Criação de anúncios no Instagram

(Última atualização em 3 de março de 2022)

Não apenas mais de um bilhão de pessoas usam o Instagram todos os meses, mas os números mostram como o  aplicativo está acima das plataformas Facebook e Twitter. É por isso que muitas empresas de pequeno e médio porte o utilizam para conquistar novos números envolvendo a criação de anúncios no Instagram. É importante para elas ter a opção de segmentar corretamente seus conteúdos, dentro de uma plataforma completa para usuários hiperativos. 

Então, imagine esse cenário: 

Atualmente você está exibindo anúncios pagos na rede de pesquisa do Google, anunciando em plataformas como Facebook, Linkedin, Twitter e até em alguns sites relacionados a um setor específico. Talvez você até esteja executando campanhas publicitárias ou anúncios offline. E nós estamos aqui para te falar: hoje não é dia de ignorar o Instagram!

Vale a pena investir em criação de anúncios no Instagram?

Embora o Instagram possa ser uma rede social mais jovem, com menos usuários do que a empresa controladora, Facebook, ele é a estrela da família. O Instagram oferece uma plataforma que conta histórias gráficas através de seus vários formatos de anúncio, transformando o ROI de sua empresa e gerando bons números em relação à outros tipos de publicidade. 

Por exemplo, hoje em dia, o Instagram possui 800 milhões de usuários ativos e sua taxa de rápido crescimento desde 2013 é bastante surpreendente.  Mas, com tantos usuários ativos percorrendo seus feeds a qualquer hora do dia, como o seu negócio poderá gerar destaque? E, é aqui, que os anúncios no Instagram entram em cena. 

Semelhante ao Facebook, a popularidade vem dessa desordem de conteúdos. E romper essa desordem organicamente para causar um impacto real pode parecer quase impossível. Imagine só o trabalhão em focar nas pessoas certas, no momento certo, com a mensagem e as imagens certas? Os anúncios no Instagram serão o seu veículo mais poderoso para fazer exatamente isso. 

Separamos esse artigo então para exemplificar como é importante para a sua marca investir em uma campanha de marketing digital na plataforma. E iremos te mostrar como a Fresh Lab realiza essa tarefa.

Como funcionam a criação de anúncios no Instagram?

Quando abriu suas portas para comportar a publicidade empresarial de marcas e empresas de todas as formas e tamanhos, o Instagram foi visto como uma plataforma de grande benefício aos negócios de qualquer pessoa. Como o Instagram é integrado ao Facebook Ad Manager, as marcas podem aproveitar sua enorme riqueza de informações do usuário do Facebook para anunciar diretamente ao seu público-alvo.

Anúncios no Instagram constantemente são também utilizados por empresas para aumentar a exposição da marca, o tráfego do site, geração de novos leads e mover os atuais estágios do seu funil (e, esperançosamente, para a conversão). Por ser uma plataforma tão visual, os anúncios de texto não são a bola da vez, como no Linkedin. Em vez disso, é preciso atrair o público através de uma imagem ou conjunto. Ou ainda fazer uso de vídeos (acompanhados de texto ou não). 

E sabe a parte mais legal disso tudo? A publicidade no Instagram funciona! Em março de 2017, mais de 120 milhões de Instagrammers visitaram um site, obtiveram informações, ligaram, enviaram e-mails ou mensagens diretamente para aprender sobre uma empresa ou marca, tudo isso com base em um anúncio no Instagram. E, de acordo com a própria plataforma, 60% das pessoas dizem descobrir novos produtos na plataforma. Salvo as mais de 75% dos Instagrammers realizam algum tipo de ação, inspirados por um post.

Tal qual os anúncios do Facebook, investir dinheiro em uma publicação do Instagram levará a sua marca a estar mais exposta e saber qual é o tipo de público ideal para segmentar seus anúncios.

Como saber se os anúncios no Instagram são ideais para o meu negócio? 

Sempre que um  cliente de marketing digital da Fresh Lab nos questiona quanto à isso, nós levantamos uma dúvida: você sabe quem está no Instagram?

A demografia, constatada através do algoritmo da plataforma, mostra uma vantagem do público mais jovem, com faixa etária entre os 18 e 29 anos (55%), aumentando a escala para o público entre 30 e 49 anos (28%). Aliás, você sabia que apenas 11% dos usuários do Instagram têm entre 50 e 64 anos de idade e, apenas 4%, estão acima de 65 anos?

Qual a importância de aprender esse números?

Mostrar dados sobre o Instagram é aprender sobre a segmentação e a construção de público-alvo. É entregar em suas mãos exatamente o tipo de pessoa que irá comprar seus produtos, sem radicalizar as campanhas que irão à atingir. É uma oportunidade de tornar essa rede social útil para você e o seu negócio, a partir de estudos planejados e uma concentração assertiva.

Mas um dos fatos em que mais damos atenção dentro da plataforma é o fato de utilizarmos dados demográficos de sua principal rede social, o Facebook. Isso torna a ferramenta super valiosa para os anunciantes que buscam atingir um público-alvo mais nichado – o Facebook possui um histórico completo sobre os dados de seus usuários e opções de segmentações mais precisas. 

Ademais, anúncios no Instagram são ferramentas especialmente poderosas de atração para aqueles setores visuais ou criativos, como o ramo de restaurantes, acessórios, artesanatos e por assim vai…

Quanto custam os anúncios no Instagram?

Essa é uma pergunta difícil para nós respondemos, mas vamos por partes te explicar. Os custos de anúncios no Instagram são baseados em diversos fatores, e como sempre suspeitado, nem todos esses fatores são revelados pela plataforma. 

O modelo utilizado é o CPC (Custo por Clique) e o CPM (Custo por Impressões), e os preços são determinados de acordo com o leilão de anúncios do Instagram.  Embora, é claro, o custo de um anúncio específico no Instagram seja exclusivo para você (afinal, nem todos os anúncios são iguais), o custo por clique médio para anúncios no Instagram é de cerca de R$1 à R$5. Esse valor vem de uma análise de gastos com anúncios no último ano.

Não tem esse valor para investir? 

Não se preocupe: lembre-se que esse é apenas o custo por clique médio. Saiba que seu anúncio no Instagram pode acabar custando menos ou mais, e novamente, tudo dependerá de fatores.

Quais os diferenciais de anúncios no Instagram? 

Sim, até na hora de gastar seu orçamento, a plataforma pensou em oferecer diferenciais para te ajudar nas despesas. Teremos o controle sobre como seus orçamentos são alocados. Por exemplo, a partir da verba sugerida por nós em seu planejamento, é possível escolher entre um orçamento diário para limitar o valor gasto por dia ou um orçamento vitalício, configurando seus anúncios para exibição por um período de tempo até que ele se esgote.

Existem outras maneiras de controlar seus gastos com anúncios, incluindo a definição de uma programação para eles. Dessa forma, especificaremos determinadas horas do dia em que os anúncios serão exibidos. Fora definição  do método de entrega de anúncios, com três opções existentes: cliques no link, impressões e alcance diário único. Além, é claro, de valores de lance (manuais ou automáticos).

Quais são os tipos de anúncios no Instagram disponíveis?

A criação de anúncios no Instagram é muito importante na hora de sua marca conectar-se com o seu público. Aqui na Fresh Lab entendemos como é um desafio fazer isso organicamente com os seus fãs. Mas, através dos recursos de segmentação do Instagram, alcançamos exatamente o seu público-alvo, sem muitas dificuldades. Isso demonstra como os anúncios na plataforma transmitem sua mensagem para as pessoas com maior probabilidade de querer seus produtos ou serviços.

Ter uma empresa que entende como o algoritmo trabalha é ótimo para o seu orçamento, taxas de conversão e retorno do investimento. Mas, para alcançar, é preciso estar a par de quais são os anúncios disponíveis no Instagram. É importante entender quais são as suas funções, opções de segmentação e como eles obtêm resultados.

1. Feed 

Formato de anúncio mais padrão, e provavelmente, o que você com mais frequência ao percorrer o próprio feed. Esses anúncios são imagens únicas que aparecerão entre as publicações comuns do feed, conforme o usuário for percorrendo as postagens. O mais adorável nesse tipo de anúncio é que eles não se parecem com anúncios, especialmente quando bem executados.

Se o seu objetivo for gerar alcance, tráfego, conversões, reconhecimento de marca e outros objetivos mais comuns, essa é uma das nossas apostas de sucesso. 

2. Visual gráfico 

É o mesmo conceito aplicado ao feed, mas aqui, irão participar dos stories da sua marca. O objetivo é mais diminuído, limitando-se ao alcance, tráfego, instalações de aplicativo e leads, por exemplo. 

3. Vídeos fazem sucesso na plataforma? 

A nossa resposta é: sim. E muito! Com vídeos, damos vida aos anúncios de qualquer empresa. Dedicamos nosso tempo para a criação de um vídeo de qualidade na intenção de promovê-lo no feed de seus usuários. 

Eles são uma fonte limitada de objetivos também, mas contribuem para o reconhecimento de marca, pós-vendas e ajudam a aumentar as visitas em sua loja. 

4. Vídeo Stories

Ótimo local para exibição de anúncios em vídeo, porque os stones são onde os usuários geralmente estão mais acostumados a serem atingidos por esse formato. Portanto, ao publicar um vídeo patrocinado, o anúncio não soa ‘’forçado’’ para a sua audiência. 

Vídeos presentes em stories incentivam a geração de leads e as instalações em aplicativos, por exemplo. 

5. Carrossel 

O quão é divertido trabalhar com carrossel para as marcas! Esse formato nos permite mostrar uma série de imagens roláveis sem vez de apenas uma estática. 

Esse tipo de anúncio é ótimo para marcas muito visuais, como acontece na indústria de alimentos, automóveis, têxtil, turismo e etc. Mas, engana-se quem pensa que limita-se apenas à estes segmentos – são ideais para humanizar a sua marca e mostrar a cultura da sua organização, mostrando seus funcionários, os seus valores e quais são os seus próximos passos. 

Além dos conhecidos já citados aqui, incluímos vendas no catálogo como um dos carros-chefes para a construção de uma campanha como essas.

6. Canvas

E por último, mas não menos importante, temos uma recente adição à família de formatos e anúncios, o Canvas. Esse é um formato realmente imersivo, permitindo uma nova experiência. São compatíveis apenas com dispositivos móveis e extremamente personalizáveis para nós. Além dos objetivos já conhecidos, sugerimos o pós-vendas e as visualizações em vídeos como metas.

Anúncios no Instagram são o futuro do marketing digital

Falar sobre anúncios no Instagram é um tema fácil para nós: somos especialistas nesse assunto e todos os dias estudamos sobre a plataforma para nos aprimorarmos ainda mais e entregar todas as vantagens que essa rede social pode te oferecer. Indo ainda mais além, falar sobre anúncios no Instagram é falar sobre o futuro do marketing digital para as marcas. Nos posicionamos como uma empresa de performance, focada no seu crescimento, nos seus números e na saúde da sua marca. 

Se você precisa de uma ajudinha no digital, a Fresh Lab está aqui para estender a mão. Nós vamos descomplicar todas as questões! 

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