Onde encontrar ideias para produção de conteúdo

(Última atualização em 13 de março de 2017)

Começar com a produção de conteúdo relevante para sua empresa é urgente, mas vamos te ajudar com algumas dicas de como se inspirar e criar conteúdos assertivos.

Para empreendedores de todos os segmentos, a produção de conteúdo é fundamental para conquistar novos negócios e atrair seu público de interesse por meio de informações que interessam para eles.

A importância da produção de conteúdo em si já não é segredo para a maioria dos donos de empresas. Mas para aqueles que gostariam de começar um trabalho de produção de conteúdo, onde encontrar ideias e temas que sejam realmente interessantes para seus clientes?

Selecionamos 4 das muitas maneiras disponíveis para se inspirar e produzir conteúdo relevante para seu público. Acompanhe.

1) Outros blog’s do seu segmento

Isso não é copiar. Você pode pesquisar por blog’s de negócios semelhantes ou iguais ao seu para ver quais são as publicações mais comentadas e compartilhadas pelo público.

Ao identificar um assunto de interesse, você pode aprimorar a pauta ou usar o conteúdo como base para criar um novo texto.

Nunca copie e cole conteúdos de outros sites para divulgar em seu blog pois isso pode trazer problemas para o seu site e para a reputação da sua empresa.

2) Google Adwords

Para quem trabalha com anúncios, existe um recurso inserido em Palavras-chave que se chama Termos de Pesquisa.

Essa aba existe quais palavras-chave estão sendo utilizadas em pesquisas reais e acionam seus anúncios.

No meio de palavras comuns você pode encontrar termos que denunciam alguma dúvida do usuário, principalmente aquelas que começam com “como fazer” , “como começar”, “onde encontrar”, “como resolver”.

Palavras-chave que expressam dúvidas são sua maior chance de ser encontrado pelo público em momentos importantes para ele. Aproveite essa fonte do Google Adwords para criar conteúdo assertivos.

3) Google Suggestions

As sugestões de pesquisa que o Google fornece em seu buscador também podem ser uma boa fonte dos assuntos mais procurados.

Inicie uma busca relacionada ao seu negócio e veja o que o Google sugere como busca semelhante. Tendo essas ideias, você pode escrever exatamente sobre as sugestões ou usar isso como inspiração para produzir algo totalmente novo.

4) Perguntas frequentes

Aqui na Fresh costumamos dizer que ninguém entende melhor do negócio do que…o dono do negócio. Por isso, na hora de decidir sobre qual conteúdo escrever, olhe para o cotidiano da empresa e responda:

  • Quais são os assuntos que mais geram dúvidas para os meus clientes?
  • Qual informação está faltando para que meu cliente tome uma decisão de compra?
  • Como posso ajudar na resolução de dúvidas do meu cliente a qualquer momento que ele pesquisar?

Respondendo à essas questões você poderá ter muitos insight’s de como ser encontrado pelo seu público em momentos oportunos e com os conteúdos certos.

Aqui na Fresh já fizemos bastante isso. Por termos uma demanda significativa de clientes que perguntavam porque seus anúncios não apareciam no Google no início de uma campanha, por exemplo, desenvolvemos o conteúdo “Por que meu anúncio não aparece no Google?”.

Esse conteúdo em nosso blog já foi acessado dezenas de vezes e com certeza já ajudou muitas pessoas. Que tal experimentar?

DICA EXTRA

Conteúdos não são apenas textos de blog. Procure trabalhar com outros formatos de conteúdo como vídeos, podcasts, infográficos e e-book’s – assim você pode descobrir qual conteúdo seu público mais gosta e investir nisso!

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