Monitoramento de Facebook

(Última atualização em 3 de março de 2022)

Se você concorda ou não com o ditado ‘’o cliente está sempre certo’’, é preciso entender sempre, pelo menos, que seus clientes devem ser ouvidos. Seja uma crítica delirante ou um tweet negativo, você deve estar ciente de todas as conversas importantes relacionadas à sua marca e responder sempre que necessário. Por isso é muito importante que a sua empresa faça o monitoramento de Facebook.

Muitas empresas pensam que as conversas on-line são importantes apenas para suas equipes de marketing. Mas, seus clientes são a principal fonte de capital dos seus negócios, por isso, suas opiniões são as mais importantes, não apenas para as áreas de comunicação da sua empresa, mas para todas as outras áreas envolvidas – desde o desenvolvimento de produtos às vendas. Manter o controle dessas conversas é, portanto, incrivelmente importante.  Mas, filtrar postagens irrelevantes em vários canais é uma jogada esmagadora e pode ser uma grande perda de tempo para a sua empresa.

E é aí que entra o monitoramento da marca.

Por que o monitoramento de Facebook é importante para sua marca?

Um dos melhores motivos para monitorar sua marca é responder rapidamente à críticas e comentários. A maioria das marcas pode se beneficiar, de alguma forma, do seu gerenciamento de reputação. 

Por exemplo, se o seu segmento é de um restaurante ou hotel, é importante monitorar sua quantidade de avaliações positivas para receber novos agendamentos. E, no caso das avaliações negativas, mostrar interesse na resolução dos problemas para quem sabe, receber esse cliente mais uma vez em seu estabelecimento. 

Em pesquisa realizada sobre críticas e reviews de estabelecimentos, clientes relataram que críticas positivas aumentavam a probabilidade do uso dos serviços ou produtos de uma empresa local. E uma revisão apenas não era suficiente! O cliente médio lê 7 comentários antes mesmo de confiar em um negócio! 

O que isso significa para a sua marca?

Por um lado, responder a análises mostra publicamente aos clientes em potencial que você está disponível e ouvindo. Se a revisão for negativa, também permitirá a você oferecer uma solução e incorporar seus comentários nas práticas da sua empresa.

Alguns sites de avaliação da internet permitem você receber notificações de novas avaliações. Em locais físicos, por exemplo, o Google My Business permite controlar o que aparece sobre sua empresa ao usuário quando estes acessam o Google Maps. 

Quais são os sentimentos dos seus clientes? 

Como os clientes se sentem em relação à sua marca e por que ela é importante?  Você pode até não ligar tanto para estratégias de marketing o dia todo, mas, no final, ainda deseja saber se as pessoas estão comprando sua história. Eles estão se sentindo positivos ou felizes com suas compras? Ou eles estão chateados com uma interação recente da loja? 

Uma análise de sentimentos prevê, em geral, o que as pessoas estão sentindo sobre sua marca. Usando uma lista de palavras-chave, composta por nós, conseguimos montar um cenário completo, onde pesquisamos e checamos como as pessoas se sentem em relação aos seus produtos e de seus concorrentes.

Seu cliente está envolvido?

Outro motivo importante para obter os serviços de monitoramento de Facebook da Fresh Lab é a oportunidade de se envolver ainda mais com seus clientes.

Ora, os clientes nem sempre marcam as marcas ou fazem check-in de localização nas redes sociais. Em vez disso, eles podem até usar hashtags em seu lugar ou apenas escrever o nome da sua marca nas suas publicações.

Assim, nossos serviços de monitoramento é constante, partindo de pesquisas e utilização de algumas ferramentas para entender e se colocar no lugar do cliente. Entender em quais formatos ele se engaja mais e qual o seu comportamento em relação à sua marca – ele frequenta seu estabelecimento, ele consome periodicamente ou é sua primeira interação?

A própria plataforma já oferecer algumas métricas iniciais para orientar nossa pesquisa e já te deixar alguns updates para realizar um panorama estratégico futuro.

Seu monitoramento vira sua fonte de conteúdo 

O monitoramento da marca pode ser útil para encontrarmos novos conteúdos para compartilhar. 

Por exemplo, se um blogueiro escreve uma postagem sobre sua marca, você deve saber. Ou, se uma lista de presentes na época natalina for lançada, convém saber se seu produto está listado. Saber quando você falou sobre isso, especialmente quando é positivo, fornece conteúdo adicional para compartilhar nas mídias sociais.

Análise do Concorrente

E por último, mas não menos importante, o monitoramento de Facebook da sua marca ajuda a manter o controle sobre o que seus concorrentes estão fazendo. O uso repetitivo de palavras-chave, prontamente em conjunto com táticas de marketing digital, são ideais para executar com perfeição as mais bombásticas estratégias de marketing digital atualmente, usadas para acompanhar não apenas a sua marca, mas a marca dos seus concorrentes.

Aliás, em algumas circunstâncias, você também pode se envolver com clientes insatisfeitos dos seus concorrentes para oferecer uma solução melhor. O Page Insights do Facebook permite à nossa equipe rastrear outras páginas para ver o desempenho delas ao longo da semana. Além disso. ele ajuda na listagem das postagens mais interessantes.

Mas como fazer o monitoramento de Facebook?

Monitorar sua marca on-line é uma parte essencial do nosso trabalho como profissionais de marketing digital. Ele ajuda a rastrear como os seus clientes podem estar se sentindo em relação aos seus produtos ou serviços, mantendo você à frente de qualquer crise de relações públicas, além é claro, de fornecer novos conteúdos para compartilhamento!

Fora o fato de que essas táticas usadas para rastrear sua própria marca podem ser empregadas para monitorar os movimentos de seus concorrentes. Com mais de 10 anos de experiência, a Fresh Lab garante precisão na hora de encontrar seu público e aplicar estratégias de impacto para gerar novas vendas dos seus produtos e serviços.

Então, otimize o seu tempo e entre em contato com a nossa equipe. Em até 24h você receberá um orçamento personalizado para construir a sua estratégia de marketing digital!

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