Marketing Digital para iniciantes: em qual canal começar

O marketing digital tem espaço para todos, mas para iniciantes pode ser difícil escolher em qual canal começar. Veja algumas dicas de marketing digital para iniciantes e tire suas ideias do papel.

Olá amigas e amigos leitores do blog da Fresh Lab! Hoje vamos passar algumas dicas bem práticas para você, que precisar colocar sua empresa na internet de alguma maneira e não sabe por onde começar.

Não vou enrolar você falando sobre a importância do marketing digital e de se ter uma boa presença online. Também porque isso já não é mais novidade para ninguém.

Se você precisa começar a gerar negócios online para sua empresa, saiba que a internet disponibiliza diversas ferramentas que podem tirar seus resultados do zero. Vamos ver?

Marketing Digital para Iniciantes

#1 – Trabalhe em uma boa fanpage

Ok! Eu sei que pode parecer contraditório, já que eu já escrevi aqui que é muito errado focar toda sua estratégia digital no Facebook. Mas se você não pode investir no desenvolvimento de um site e sabe que seu público alvo está nessa rede, é pra lá que eu aconselho você ir.

Construir uma boa fanpage não é uma tarefa tão difícil quanto parece. Tendo uma página legal, com informações suficientes do seu negócio e boas imagens, você já poderá apresentar sua empresa para o público online. Comece convidando seus amigos e sua própria rede de contatos para curtir sua fanpage.

#1.1 – Criando conteúdo para a página

Uma vez que você começou a popular sua fanpage com pessoas interessadas em sua empresa, você pode começar a publicar conteúdos para engajar a audiência. O tipo de conteúdo vai depender muito do seu tipo de negócio, mas podemos aconselhar apelar para o lado visual – com boas fotos e vídeos.

Você pode perceber que as suas publicações alcançam poucas pessoas, e isso infelizmente é normal. Apenas quando impulsionamos as postagens, elas têm potencial para atingir um maior número de usuários.

O lado positivo dessa dinâmica é que o Facebook tem um bom custo benefício para anunciantes. Você vai pagar para que sua publicação apareça, mas se ela for boa e você direcionar para o público certo, colherá resultados consistentes desta estratégia.

Para impulsionar publicações é sempre muito fácil. Abaixo de cada postagem você encontra o botão “Impulsionar Publicação”. No quadro que se segue você vai ver instruções de direcionamento, orçamento e duração do seu anúncio.

Trabalhar com boas postagens no Facebook pode ser o ponto de virada da sua empresa. Use a criatividade para oferecer algo que seja realmente atrativo.

#1.2 – Atendendo e relacionando na página

Não esqueça que, se você tem alguma ação ativa no Facebook, tem que monitorar todo dia! Se as pessoas comentaram, deixarem mensagens na página e não forem respondidas, você pode perder os contatos mais promissores da sua campanha.

Não esqueça de sempre pegar o contato de quem fala com você, de maneira sutil. Como falamos, é arriscado deixar sua base de clientes só no Facebook. Salve o número ou o e-mail dessas pessoas.

#2 – Adwords Express

Se você tem um website e pode criar campanhas para direcionar tráfego para lá, o Adwords Express é uma excelente plataforma para começar.

Inclusive, gravamos um vídeo falando sobre essa possibilidade – que realmente traz vantagens para anunciantes “independentes”, ou iniciantes.

Também vai ser uma mídia em que você vai poder começar com um investimento pequena, em torno de R$150 para o mês de anúncios ativos.


Não muito mais do que isso será necessário para tirar sua empresa do anonimato e começar a ganhar a consideração dos seus clientes online.

Você com certeza encontrará outros conteúdos na internet com dicas maiores, textos maiores e vários exemplos. Vão te falar desde definição de público alvo até dicas como “seja persistente”. Mas na prática, você precisa de um direcionamento sobre como começar e onde!

Se você gostou dessas dicas, procure conteúdos que possam te ajudar a aprender mais sobre essas plataformas e boa campanha!!

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Comentários
JéssicaEscrito por Jéssica em 09 de abril de 2018
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