Monitoramento de Instagram

(Última atualização em 3 de março de 2022)

Olá, tudo bem com você e sua marca?

Nos responda uma coisa hoje: como a sua marca está utilizando o Instagram hoje? Você está ouvindo os seus clientes? Sabe receber feedbacks, independentemente dos resultados de suas campanhas? Como está sendo o monitoramento de Instagram da sua marca?

Porque, sem dúvida, não há lugar mais movimentado na internet do que o Instagram agora, no que diz respeito aos clientes que circulam online. Afinal, o Instagram não é mais apenas um lugar para apenas postar stories ou fotos. De mensagens e perguntas à reclamações e preocupações de clientes, ter uma equipe que te oriente e adote estratégias precisas de monitoramento de marketing é o impulso que seus seguidores precisam – e uma grande vantagem para a sua marca.

E o crescimento rápido e recente do Instagram sinaliza a importância de uma escuta social bem feita para tomar decisões de negócios mais inteligentes. 

O que seus clientes querem e esperam dos seus negócios? Quais são as primeiras opiniões de seus clientes em potencial sobre sua marca? E a sua concorrência? 

As respostas estão lá. Ou seja, é preciso ouvir e compreender a mensagem que passam!  Então, está na hora de te orientarmos intensivamente sobre como funciona o nosso trabalho de monitoramento de Instagram. Afinal, se você prioriza o reconhecimento da marca, suas vendas online ou apenas o atendimento ao cliente, esse artigo te auxilia a entender como a equipe da Fresh Lab planeja alcançar seus objetivos.

Mas, o que é monitoramento de Instagram?

Nosso monitoramento é um processo full envolvendo acompanhamento de conversas sobre tópicos, palavras-chave, marcas e hashtags relacionadas ao seu setor, e usar essas informações para construir sua estratégia de redes sociais. Além delas, o uso de Insights podem ser utilizados para: 

  • Determinar a ‘’saúde’’ e o sentimento geral da marca; 
  • Monitoramento da atividade de seus concorrentes;
  • Identificação de potenciais clientes, parcerias e influenciadores;
  • Influenciar decisões de marketing e vendas internas;
  • Descoberta de tendências e acontecimentos no seu setor

Afinal, marcas não podem se dar ao luxo de viver em uma bolha quando se trata de sua presença no Instagram. Por meio do monitoramento, nos unimos à sua marca para entender melhor o seu estado, desde informações gerais do seu segmento até como atender melhor clientes individuais, tudo isso baseado no comportamento online dos seus seguidores.

O monitoramento de Instagram ajuda a compreender melhor as interações com a sua marca através de menções, comentários, compartilhamentos em um contexto que irá contribuir diretamente para o seu crescimento.

E porque eu deveria monitorar o Instagram da minha marca?

O Instagram é uma plataforma amigável no que diz respeito às interações com seus clientes. De certa forma, as preocupações tradicionais com atendimento ao cliente para responder permanecem, mas com elas, também surgem a oportunidade de criar um atendimento personalizado e a possibilidade de um pós-venda acompanhado de um UGC (Conteúdo Gerado pelo Usuário) surgem. E é nelas que a Fresh Lab fica de olho! 

Mas, não estamos falando de um monitoramento 100% baseado em observar suas menções, comentários ou hashtags. Para nós, é importante entender esses dados por completo e, a partir dos nossos conhecimentos, formar a estratégia ideal para converter em números para a sua empresa. 

Embora as interações dentro do seu Instagram sejam importantes, seus leads são o foco das nossas ações. Por exemplo, considere que nem todas as menções ao seu negócio no Instagram envolveram o uso de uma tag. Partindo disso, um monitoramento mais robusto feito por nossos analistas pode ajudar à você entender suas conversas iniciais para entender o que dizem, indo além das menções, e transformando-os em leads finais. 

Da mesma forma, pense em todas as outras possibilidades e hashtags envolvendo seu setor que estão faltando se você estiver procurando de forma amadora as menções do nome da sua marca, ou ainda, os principais termos de campanha que você tanto conhece. 

A partir das análises aprofundadas do nosso time de especialistas aqui na Fresh Lab, sua marca pode fazer muito mais além do que a busca de hashtags, expandindo seu alcance e se aventurando em outros campos dentro do mesmo segmento. Através do monitoramento, sua marca fica a par de todos os feedbacks possíveis e das métricas mais importantes disponíveis na plataforma, que as façam converter em ações diretas!

Como funciona o monitoramento do Instagram?

Boa pergunta! O monitoramento de Instagram envolve a criação de estratégias de marketing com base em sua empresa, localização, hashtags e palavras-chave relevantes para a sua empresa. Esse processo soa complicado, mas o nosso time de especialistas arregaça as mangas e realiza todo o trabalho, agregando métricas importantes para gerar mudanças em seu negócio. 

Quer melhorar seus números? Diminuir a quantidade de reclamações? Saber mais sobre o que seus concorrentes estão fazendo? A Fresh Lab te dá essa mãozinha! Além de criarmos suas próximas estratégias de marketing, utilizamos técnicas envolvendo algoritmos e lógicas matemáticas. Ou seja, vamos nos aprofundar nos dados do seu monitoramento com mais eficácia sem precisar da pesquisa manual da qual você já está acostumado.

E, é fato, que o nosso monitoramento deva andar de mãos dadas com uma visão de comportamento de seus usuários. Em outras palavras, observamos como os usuários estão reagindo à sua marca no Instagram. Seja com ‘’sim’’, ‘’não’’ ou ‘’meh’’, a análise do comportamento informa diretamente aos nossos analistas o necessário para melhor atender seus clientes e obter mais amor por parte dos seus seguidores do Instagram.

Estratégias de Monitoramento

Obviamente, entender o que é monitoramento de Instagram e como ele funciona é apenas metade da batalha. Como essas métricas são transformadas e nossas observações são colocadas em ação? 

Nossa estratégia de monitoramento de Instagram se resume aos seus objetivos: você quer vender, conquistar mais seguidores ou apenas transformar a sua marca digitalmente? Abaixo, separamos estratégias de monitoramento de Instagram feitas por nossa equipe para dar um boost em suas ideias iniciais. Junte-se à um time de campeões e venha ler mais com a Fresh Lab:

Melhoria em produtos

Se você quer saber como melhorar seus produtos e serviços, quem é melhor para responder suas perguntas do que seus próprios clientes? No entanto, nem todo o feedback dos seus seguidores será direto. Embora alguns possam, ainda, insistir em números de curtidas, comentários e compartilhamentos como métricas simples. Afinal, tais métricas são moedas valiosas para determinar quais conteúdos são ou não relevantes para se ver.

Você já identificou seus clientes em potencial?

O monitoramento das suas redes sociais não é apenas sobre os clientes que você tem: é sobre descobrir novos clientes também. Hashtags específicas são uma mina de ouro para encontrar pessoas que possam estar verdadeiramente interessadas no seu produto. Isso é essencial para usuários que ainda não conhecem você ou que podem estar procurando por um serviço como o seu. 

Digamos que você seja um restaurante local em busca de possíveis clientes e apreciadores de comida em sua região – o seu Instagram será como um tesouro em potencial!

Descoberta das tendências do setor

O monitoramento é inestimável para acompanhar as tendências do setor. Além de conhecer as tags que seu público segue, é inteligente entender como eles estão respondendo a essas tendências para influenciar suas próprias campanhas de marketing.

Saber que sua estratégia é única

O monitoramento de Instagram é uma forma de te impedir de copiar a concorrência. Assim, sua marca irá diferenciar seu tom, ter um calendário construído com conteúdo de imagens e legendas, criar uma identidade que a destaque realisticamente no Instagram. Um monitoramento eficaz ajuda a descobrir muito mais do que tags e tendências – ele compreende onde seus clientes estão perdendo e vai preencher esse vazio.

Monitorando o sentimento se seus clientes

Eu sei que você já está cansado em falar em monitorar o sentimento dos seus clientes em relação a sua marca. Mas, é sério: isso é essencial em qualquer campanha do Instagram. Quer saber como? 

Digamos que você lançou um novo produto ou campanha. Você obviamente quer saber como seu público se sente sobre isso, certo? Está construindo alguma reputação ou até, uma relação com eles? Novamente, nem sempre é possível obter essas respostas através de menções diretas, mas é provável que haja usuários por aí que possam fornecer uma resposta mais concreta. E caso não, iremos fundo em nossas pesquisas para descobrir! 

É importante para nós garantir a você uma visão holística da sua marca e setor!

Como fazer o monitoramento do Instagram?

Se interessou no monitoramento de Instagram? Embora, é claro, o monitoramento do Instagram da sua marca seja possível por meio de pesquisas nativas na plataforma, dizer que nossa equipe faz isso manualmente é, além de tedioso, um grande eufemismo. 

Afinal, as marcas precisam ser capazes de rastrear várias tags e concorrentes, além de suas próprias menções. Dada a enorme quantidade de conteúdo postado no Instagram diariamente, filtrar tudo isso não é uma tarefa fácil. Assim, o robusto conjunto de analistas + ferramentas de monitoramento são fundamentais para que você conquiste a tão desejada  relevância que precisa e conquista uma boa presença no Instagram. 

É importante para nós garantir a você uma visão holística da sua marca e setor! Além disso, os relatórios e análises fornecem uma visão abrangente do seu monitoramento, para que você possa tomar as decisões baseadas em dados. Seus números são o que definirão sua paz de espírito, então não espere para obter muito mais do que sua campanha está preparada. Tenha em mente que nossa equipe tem os pés no chão para estruturar as melhores campanhas dentro da plataforma.

Sua presença está sendo monitorada corretamente no Instagram?

O monitoramento é, sem dúvida, uma das tendências mais importantes para as marcas com conhecimento em marketing digital apostarem em 2019. E, dado o atual foguete atrelado ao uso do Instagram, a plataforma deve ser uma das principais prioridades para a sua próxima campanha digital. 

Então, ao invés de deixar os seus feedbacks de lado e suas críticas atingirem um ápice crítico, um monitoramento inteligente pode informar você sobre tudo, desde suas campanhas individuais até a construção de uma estratégia geral.  Nosso objetivo é fazer você ser ouvido. Venha conhecer a Fresh Lab e fazer parte de um time especialista em marketing digital e estratégias de conversão! Converse com nossos especialistas e receba um orçamento sob medida para a sua empresa.

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