Marketing Digital para Óticas – 10 Estratégias de Marketing para Óticas

Selecionamos 10 estratégias de Marketing Digital para Óticas que vão ajudar você a posicionar melhor sua ótica na internet e atrair mais clientes em potencial.

Como já disse Jeff Bezzos, CEO da Amazon, existem poucas coisas que não podem ser vendidas pela internet. Você pode pensar que óculos de grau não são uma opção, mas infelizmente, é assim que você se engana.

A internet está entrelaçada na vida das pessoas de tal forma que qualquer compra vai passar por uma pesquisa na web. Mesmo que a compra não seja efetivada online, o que as pessoas encontram sobre a sua ótica na internet diz muito sobre seu negócio.

Seja para óculos de grau ou até mesmo óculos de sol, uma ótica que quer aumentar suas vendas precisa considerar a internet como parte fundamental da atração de clientes. Hoje vamos compartilhar 10 estratégias que fazem parte de um bom posicionamento online.

Marketing Digital para Óticas

Acredito que o ponto mais importante de todos é ressaltar que atualmente, no Brasil, 69% dos acessos a internet são realizados do celular.

Na prática, isso quer dizer que, se um cliente em potencial não conseguir converter em seu site na versão para celular, dificilmente você o tornará em um cliente. A primeira experiência dos visitantes com o seu site é a que fica.

Todas as estratégias e dicas relacionadas à seguir levam em consideração o massivo acesso de usuários de dispositivos móveis.

#1 Sua ótica precisa ter um bom site

Acredito que uma das formas mais “estratégicas” de converter usuários da internet em clientes é recebê-los em um ótimo site.

O seu site pode ser comparado com a sua casa própria, onde você recebe visitas. Já as redes sociais, são como uma casa alugada, onde você também recebe visitas, mas geralmente, precisa pagar mais por isso.

Um bom website vai exibir bem os seus produtos, seus diferenciais, ser adaptado para dispositivos móveis e ter um excelente tempo de carregamento. Consideramos um site bom quando conseguimos navegar por ele sem perder tempo ou grandes dificuldades.

Num bom website também é preciso fazer algo: entrar em contato pelo WhatsApp, por algum formulário do site ou telefone. O site deve convencer o visitante a realizar um contato com a sua empresa.

#2 – Presença relevante nas redes sociais

Quem está na internet, certamente está em alguma rede social. No marketing digital para óticas, recomendamos começar construir sua presença em redes mais conhecidas, como Facebook ou Instagram. Os dois tem suas vantagens e desvantagens. Gravamos um vídeo sobre isso que você pode assistir clicando aqui.

Mas o que é ter uma presença relevante? 

Entedemos que um perfil é relevante nas redes sociais quando consegue gerar engajamento com usuários, ou seja, comentários e compartilhamentos em suas publicações.

Se a sua ótica já tem perfis nas redes sociais e mesmo assim não consegue ter resultados, provavelmente é porque não publica conteúdo atrativo o suficiente para geração desse engajamento.

Tudo bem, sabemos que você acha a nova coleção liiiinda, e você quer divulgar em suas redes principais. Mas apenas falar sobre seus produtos não vai gerar engajamento nas redes sociais. Os usuários nestes canais estão em busca de interatividade, aproximação e entretenimento. Dê isso à eles, ligado ao seu produto, que sua relevância vai começar a subir gradativamente.

#3 – Estude os seus maiores concorrentes

As vezes pode ser um pouco deprimente estudar os seus maiores concorrentes, especialmente se você sabe que a verba deles para marketing é muito maior do que a sua. Contudo, se eles são os maiores, certamente estão fazendo algo (certo) que você não está fazendo.

Busque no Google por óticas em sua cidade e veja quem está aparecendo em boas posições; vasculhe seu website, suas redes sociais. Faça um trabalho de cliente oculto para descobrir como é o atendimento online. Toda pesquisa é válida para encontrar oportunidades de mercado e ver como os grandes fazem.

#4 – Anúncios no Google Ads

Para anunciar no Google, estamos considerando que sua ótica já tem um bom website, ok? Isso porque o Google considera toda a estrutura do seu site e outros fatores relacionados à ele para definir sua posição nas buscas.

Você até pode anunciar no Google tendo um site mediano. Contudo, precisa levar em consideração que qualquer concorrente que tenha um site melhor que o seu tem mais chances de aparecer em 1º.

Os anúncios no Google são a estratégia com resposta mais rápida para geração de novos clientes. É muito útil para quando você já tem uma boa estrutura para receber esse tráfego.

marketing digital para otica

Você pode trabalhar com anúncios de texto, que aparecem na Rede de Pesquisa- ou seja, quando pessoas estão pesquisando ativamente sobre seu produto.

Ainda é possível trabalhar com anúncios do tipo Display, que são banners e tem uma configuração específica de distribuição, onde podemos definir sites e interesses relacionados ao nosso público para serem atingidos.

Por mais que anunciar no Google pareça a melhor solução e mais óbvia, é preciso tomar cuidado e manter outras fontes de tráfego para o seu site, além dos anúncios. Isso porque, quanto mais tempo você passar pagando por anúncios, mais dependente ficará deste investimento, até o momento em que isso se volta contra seus ganhos.

É preciso trabalhar com estratégias orgânicas que ajudem o seu site a obter outras formas de acesso.

#5 – Ficha Google Meu Negócio

A ficha do Google Meu Negócio é muito importante para sua presença digital. Pode ser criada gratuitamente em sua conta do Google.

Esta ficha aparece quando buscamos pelo nome da sua ótica ou então por “óticas perto de mim“, por exemplo, quando o Google precisa exibir endereços próximos.

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É uma forma gratuita de fazer com que sua ótica seja encontrada com informações relevantes nessas duas situações: quando procuram por você ou quando procuram por empresas como a sua próximos a seu endereço. Se você ainda não tem, crie o mais breve possível.

#6 – Avaliações positivas

Uma das formas mais naturais de “convencer” um cliente a comprar ou fazer contato com a sua ótica, é fazê-lo encontrar avaliações positivas de outros clientes.

Essas avaliações podem ser feitas diretamente em sua ficha do Google Meu Negócio ou na página da sua ótica no Facebook.

#7 – Banco de clientes

Pode parecer loucura, mas muitas óticas possuem um banco riquíssimo de clientes já atendidos, que não são trabalhados. Geralmente, a ótica fica simplesmente esperando o momento em que os clientes precisarão de novos óculos. E torcer para escolher a mesma ótica da última vez.

Se você tem um CRM, é fundamental organizar para falar novamente com seus clientes. Neste segmento, os clientes precisam trocar as lentes de óculos de grau a cada ano, regularmente. Se você tem a data de compra e o contato com o cliente, pode iniciar o contato um ou dois meses antes da próxima compra.

Basta se organizar para isso e gerar valor para essas pessoas que já compraram com você. É muito mais barato para você fazer um cliente antigo comprar novamente do que conquistar clientes novos.

#8 – Atendimento via WhatsApp

O WhatsApp se tornou o principal meio de comunicação com clientes em muitas empresas. O que acontece, em muitos casos, é o cliente em potencial fazer algum contato pelo WhatsApp, e não decidindo pela compra, nunca mais recebe um contato da empresa. Isso é um erro terrível.

Se você já tem contatos de pessoas que falaram com você pelo WhatsApp, mesmo se não comprarem, continue falando com essa pessoa. Compartilhe conteúdos relevantes e deixe essa pessoa saber das próximas novidades e promoções.

ATENÇÃO: NÃO FAÇA SÓ PROPAGANDA, isso é chato e vai fazer com que as pessoas bloqueiem seu número.

#9 – Inbound Marketing – conteúdo para atrair clientes qualificados

Pode ser que você já tenha visto por aí algumas sugestões de marketing para óticas que envolvem o Inbound. Esse tipo de estratégia de marketing gera os melhores resultados no longo prazo para sua empresa.

Com essa prática, estabelecemos um cronograma de produção de conteúdo relevante em um blog dentro do seu website. Selecionam-se as melhores palavras-chave do segmento, com base em buscas reais, e conteúdos são produzidos de forma a responder essas pesquisas.

O centro do Inbound Marketing é fazer sua empresa aparecer em momentos importantes e convenientes para tomada de decisão do usuário.

Por exemplo: eu preciso de um novo óculos de grau e quero saber “qual o melhor tipo de lente para quem trabalha no computador”. Ao realizar essa pesquisa, eu não quero comprar, quero ler informações a respeito. Essa pesquisa, mesmo que não seja com esse termo, faz parte do processo de compra de grande parte dos novos clientes.

A estratégia neste caso fazer com que o seu website apareça como um resultado relevante para essas buscas, trazendo a resposta e colocando a pessoa em contato com a sua empresa.

O Inbound Marketing também é a forma mais segura de conquistar resultados melhores na busca orgânica do Google – ou seja, boas posições sem precisar pagar.

#10 – Investimento em mídia

Tanto no Google quanto nas redes sociais, dificilmente você obterá resultados orgânicos se já não estiver obtendo. Isso porque, a construção de uma presença orgânica leva meses, às vezes, anos, até que sua empresa esteja posicionada para o termo que você deseja.

Por isso, você precisa considerar no seu planejamento estratégico quanto vai investir em mídia. Ou seja: quanto você vai pagar para os veículos de mídia, Facebook, Instagram ou Google, para veicular informações da sua empresa na internet.

Esse investimento é absolutamente fundamental se você quiser alcançar novas audiências. Isso porque, quando investimos em mídia, temos a opção de escolher para quem meu material será exibido. Quando não há investimento em mídia, os resultados podem surgir aleatoriamente.


Todo negócio bem sucedido precisa de uma estratégia de marketing digital. Hoje em dia, não é possível esperar bons resultados sem fazer algo intencional para isso. Muitas empresas já despertaram para essa realidade e estão, gradativamente, melhorando seus esforços e entendendo seu ROI.

Para óticas não é diferente. Existem diversas formas de melhorar o que sua empresa já tem na internet. Considere os tópicos que compartilhamos aqui e não vá embora sem deixar o seu comentário!

BOAS VENDAS! 

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Comentários
Jéssica BarbosaEscrito por Jéssica Barbosa em 03 de junho de 2019
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