conhecidos. 

É importante lembrar sempre que consumidores possuem 82% de probabilidade de seguir as recomendações feitas através de uma negociação de influenciadores micro com a marca, em comparação com 73% com base nas recomendações de pessoas comuns. 

Em uma negociação com influenciadores, eles são os campeões em produtos e serviços cotidianos que as pessoas não necessariamente discutem em detalhes com amigos e familiares. Seu percentual é de 22% no poder de persuasão em “conversas de compra” do que o consumidor médio toda semana, e suas recomendações são mais diretas e específicas aos interesses daqueles que já os seguem. 

Considerações 

Antes de entrarmos no mercado de influenciadores, há algumas coisas que sempre consideramos para a sua e diversas marcas. Em primeiro lugar, por que sua marca deseja usar influenciadores antes de mais nada? As vendas podem ser o objetivo final, mas é importante ter expectativas realistas e objetivos específicos alinhados antes de mais nada. 

Talvez você seja uma nova empresa que deseja aumentar o reconhecimento da marca ou ter um produto com necessidade de análises e depoimentos para aumentar a credibilidade do lançamento. Ou talvez você queira vender rapidamente peças específicas do produto e gostaria de seguir o caminho dos códigos promocionais e descontos?  Qualquer que seja o motivo, tenha em mente um objetivo específico do qual se possa avaliar ao julgar o sucesso da campanha. Durante uma negociação com influenciadores, observamos o contexto de cada um deles. 

  • Eles criam fotos que combinam com o apelo da sua marca?
  • A voz deles é um reflexo do estilo de vida e das ideias que sua marca espera representar para o público? 

Esse influenciador será essencialmente um defensor e representante da sua marca , portanto, verificar se o nicho com o qual eles falam criaria uma conexão entre seus seguidores e sua empresa. Alcance e prestação de contas são outros aspectos que consideramos na negociação com influenciadores. Com relação ao alcance, convém avaliar os dados e o quão ativos eles são –  não apenas com seus próprios seguidores, mas com outras marcas e patrocínios na plataforma. A ação resultará na quantidade de influência que eles realmente exercem sobre seus seguidores. 

Esse passo é fundamental pois muitos usuários optam por seguir esses indivíduos e continuarão a seguir se perceberem valor suficiente para fazê-lo.

We grow together!

Compartilhe
Confira também

Tópicos

Confira nosso Podcast

"O Poder da Colaboração entre Marketing e Vendas"
Fresh Talks