Qual a diferença entre site e loja virtual?

É muito importante saber a diferença entre site e loja virtual para definir em qual formato vale mais a pena para seu tipo de negócio. Leia algumas dicas no blog da Fresh Lab!

Que a internet é uma excelente fonte de clientes em potencial para quase todos os tipos de negócios não é mais novidade para ninguém. Agora, na hora de definir a melhor forma de apresentar seus produtos ou serviços online, é preciso ir um pouco além do básico.

Hoje vamos falar sobre algumas diferenças entre site e loja virtual que podem ajudar você a esclarecer algumas dúvidas sobre o que é melhor. Contudo, quando o assunto é fazer negócio na internet, independente se você tem um site ou uma loja, você precisa pensar em primeiro lugar na experiência móvel dos visitantes.

Quando decidir criar um projeto online, pense em primeiro lugar nas pessoas que vão acessar do celular. Isso é muito importante! O que acontece muitas vezes é o site ser lindo projetado no desktop mas uma versão fria ou incompleta no mobile. Precisamos nos voltar a cada dia mais para pessoas que estão acessando nossas informações de dispositivos móveis.

Entendida a questão do mobile, vamos falar sobre as diferenças!

Diferença entre site e loja virtual

De forma geral, podemos descrever os sites como endereços onde as pessoas consomem informações e podem fazer solicitações. Ex: preencher cadastros, enviar pedidos em formulários ou fazer outro contato online com a empresa. Os sites podem ser úteis também para empresas que oferecem catálogos de produtos no site.

A loja virtual, por sua vez, não deixa de ser um site, com a diferença de que suas funcionalidades permitem que as pessoas façam compras e pagamentos online. Mesmo que você não entregue produtos físicos, se alguém consegue fazer um compra no site sem interação humana, entendemos que essa é uma estrutura de loja virtual.

Para informar ou vender, os sites devem ter uma estrutura amigável, segura e responsiva. Também deve-se entregar conteúdo de qualidade e oferecer uma boa experiência para os visitantes.


diferença entre site e loja virtual

Agora que já entendemos as diferenças básicas entre site e loja virtual, vamos deixar algumas informações sobre o que você precisa saber antes de desenvolver um site ou uma loja virtual.

O que saber antes de desenvolver um site

  1. Apenas ter um site publicado na internet não vai garantir geração de negócios para empresa. É preciso investir em marketing digital para que o site seja usado a favor da sua empresa.
  2. Pense nos conteúdos do seu website de forma estratégica. Por exemplo, se você fizer um site que tem todos os serviços da sua empresa na mesma página, é praticamente impossível para o Google saber sobre o que exatamente  é essa página. Por isso, recomendamos que sejam criadas uma página por categoria de produto ou serviços. Assim, você terá várias URL’s específicas em relação aos seu negócio.
  3. Site precisam de atualizações. É importante para o Google entregar o resultado mais relevante e mais recente relacionado à busca. Planeje-se para inserir pelo menos um conteúdo de blog por mês no site da sua empresa.
  4. Resultados no Google são de médio a longo prazo. De seis meses a um ano para gerar resultados melhores de tráfego, já trabalhando com publicações de conteúdo no blog.

O que saber antes de desenvolver uma loja

  1. As pessoas precisam confiar na sua loja antes de comprar. Por isso, preocupe-se em construir uma boa reputação digital para sua marca e crescer organicamente no Google. Ninguém vai comprar algo de uma loja virtual que tem 100 curtidas no Facebook, ou 50 seguidores no Instagram.
  2. Você deve pensar em todo o processo de vendas. Existe um sistema que será integrado à loja? Estoque? Logística? Tudo isso tem que estar muito bem formatado antes mesmo de pensar em investir no desenvolvimento da loja em si.
  3. Acima de tudo, relacionamento com os clientes é fundamental. Use as redes sociais a favor da sua marca e interaja com possíveis clientes relacionados à você.
  4. Você vai precisar investir em marketing, porque assim como os websites, as lojas virtuais não vendem sozinhas. E para isso é preciso planejamento, pesquisa e um bom plano de ação.

Como resultado, a geração de vendas e negócios online é real, mas ainda pouco explorada pela maioria das empresas. Provavelmente, sabendo qual plataforma fala melhor com o seu público, é possível atingir as pessoas que estão propensas a fechar com você.

Avalie as oportunidade do seu mercado realizando uma pesquisa de concorrentes e resumindo o que eles estão realizando. Caso um dos seus concorrentes (ou mais) já estejam trabalhando com loja virtual, é um sinal para começar a amadurecer essa ideia e desenvolver uma também.

Não vá embora sem deixar o seu comentário! Estamos sempre ansiosos para saber se o conteúdo que entregamos é realmente útil para nossos leitores!

Abraços e até a próxima!

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Comentários
BoniEscrito por Boni em 08 de outubro de 2018
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