O que você precisa saber antes de abrir uma loja virtual

Alô você que está amadurecendo a ideia de vender pela internet! Separamos algumas dicas básicas que você precisa saber antes de abrir uma loja virtual. 

Provavelmente, se você chegou neste conteúdo, é porque entende que a internet é um canal de vendas efetivo para diversos tipos de negócio.

Hoje, são raros produtos e serviços que não podem ser vendidos ou anunciados na internet. O mundo das vendas online é vasto e pode oferecer oportunidade de crescimento para vários tipos de negócio.

Porém, desenvolver uma loja virtual é um investimento considerável, e até que seja feita sua campanha digital e tenha confiança do público, pode começar a dar retorno a partir do segundo ano de atividade.

Por isso, é importante avaliar muito bem se este é o momento de investir em uma loja virtual. Acompanhe nossas dicas e veja se está fazendo a lição de casa.

Antes de abrir uma loja virtual, tenho que pensar em:

  • Estoque

Pode ser que você comece com pouca quantidade, mas é importante ter ao menos um produto de cada variedade para inaugurar uma loja virtual com uma boa diversidade para compra. Se você trabalha apenas com um tipo de produto, prefira desenvolver uma landing page do que uma loja virtual.

Acima de tudo, mantenha seu estoque sempre atualizado com o que está sendo disponibilizado no site. Se alguém fizer uma compra de algo que você não tem em estoque pode gerar uma enorme dor de cabeça.

  • Atendimento

Muito se engana quem pensa que lojas virtuais vendem sozinhas. É preciso dedicar tempo todos os dias, e possivelmente aos finais de semana para atender pessoas entrando em contato. É o mínimo que o público vai esperar da sua marca, e quanto mais rápida for a resposta melhor.

Considerando esse cenário e a pressa dos usuários de internet em ter respostas, prepare-se para dedicar tempo nisso ou responsabilizar alguém por esse atendimento.

uma loja virtual

  • Política de trocas

Se você vende algo pela internet, suas políticas de vendas e trocas devem estar em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor. Também é muito importante deixar essas informações visíveis para o cliente. É preciso calcular também a logística envolvida na possibilidade de cada produto retornar por troca. Essa é uma parte importante que deve se considerar.

  • Divulgação

Aqui, novamente: uma loja virtual não vai vender por si só. É preciso cuidar desse site praticamente como se fosse um filho. E na internet, é preciso ser relevante para ter a confiança dos visitantes do site e gerar em vendas.

Ou seja, ter uma loja virtual não garante que você vai vender. É preciso estudar o seu público alvo e descobrir as melhores maneiras de atingi-lo para investir em marketing digital.

  • Fornecedores

Essa é uma questão importantíssima para praticamente todos os tipos de negócio: escolha bem os seus fornecedores, especialmente se estiver pensando em desenvolver uma loja virtual que revende produtos de outras empresas. Preze pela qualidade do que está revendendo, pois atualmente os clientes insatisfeitos utilizam a internet como sua melhor arma contra insatisfações e experiências de compra ruins.

  • Cadastro de produtos e atualizações

Assim como qualquer comércio, uma loja virtual precisa de pessoas responsáveis por sua atualização. Nesse ponto, é muito importante contar com a experiência de alguém que conhece técnicas de SEO, pois assim a construção dos textos descritivos e títulos serão mais bem aproveitadas.

Do mesmo modo, as atualizações de uma loja virtual também são muito importantes. Seu layout pode e deve acompanhar as principais datas do ano como Natal, Dia dos Namorados, Dia das Crianças, Dia das Mães, Pais, Black Friday, entre outras.

  • Forma de pagamento

Decida também qual será a forma de pagamento dos clientes no site. Você pode e deve realizar uma pesquisa entre os principais meios de pagamentos disponíveis hoje no Brasil e analisar qual deles melhor atende sua demanda.

  • Logística e envio

Além de uma loja virtual precisar de integração com o sistema dos Correios para gerar valores reais de frete, você precisa planejar como isso será postado no correio, embalado, qual será a forma de pagamento (frete gratuito ou não), entre outros pontos importantes da entrega do produto.

É importante dizer que esse é um ponto bem delicado, que pode frustrar toda uma campanha digital e uma boa experiência na loja virtual. Garantir a entrega do produto no prazo estipulado, por mais que isso as vezes esteja fora do nosso controle, é uma forma de garantir o retorno de clientes para loja.

Quando uma loja virtual tem problemas com entrega, o ideal é inserir um aviso no site. Também mantenha contato amigavelmente com o cliente durante o envio, atualizando-o do processo.

  • Planejamento

Finalmente, depois de analisar a viabilidade de todos esses pontos, você deve se perguntar: quanto você espera vender com sua loja virtual no primeiro ano?

Pode ser que você não tenha essa resposta prontamente, mas é bom pensar nessa conta especialmente se você vai investir no desenvolvimento de uma loja virtual.

A nossa sugestão é sempre que você pesquise dados de e-commerce referentes ao mercado que você quer atuar. Planeje-se dentro da realidade.

Muitas vezes, uma loja virtual demora para dar retorno. Especialmente se o público ainda não conhece a marca ou os produtos. Acima de tudo, a presença digital é importante. Por isso que é preciso fazer marketing mesmo quando as vendas não estão altas da forma que todos gostariam.

Além de proporcionar vendas diretas, o marketing digital serve para reforçar a mensagem da sua marca. Também estimula mais vendas por meio de conteúdo e relacionamento. Tudo isso faz parte de um ecossistema digital, que quando bem alimentado pode sim gerar resultados incríveis.


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Até o próximo conteúdo!

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Comentários
BoniEscrito por Boni em 02 de outubro de 2018
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