Conheça as principais causas de lentidão de seu site

A lentidão é umas das maiores causadoras de aumento da taxa de rejeição de seu site. Isso ocorre porque a paciência das pessoas é muito menor durante o processo de pesquisa de uma empresa na web. Seu cliente em potencial não aguardará mais do que 5 segundos seu site carregar. Ela passará para o próximo site sem dó. Não está convencido? Confira algumas estatísticas que apontam os problemas causados pela lentidão de seu site:

Estatísticas

  • 40% das pessoas abandonam sites que levam mais de 3 segundos para carregar;
  • A velocidade de carregamento de um site é um fator bastante relevante para o Google para determinar o ranking de seu site na busca orgânica;
  • A Amazon concluiu que apenas 100ms de melhora no carregamento, aumentam em 1% seu faturamento;
  • 1 segundo de atraso no carregamento da página significa uma redução de 7% na taxa de conversão;
  • 52% dos compradores afirmar que a velocidade de carregamento do site é um dos fatores que determinam sua lealdade a um e-commerce;

Portanto quanto mais veloz o site, maior sua taxa de conversão, maior são as suas chances de ser encontrado, maior o seu volume de acessos e maior será o seu lucro. Então mãos à obra! Vamos identificar as principais causas de lentidão de um site.

Principais causas de lentidão em seu site

  • Servidor: Muitas vezes a causa da lentidão está relacionada a uma instabilidade em seu servidor de hospedagem;
  • Erros: Os erros de programação são os responsáveis por grande parte dos casos de lentidão;
  • Scripts em excesso: Erros de programação ou plugins e scripts em excesso podem tornar seu site mais pesado;
  • Imagens pesadas: Em alguns casos imagens pesadas podem tornar seu site 3 vezes mais lento;
  • Ataque Hacker: Em outros casos, ataques hackers podem causar erros em seu site ou carregar scripts maliciosos, causando uma lentidão significativa;

Como identificar a causa da lentidão?

Felizmente existem boas ferramentas que permitem ter um diagnóstico rápido e gratuito. Vamos abaixo conferir algumas ferramentas:

pingdomPingdom Tools

Esta é uma confiável ferramenta de diagnóstico que analisa todas as requisições feitas pelo seu site e aponta o tamanho e velocidade de carregamento de cada elemento como imagens, scripts, folhas de estilo (css) e recursos externos. Em alguns segundos o Pingdom Tools apresentará um relatório completo identificando cada elemento para que você possa identificar facilmente seus problemas de performance e desempenho. Outro recurso interessante é que esta ferramenta ainda mostra a velocidade de carregamento de seu site em diferentes servidores do mundo, o que lhe permite ter uma visão global de seus acessos.


google-page-speedGoogle Page Speed Insights

Esta brilhante ferramenta do Google permite que você identifique formas de melhorar o desempenho de seu site apresentando soluções para cada problema. O papel do Google Page Speed Insights não é medir sua velocidade de carregamento, mas sim apresentar soluções para melhoria em sua performance e proporcionar um impacto mais positivo na indexação de seu site na busca orgânica (SEO).

 

 


 

google-analytics

Google Analytics

Outra ferramenta muito bacana para medir a velocidade de carregamento de seu site e o impacto delas em suas visitas é o Google Analytics. Através dele você poderá acompanhar a velocidade de carregamento de seu site em dias diferentes e o tempo que seu visitantes ficaram na página. Assim é possível identificar facilmente se o seu site está sempre lento ou apenas alguns dias da semana, indicando um possível problema de instabilidade em seu servidor. Além disso, acompanhar o comportamento dos visitantes em sua página e a métrica “taxa de rejeição”, permitirá identificar o engajamento dos usuários com sua página antes e após executar os ajustes e melhorar sua performance.

Como resolver o problema de lentidão de meu site?

Pronto, agora que identificamos as causas da lentidão, vamos apontar algumas soluções para os principais problemas na demora de carregamento de sua página:

Instabilidade em meu servidor

A partir do momento que você identificou que seu servidor está passando por instabilidade, abra imediatamente um chamado com sua empresa de hospedagem solicitando a correção do problema. Se necessário, solicite que apontem um plano hospedagem compatível com seu volume de acessos. Caso seu problema não seja resolvido considere a possibilidade de migrar para servidores mais confiáveis.

Erros de Programação

Erros de programação podem ser causados por diversas situações. Entre elas o conflito de plugins instalados, programação defeituosa ou até mesmo uma atualização de conteúdo podem causar erros na programação de seu site. Nestes casos recomendamos que converse com seu desenvolvedor e orce os ajustes pontuais destes erros para garantir a melhor performance de seu site.

Muitos Scripts

Utilizar plugins indiscriminadamente é um perigo para seu site, pois os plugins podem entrar em conflito entre si. Nestes casos, recomendamos que avalie junto ao seu desenvolvedor se a implementação de um novo plugin poderá causar erros em sua programação. Também recomendamos que avalie a necessidade de instalar muitos plugins, pois cada um deles torna sua página mais pesada. Portanto mantenha apenas os plugin necessários.

Imagens

As imagens são as grandes vilãs do desempenho de sites. É muito comum identificar imagens com 2 Mb quando a mesma imagem poderia ser tratada e reduzida para 100Kb ou 0.1Mb. Portanto nestes casos reduza o tamanho e qualidade de suas imagens para proporcionar uma navegação mais leve para seus usuários. Recomendamos que solicite estes ajustes ao seu desenvolvedor ou uma pessoa que entenda bem de tratamento de imagens, para garantir a melhor qualidade com o menor tamanho possível.

Ataque Hacker

Outro grande motivo de lentidão de sites são os ataques hackers que muitas vezes injetam códigos maliciosos em seu site, fazendo com que seu visitante carregue também outros scripts externos, causando grande lentidão. Neste caso, recomendamos sempre avaliar com seu desenvolvedor e empresa de hospedagem a segurança de seu site e também ficar sempre de olho no diagnóstico do Google WebMasters.

Habilitar cache

Outra forma de reduzir muito a velocidade de carregamento de seu site é a utilização de sistemas de cache. Eles reduzem a quantidade de consultas ao banco de dados e arquivos de estilo (css), reduzindo a carga do servidor e consequentemente aumentando sua velocidade de carregamento. Com este sistema ativado, o servidor de seu site utilizará menos processamento e entregará os arquivos mais rapidamente ao navegador do usuário. Solicite ao seu desenvolvedor a implementação de um sistema eficiente de cache.

Esperamos que estas dicas sejam úteis e lhe ajude a melhorar a performance de seu site.
Um abraço e até a próxima dica.

Curtiu este conteúdo?

Comentários
BoniEscrito por Boni em 20 de fevereiro de 2017
Contato

Vamos conversar sobre seu próximo projeto? Qual a sua necessidade?